InícioMarcasChevroletCarro à combustão polui 10 vezes mais que elétrico

Carro à combustão polui 10 vezes mais que elétrico

- publicidade -
- publicidade -

Mesmo considerando os impactos da produção, carro elétrico é 10 vezes mais eficiente que modelo movido somente à gasolina

Chevrolet Bolt EUV
Foto | Chevrolet/Divulgação – Chevrolet Bolt EUV tem o mesmo conjunto elétrico do Bolt EV

A escolha por um carro elétrico é benéfica sobretudo ao meio ambiente. Contudo, detratores da tecnologia colocam em xeque a poluição causada na produção destes veículos, sem falar no tipo de energia elétrica que o modelo vai consumir. Porém, mesmo assim, a eletrificação é vantajosa!

Cálculos feitos pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), colocam na conta da eficiência a intensidade de carbono da matriz energética local. Nessa metodologia, os gases que o veículo emite pelo escapamento são somados aoo impacto que a produção do seu combustível provoca no meio ambiente.

LEIA TAMBÉM:

Carros eletrificados mais vendidos no 1º semestre de 2022

Nesse ponto de vista, é possível afirma que um carro elétrico é dez vezes mais eficiente que um equivalente a gasolina, conforme na tabela abaixo. A AEA levou em consideração dois fatores relevantes: a gasolina brasileira tem 27,5% de etanol e que 84% da energia elétrica vem de fontes renováveis, como a hídrica, a solar e a eólica.

Percentual médio de emissão de CO2 equivalente por tipo de propulsão em comparação com carros puramente a gasolina:

Gasolina100%
Flex79%
Híbrido Flex57%
Elétrico10%

“Dentro do conceito do poço à roda, tanto um veículo Flex quanto um híbrido trazem ganhos ambientais importantes em relação a um movido puramente a gasolina. Já um carro elétrico é cerca de 10 vezes mais eficiente, em média, até porque é o único que consegue conciliar a eficiência do motor elétrico com a matriz energética predominantemente limpa do Brasil. Tudo isso porque o EV roda em tempo integral no modo zero emissão — nem escapamento tem”, explica Luiz Gustavo Moraes, gerente de regulamentações da GM América do Sul.

E a expectativa é que a venda de veículo elétricos e eletrificados continue a crescer também no Brasil. Somente no primeiro semestre de 2022, o total de vendas de 100% elétricos já supera todo o ano de 2021. Segundo estudo divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a tendência é de que dois terços dos veículos vendidos no país serão eletrificados até 2035.

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -