De acordo com pesquisa da Pósitron, marca da PST Electronics realizada com os proprietários de lojas de som e acessórios da capital paulista e grande São Paulo a conexão USB foi apontada pelos entrevistados como indispensável em um autorrádio. Além disto a pesquisa apontou outras preferências dos consumidores ao adquiri um som automotivo como reprodução de DVDs, Bluetooth e cartão de memória SD Card apareceram em posição de destaque.

O gerente de Marketing da PST Electronics Kelly Nakaura diz que o objetivo era conhecer a preferência dos brasileiros pelas funcionalidades que compõem os aparelhos de som automotivo. Com isso, percebemos que a linha de som da Pósitron apresenta modelos completos, atendendo a todos os gostos e públicos. Nossos autorrádios possuem de conexão USB com até 32 GB, DVDs a tecnologia Bluetooth.

Além das características mais valorizadas, o estudo mostrou que algumas das siglas das funcionalidades disponíveis nos autorrádios não são completamente conhecidas. Para ajudar os consumidores a Pósitron criou um glossário para explicar o significado de cada uma. Confira abaixo algumas explicações:

USB (UNIVERSAL SERIAL BUS) Permite a conexão de equipamentos e transferência de dados sem a necessidade de desligá-los ou do uso de programas adicionais. Nos equipamentos de som automotivo, a USB possibilita ao usuário a utilização de dispositivos de memória (pen drives) como mídia, ou seja, os arquivos MP3 e WMA que antes eram gravados em CDs agora podem ser armazenados nos pen drives e reproduzidos por meio dos CDs e DVDs players que possuem essa conexão.

DVD Digital Video Disc ou Disco de Vídeo Digital compacto de tecnologia de leitura por meio de feixes de laser. Essa tecnologia permite a gravação e reprodução de vídeos com mais qualidade.

BLUETOOTH Tecnologia que possibilita a conexão entre dispositivos sem a necessidade de cabos – wireless. Nos equipamentos de som automotivo, sua utilização mais comum é para o viva-voz. Celulares com esta tecnologia embarcada podem ser emparelhados com o autorrádio, permitindo ao usuário receber e realizar chamadas enquanto dirige, com mais segurança e com as mãos no volante. Outra função muita usada é para sincronizar o celular e reproduzir músicas armazenadas no aparelho sem a necessidade de fios.

RCA Tipo de conector utilizado em equipamentos de áudio e vídeo. Esse nome deriva de “Radio Corporation of America” que foi a empresa responsável por introduzir este conector no mercado, em meados dos anos 40. Também são conhecidos como conectores cinch ou banana e suas cores definem os sinais que serão utilizados.

RADIO DATA SYSTEM Sistema de recepção de dados via rádio utilizando o canal piloto do FM. A frequência utilizada é de 57 KHz a uma taxa de transferência de 1.187,5 bps (menos de 1,2 Kbps). Os autorrádios que possuem em seu sintonizador esta tecnologia podem receber dados originados das emissoras como nome da música, artista e álbum que está sendo transmitindo, além de informações de contato com a emissora e promoções.

SD/SDHC (SECURE DIGITAL HIGH-CAPACITY) – Cartão de memória de alta capacidade. Variam de 4 GB a 32 GB e a velocidade de transferência de dados também é maior.

SUBWOOFER Alto-falante responsável pela reprodução de sons mais graves ou de baixas frequências. O subwoofer sempre é instalado em caixas acústicas e necessitará de um amplificador auxiliar (externo).

SAÍDA SUBWOOFER Saída pré-amplificada com um sinal de áudio, em baixa frequência, específico para ser ligado a um subwoofer.

SAÍDA PRÉ-AMPLIFICADA Sinal de áudio disponível nos autorrádios que permite ao usuário a instalação de amplificadores auxiliares (externos).

Algumas terminologias também são desconhecidas do público. Confira as principais delas:

MP3 Extensão de arquivos de áudio compactado mais conhecido e utilizado. Permite três níveis de compressão e recebeu este nome por utilizar a camada três e que possibilita uma taxa de compressão do arquivo original em até 12 vezes. A taxa mais comum para MP3 é a de 128Kbps. Assim o usuário poderá ter toda sua “biblioteca” de músicas armazenada em um espaço menor.

PRÉ-EQUALIZAÇÃO São curvas de áudio pré-gravadas na memória do autorrádio com o intuito de auxiliar o usuário nas configurações de áudio do equipamento. São batizadas com nomes de estilos musicais devido às características marcantes que possuem, alguns mais graves e outros mais agudos.

JPG ou JPEG Joint Photografic Experts Group ou, em português, Junta de Especialistas em Fotografia. Tipo de compressão utilizado para diminuir o tamanho de imagens ou fotos em até 1/5 do tamanho original com perdas praticamente imperceptíveis.

WMA Windows Media Audio ou Mídia de Áudio para ser reproduzida no programa Windows Media Player. Quando se converte uma faixa de áudio para WMA, consegue-se comprimir o arquivo em mais de 10 vezes do seu tamanho original, ou seja, na extensão original (WAV) uma música de quatro minutos ocupa aproximadamente 42 MB e, em WMA, pouco menos de 4 MB.

DO USB a TV DIGITAL A linha de som da Pósitron é uma das mais completas do mercado. O grande destaque é o primeiro som do Brasil com sintonizador de TV Digital integrado. Aparelho inédito no País, o SP4550 DTV permite assistir aos programas de TV aberta, com imagem e som em uma tela de 3”. O modelo possui ainda outras características exclusivas de mercado como conexão USB de até 32 GB e leitor de cartão SD/SDHC para até 32 GB. O som também apresenta entrada para câmera de ré, que possibilita a visualização de imagens do carro em marcha ré, identificando possíveis obstáculos e facilitando as manobras na hora de estacionar.

Além desse aparelho de som e multimídia, a empresa comercializa os modelos SP6110 AV, SP4120 AV, SP3430 BT e o SP3110. Os modelos SP6110 AV e SP4120 AV são equipados com reprodutores de CDs e DVDs para exibição de imagens de alta resolução. O SP6110 AV possui tela touch screen retrátil, conexão USB traseira, com tamanho de 7”. Já o SP4120 AV apresenta display de 3” e entrada para câmera de ré.

A Pósitron oferece ainda para o público os modelos SP3430 BT e SP3110 com CD player, entrada USB frontal e leitor de SD Card. O diferencial do SP3430 BT é a tecnologia Bluetooth, que permite atender o telefone e realizar chamadas em segurança no viva-voz, enquanto dirige.

Com visual moderno, os aparelhos foram desenvolvidos com display funcional e acabamento em black piano e em prata (para o modelo SP4550 DTV). Todos os modelos possuem controle remoto, conexão USB de até 32 GB e entrada auxiliar frontal.

Além disso, os produtos são equipados com sintonizador AM e FM, saídas pré-amplificadas, saída subwoofer (nos modelos SP3430 BT, SP4120 AV e SP4550 DTV), loudness, reprodução de arquivos MP3 e WMA, em todos os modelos, e DVD, DVD-R, DVD-RW, MPEG-2, VCD e JPG, nos SP6110 AV, SP4550 DTV e SP4120 AV. O modelo SP6110 AV possui 10 pré-equalizações e os demais aparelhos apresentam quatro pré-equalizações.

A linha de aparelhos tem um ano de garantia. Os rádios podem ser encontrados em lojas de som e acessórios como também em redes de varejo físicas e online no Brasil. Os preços sugeridos ao público variam de R$ 259,00 para as versões com CD player e USB, a até R$ 849,00 para os modelos mais completos.

Fotos Pósitron/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Que tal andar na Ferrari da Pósitron a 300Km/hora em Interlagos. Clique aqui e saiba como.