InícioMercadoNissan Ariya elétrico que cruza os polos chega à linha do equador

Nissan Ariya elétrico que cruza os polos chega à linha do equador

- publicidade -
- publicidade -

Casal norte-americano segue em expedição mundial do Polo Norte Magnético até o Polo Sul, na Antártida, a bordo de um Nissan movido a energia.

A Nissan, para promover seu modelo elétrico Ariya, produziu uma versão preparada para que o casal Chris e Julie Ramsey realizasse uma expedição entre o polo norte e sul do planeta. A viagem, que teve início em março deste ano, chegou em sua metade ao ultrapassar a linha do equador, ponto central entre os hemisférios da Terra.

A expedição chamada de “Pole to Pole” foi projetada para ser como um rigoroso teste para um veículo elétrico, na tentativa, ainda, de aumentar a aceitação da mobilidade elétrica ao redor do mundo. O casal a bordo do Ariya já percorreu mais de 20 mil km, de um total de 27 mil, atravessando as superfícies congeladas do Mar Ártico, as estradas de gelo canadenses, a América do Norte e Central até chegar em Quito, no Equador.

A marca japonesa afirma que o desafio é considerado pioneiro não somente por ser realizado em um automóvel, mas principalmente pelo fato de este meio de transporte ser totalmente elétrico, movendo-se 100% do tempo sem o auxílio dos combustíveis amplamente encontrados até mesmo nos lugares mais inóspitos do trajeto.

VEJA TAMBÉM

O Nissan Ariya em questão passou por modificações para melhor enfrentar os terrenos extremos que a equipe encontrou (e ainda encontrará) pelo caminho. O destaque vai para a suspensão, que foi elevada e recebeu caixas de roda maiores para acomodar os pneus maiores de 39 polegadas, que ajudaram o carro a “flutuar” na neve espessa e nos bancos de gelo do Ártico. Porém, não foram feitas modificações na bateria e nem no motor elétrico, que continuam sendo os mesmos de fábrica. O mesmo vale para a tecnologia avançada do sistema e-4ORCE de controle de tração integral elétrica da Nissan, presente não somente no Ariya mas também em outros veículos eletrificados da marca.

O casal transporta junto a eles uma unidade geradora de energia renovável, que inclui uma turbina eólica e painéis solares dobráveis. O protótipo aproveita a grande incidência de vento encontrada durante o percurso e as longas horas de sol para utilizar a energia natural e recarregar a bateria. Segundo a montadora, a equipe espera que o inovador sistema de recarga de baterias deixe um legado positivo, inspirando a transição para os veículos elétricos em futuras explorações polares.

A partir de agora a viagem continua pelo hemisfério sul, seguindo pela costa pacífica do nosso continente até chegar ao destino final, algo que deve acontecer até o fim deste ano.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -