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Pneus: veja os danos que podem prejudicar sua segurança

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Fabricante de pneus dá dicas para tentar evitar avarias e assim garantir a segurança dos ocupantes

Muitos donos e motoristas às vezes se esquecem que o pneu é o único ponto de contato do automóvel com o solo e por isso sua conservação é primordial para evitar acidentes. Avaliar os pneus é importante para verificar se há danos como bolhas ou rasgos. 

A Dunlop aponta que bolhas, cortes e desgastes irregulares são algumas das avarias mais comuns que aparecem nos pneus e estão ligadas a fatores externos, condições gerais das vias como buracos, sinalizadores não padronizados, objetos abandonados, entre outros.

VEJA TAMBÉM:

Visando orientar os motoristas, a marca de pneus preparou um conteúdo mostrando quais são as principais ocorrências, danos e avarias, que atingem os pneus e como evitá-las. Confira:

  • Bolhas laterais:  são geradas por impacto contra buracos, meio fios, sinalizadores de vias. Se possível, na iminência de atingir um buraco, por exemplo, reduza o quanto puder a velocidade do veículo, e mantenha o volante reto e sem frear, reduzindo o efeito do impacto na lateral do pneu.
  • Rompimento da carcaça e corte lateral: é a ruptura da estrutura do pneu. A recomendação é prestar atenção aos objetos pontiagudos como pedras e/ou quando possível, evitar os buracos. Todos eles podem causar cortes.
  • O fabricante orienta para que o dono de um automóvel mantenha os pneus sempre calibrados, pois rodar com eles murchos facilita o surgimento de bolhas e cortes.
  • Desgaste irregular do pneu: é quando a banda de rodagem apresenta uma ou mais partes mais desgastadas que o restante (por exemplo, somente o centro, um dos ombros ou ambos). Deve-se atentar para a calibragem dos pneus, e realizar rodízio, alinhamento e balanceamento com regularidade.
  • Desgaste prematuro do pneu: caracteriza-se pelo atingimento do TWI antes da expectativa do consumidor. Acelerações e frenagens bruscas com arraste dos pneus acentuam e abreviam a vida útil do produto.
  • Pneu que roda murcho/vazio: baixa pressão de ar provocada por furos/cortes ou vazamento pela válvula fazem com que o pneu rode murcho e suas laterais são “lixadas”, apagando os letreiros em sua circunferência, além de apresentar várias bolhas quando inflado.

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