InícioMercadoPostos Petrobras terão a primeira gasolina carbono neutro do país

Postos Petrobras terão a primeira gasolina carbono neutro do país

- publicidade -
- publicidade -

A compensação das emissões de gases de efeito estufa geradas em todo o ciclo de vida da gasolina será feita por meio da preservação florestal

A Petrobras fornecerá nos seus postos Vibra, maior rede de pontos de abastecimento de combustível do país, a nova Gasolina Petrobras Podium carbono neutro, pioneira no mercado que compensa todas as emissões.

A compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) resultantes desde a origem até o uso do combustível será feita pela Petrobras, por meio de créditos de carbono gerados por ações de preservação florestal de biomas nacionais. Segundo a empresa, a neutralização tem o objetivo de compensar as emissões de GEE da gasolina, que teve sua mensuração feita pela metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do “berço à roda”. Isso inclui as emissões de fontes controladas diretamente pela empresa e, também, as fontes indiretas de emissões no uso do produto.

Mesmo o combustível sendo fóssil e emitindo gases de efeito estufa durante sua produção e uso, a Petrobras assegura que as emissões já serão compensadas antes da venda ao consumidor. Assim, o comprador final vai poder usar uma gasolina neutra em carbono, abastecer e rodar com seu veículo enquanto as emissões geradas já vão ter sido compensadas.

VEJA TAMBÉM

Petrobras afirma acompanhar
Foto | Marcelo Camargo/Agência Brasil – A Gasolina Petrobras Podium foi lançada em 2002 e é produzida, atualmente, na Refinaria Presidente Bernardes em Cubatão/SP

Por meio da novidade, a Petrobras garante a compensação das emissões em toda a cadeia de produção de petróleo, refino, distribuição e consumo da nova Gasolina Petrobras Podium.

Para o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da empresa, Maurício Tolmasquim, “a Petrobras já reduziu em cerca de 40% suas emissões de GEEs desde 2015. Além disso, anunciamos, recentemente, a intenção de ampliar investimentos em renováveis e soluções de baixo carbono. A aquisição de créditos de carbono é complementar e permite ofertar produtos mais sustentáveis, enquanto apoiamos a descarbonização no Brasil, já que a rubrica de mudança de uso da terra é a mais relevante do nosso inventário nacional. O Brasil apresenta uma das matrizes energéticas mais descarbonizadas do mundo”.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -