Mais uma marca automotiva anunciou a construção de fábrica no Brasil. A Nissan, que já produz em São José dos Pinhais (PR) junto com a parceira Renault, informou que construirá uma planta com a expressiva capacidade inicial de 200 mil unidades. O local onde o empreendimento será erguido e o cronograma das obras ainda não foram definidos. Das novas instalações, sairão veículos projetados sobre a plataforma “V”, a mesma utilizada pelo compacto March, que desembarca por aqui em outubro, importado do México.

A construção de uma nova fábrica no Brasil faz parte de um plano de aceleração do crescimento da empresa japonesa, intitulado Nissan Power 88, que entra em vigor agora e está previsto para durar até 2016. A estratégia prevê o lançamento de um novo modelo a cada seis semanas, o que fará com que a marca tenha representação em 92% dos segmentos no mercado mundial. O objetivo é de atingir um crescimento de 8%, fazendo com que a produção global cresça de seis para sete milhões de veículos produzidos.

Para aumentar as vendas, a Nissan voltará o foco para os países em desenvolvimento, que além do Brasil, incluem China, Índia e Rússia. O plano também dá atenção especial aos veículos de luxo, produzidos pela marca Infiniti, e os comerciais leves. Por fim, a marca pretende lançar 15 tecnologias avançadas por ano, o que totalizará 90 novidades até 2016, voltadas principalmente para redução de emissão de poluentes.

Foto | Nissan/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter