Mercado
| em 5 meses ago

Ram Rampage realiza inédito teste de 5 mil km em 24 horas

Compartilhar

A ação “Rampage 24 Horas”, realizada no Circuito Panamericano em SP, colocou à prova quatro unidades da picape monobloco da marca do carneiro

Ram promoveu nos dias 24 e 25 de novembro de 2023 um inédito teste com sua picape de entrada no mercado nacional. A Rampage ganhou a pista do Circuito Panamericano e rodou, ininterruptamente, o que segundo a marca equivale a seis meses de uso em apenas 24 horas.

A iniciativa teve a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e contou com dezenas de pessoas envolvidas na organização, além de outros 250 convidados para fazer parte e acompanhar. Para o que a Ram destaca como um dos maiores e mais exigente test-drive já realizado no Brasil, a versão escolhida da Rampage foi a topo de linha R/T, com 272 cv e zero a cem em 6,9 segundos, além de velocidade máxima de 220 km/h, maior entre as picapes no país.

A prova teve duração exata de 24 horas, 1 minuto, 22 segundos e 507 milésimos (de acordo com os equipamentos certificadores da CBA). Uma das quatro unidades da picape percorreu mais de 1.850 km. A marca garante que nenhuma modificação em relação aos modelos comercializados foi feita para o teste na pista.

VEJA TAMBÉM

O traçado do circuito conta com 3.400 metros de extensão e sua reta principal tem 700 metros. A Rampage R/T que mais rodou completou, em 24 horas, 546 voltas. Para atingir o marco foi necessária uma operação que envolveu mais de 200 pessoas, entre pilotos, técnicos, equipes de manutenção e profissionais de logística.

Dentro da pista, quatro estações de trabalho funcionaram por mais de 30 horas ininterruptas. Uma dedicada à equipe de cronometragem e auditagem da CBA, que validou os números da prova; uma segunda estação voltada à área de inspeção e manutenção das picapes, dedicada aos técnicos e mecânicos que checavam itens de desgaste e segurança, como pneus e freios; o terceiro site trocava os pneus; e, a última unidade de trabalho, monitorada por bombeiros, se dedicava ao abastecimento das unidades.

Ao todo, foram trocados dois pares de pneus dianteiros e um par traseiro, além de ter sido usado um jogo de pastilha de freios após cerca de 12 horas de prova. “Essas trocas não tiveram ligação direta com o consumo dos componentes, mas sim à segurança, ou seja, após a análise dos nossos fiscais e técnicos, mesmo que os pneus ou pastilhas de freio ainda estivessem em condições reais de uso, eram preventivamente trocados para garantir segurança aos pilotos”

, disse Ricardo Dilser, Gerente de Imprensa Produto da Stellantis. Às 15h33 do dia 25 de novembro de 2023, a Ram Rampage conquistou o recorde de maior tempo de rodagem em pista em 24 horas seguidas.

Foto | Ram/Divulgação

Junio Paiva

Junio Paiva é estudante do oitavo período de jornalismo na PUC Minas. Além do Portal Autos Segredos, ele atua como estagiário na CDM - Cooperação Para o Desenvolvimento e Morada Humana. Paiva também já estagiou na Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S. A. e Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.