InícioMarcasFordFord inicia testes na fábrica de Pacheco para produzir nova Ranger

Ford inicia testes na fábrica de Pacheco para produzir nova Ranger

- publicidade -
- publicidade -

Atualizada para fabricar a nova geração da picape, a fábrica argentina terá capacidade anual para 110 mil unidades

A Ford está na fase final de preparação de sua fábrica de Pacheco para iniciar a produção da nova geração da Ranger. Segundo a marca americana, a fábrica foi atualizada para iniciar a produção da picape no segundo semestre. 

“A Nova Ranger é resultado de um investimento de US$ 660 milhões, aplicado em grande parte na transformação completa da planta de Pacheco, para se equiparar às fábricas mais modernas da Ford no mundo, não só em termos de qualidade e eficiência, mas também de ergonomia para os operadores. A sustentabilidade também foi prioridade com utilização de energia 100% renovável”, diz Martin Galdeano, presidente da Ford Argentina.

A fábrica de Pacheco é construída em uma área com mais de 1 milhão de metros quadrados. Lá, a unidade agrupa todas as etapas do processo de manufatura, incluindo estamparia, carroceria, pintura e montagem final, além de uma unidade de motores e áreas administrativas.

A Ford diz que com a incorporação de tecnologias de manufatura 4.0, a fábrica se torna um planta digital com informações disponíveis em tempo real, desempenhando um papel fundamental para assegurar alta qualidade e produtividade.

As atualizações na fábrica de Pacheco para receber a nova geração da Ranger também inclui aumento na capacidade de produção. A Ford diz que a produção anual pode chegar a 110 mil unidades, representando um aumento de 70%. 

Segundo a marca americana, a linha de montagem final é duas vezes e meia maior e conta com 2 quilômetros de novos transportadores aéreos automáticos, autônomos, conectados e controlados sem fio. A área de Estamparia recebeu uma nova linha de prensas de alta velocidade, quatro vezes mais rápida e com prensas com capacidade de até 2.500 toneladas – as anteriores chegavam a 1.200 t.

318 robôs foram instalados na área de carrocerias que são responsáveis por 95% dos pontos de solda na carroceria da picape. Novos dispositivos geométricos garantem a aplicação da solda nos pontos exatos e também controlam a estabilidade dimensional da carroceria, com o auxílio de câmeras de alta precisão, capazes de detectar desvios da ordem de centésimos de milímetro.

Já a área de pintura, passa a contar com tecnologia de tinta com alto teor de sólidos, que oferece um acabamento de melhor qualidade e maior resistência. O setor também recebeu um novo armazém inteligente de sequenciamento de cabines, conectado com os fornecedores “just in time”, que permite otimizar a produtividade da planta e a capacidade do setor.

As linhas de produção da fábrica da Ford contam com mais de 1.000 câmeras e sensores, monitorados em tempo real, e usam inteligência artificial para garantir o altíssimo padrão de qualidade do produto final. Outras novidades incluem ainda um sistema automático de controle de ferramentas de torque, um sofisticado sistema de escaneamento 3D para o controle dimensional de peças e 81 dispositivos inteligentes para configuração e teste dos mais de 50 módulos eletrônicos que gerenciam o alto conteúdo tecnológico da picape.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -