InícioMercadoBorgWarnerBorgWarner planeja ampliar montagem de baterias no Brasil

BorgWarner planeja ampliar montagem de baterias no Brasil

- publicidade -
- publicidade -

Meta do fabricante é quadruplicar o número de funcionários para montar todo os sistemas de baterias localmente

A BorgWarner trabalha para ampliar a localização da montagem dos sistemas de baterias em sua fábrica localizada em Piracicaba, São Paulo. Os planos do fabricante incluem montar todo o sistema no Brasil, incluindo a bateria.

Com a ampliação, a empresa espera aumentar o faturamento atual, aumentar o número de funcionários e montar todo o sistema no país, inclusive a bateria.

A unidade que iniciou suas operações em fevereiro monta atualmente o Sistema de Gerenciamento da Bateria (BMS), os módulos de conexão entre as baterias (Junction box), a Unidade de recarga de corrente direta (DCCU) e a Unidade eletrônica de controle (EDCU). 

Depois de montar o conjunto completo e acoplar na bateria, todo o sistema passa por uma série de testes de desempenho e segurança em equipamentos de última geração, acompanhado por engenheiros e técnicos especializados.

“Os sistemas de baterias produzidos em Piracicaba são de alta densidade energética, o que significa dizer que oferecem maior autonomia aos veículos.” explica Marcelo Rezende, Diretor para Sistemas de Baterias da BorgWarner. “A bateria para a qual montamos os sistemas foi desenvolvida para aplicações de uso intensivo de energia operando em até 665 volts e armazenando 98 kWh de energia.”

Sistema de bateria BorgWarner
Foto | BorgWarner/Divulgação – Sistema de bateria BorgWarner

A capacidade de armazenamento de energia dos produtos fabricados é a medida da capacidade produtiva de uma fábrica de sistemas de baterias. A unidade de Piracicaba tem capacidade atual de 500 MWh (Megawatt.hora) de energia. Um exemplo prático é que a fábrica de Piracicaba produz sistemas de baterias capazes de armazenar energia suficiente para alimentar por um ano um bairro com 250 casas, ou para um ônibus rodar 300.000 quilômetros sem parar em trajeto urbano. Globalmente, as plantas produtoras de baterias da BorgWarner somam hoje 2,2 GWh (Gigawatt.hora) de capacidade. “O plano da BorgWarner é atingir o volume de 6 GWh globalmente em 2025”, aponta Rezende.

O fabricante diz que a produção local de baterias para veículos elétricos pode contribuir diretamente com a expansão da mobilidade elétrica no Brasil. Sendo um componente muito estratégico para esses veículos, a co-localização torna todo o processo mais viável, seguro, produtivo e sustentável. Além disso, a iniciativa de desenvolver no Brasil a bateria, compartilhando tecnologia e conhecimento técnico com profissionais brasileiros, fomenta a indústria local e qualifica a mão de obra nacional.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -