InícioMatérias especiaisVW se destaca no primeiro quadrimestre de 2023 e CAOA Chery despenca

VW se destaca no primeiro quadrimestre de 2023 e CAOA Chery despenca

- publicidade -
- publicidade -

Marca alemã registrou alta de 72,37% em suas vendas e a chinesa apresentou queda de 54,35% nos emplacamentos

As vendas de automóveis e comerciais leves apresentaram alta de 23,43% no primeiro quadrimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, foram 588.509 emplacamentos, ante aos 551.002 modelos comercializados, conforme números consolidados pela Fenabrave. Algumas marcas aumentaram seu volume de vendas e outras foram além, aumentando a sua participação.

A Fiat se manteve no topo de vendas nos primeiros quatro meses de 2023, assim como estava em 2022. A marca italiana perdeu 0,11 p.p. em sua participação de mercado, indo de 22,21% para 22,10%. No entanto, as vendas da marca aumentaram em 14,6%, passando de 113.440 emplacamentos nos primeiros quatro meses de 2022 para 130.056 no primeiro quadrimestre de 2023.

VEJA TAMBÉM:

Já a Chevrolet aumentou sua participação em 2,27% pontos percentuais nos primeiros quatro meses de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. Nos primeiros meses de 2022, a marca tinha 13,98% e nos primeiros quatro meses de 2023, ela está com 16,25% de market share.

A marca também apresentou alta em suas vendas de 39,9% em relação ao primeiro quadrimestre de 2022, foram 71.420 emplacamentos contra 95.635 nos primeiros quatro meses de 2023.

Apesar do aumento de vendas e de participação, a marca americana se mantém na segunda colocação.

No quinto lugar em 2022, a Volkswagen tinha 9,22% de participação no primeiro quadrimestre de 2022 e 47.120 modelos emplacados. Já nos primeiros quatro meses de 2023, a marca subiu para a terceira posição com 13,8% de market share e 81.222 modelos emplacados, o que representou crescimento de 72,37%.

Nesta dança da cadeira no primeiro quadrimestre de 2023, a Toyota passou do terceiro lugar em 2022, para o quarto lugar. A marca japonesa perdeu 1,09 pontos percentuais de participação, nos primeiros quatro meses de 2022 a marca tinha 11,12% de participação e no mesmo período de 2023, ela está com 9,57% de market share.

As vendas da marca registraram queda de 0,8%, passando de 56.799 em 2022 para 56.342 nos primeiros quatro meses de 2023.

A coreana Hyundai estava em quarto lugar no primeiro quadrimestre de 2022 com 10,66% de participação e 54.456 modelos vendidos.

Já nos primeiros quatro meses de 2023 a marca caiu para o quinto lugar com 8,54% de participação e 50.232 modelos vendidos.

Com os resultados, a marca registrou queda de 2,12 p.p. e 7,7% de queda em suas vendas no primeiro quadrimestre de 2023.

Sexta marca mais vendida no primeiro quadrimestre de 2022, a Jeep se manteve na mesma posição nos primeiros quatro meses de 2023. No entanto, a marca perdeu participação de mercado, mas registrou aumento de emplacamentos.

Nos primeiros quatro meses de 2022, a marca tinha 8,05% de market share e no mesmo período de 2023, ela está com 7,1% de participação, caindo 0,9% pontos percentuais. Em número de vendas, a marca passou de 41.123 unidades vendidas no primeiro quadrimestre do ano passado para 41.772 emplacamentos no mesmo período de 2023, representando um crescimento de 1,58%.

A Renault não andou tabela se mantendo na sétima colocação entre as marcas mais vendidas do mercado brasileiro. No entanto, a marca perdeu participação e emplacamentos no primeiro quadrimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022.

No ano passado a marca estava com 6,81% de market share e nos primeiros quatro meses de 2023, a marca francesa ficou com 5,86% de participação, caindo 0,95 pontos percentuais. Já nos emplacamentos, a marca francesa teve 34.804 emplacamentos no primeiro quadrimestre de 2022 e 34.475 unidades vendidas nos primeiros quatro meses de 2023, o que representou uma queda de 0,94%.

A Honda foi a oitava marca mais vendida no primeiro quadrimestre de 2022 e manteve o mesmo lugar nos primeiros quatro meses de 2023 com 3,52% de participação, aumentando 0,06 pontos percentuais.

As vendas da marca japonesa também cresceram, passando de 17.688 unidades em 2022 para 20.736 no primeiro quadrimestre de 2023, apresentando alta de 17,4%.

Outra que se manteve na mesma posição entre as marcas mais vendidas foi a Nissan que era a nona marca no primeiro quadrimestre de 2022 se mantendo na mesma posição nos primeiros quatro meses de 2023. A marca japonesa aumentou sua participação em 0,62 p.p. passando de 2,70% em 2022 para 3,32 % em 2023.

Os emplacamentos da marca também cresceram, foram 13.778 nos primeiros quatro meses de 2022 para 19.555 no mesmo período de 2023. A marca registrou crescimento de 41,9%.

O décimo lugar ficou com a Citroën no primeiro quadrimestre de 2023 com 1,54% de participação e 9.092 modelos vendidos. A marca cresceu 0,30 p.p. no período. As vendas também apresentaram alta de 44,1%. Números que ajudaram a marca francesa a sair do décimo segundo lugar no período anterior.

Já a Peugeot se manteve na 11° posição, mas perdendo participação e números de emplacamentos. A marca francesa tinha 2,39% de market share no primeiro quadrimestre de 2022 e ficou com 1,36% no mesmo período de 2023, uma queda de 1,03 pontos percentuais.  Já as vendas da marca caíram 34,45%, passando de 12.220 emplacamentos nos primeiros quatro meses de 2022 para 8.003 no primeiro quadrimestre de 2023.

A Ford saiu da 14° posição no primeiro quadrimestre de 2022 para a 12° nos primeiros quatro meses de 2023. A marca aumentou sua participação em 0,23 pontos percentuais, ficando com 1,29% de market share.

Os emplacamentos da marca também subiram no primeiro quadrimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2023, passando de 5.413 unidades para 7.612 emplacamentos, crescendo 41,65%.

A CAOA Chery, que no primeiro quadrimestre de 2022 figurava no Top 10 das marcas mais vendidas no mercado, caiu para 13°. A marca de origem chinesa também perdeu participação e números de vendas.

Com 2,52% de participação nos primeiros quatro meses de 2022, a marca registrou apenas 1% de market share no primeiro quadrimestre de 2023. A CAOA Chery perdeu 1,52 pontos percentuais de participação.

Já em números de emplacamentos a situação da CAOA Chery é ainda pior, a marca registrou nos primeiros quatro meses de 2022, 12.863 unidades vendidas, já no primeiro quadrimestre de 2023, a marca registrou 5.866 emplacamentos, o que representa uma queda de 54,35%.

Curiosamente, o momento ruim da marca chega quando o Grupo CAOA trocou os principais diretores da empresa.

Já a Mitsubishi caiu do 13° para o 14° no primeiro quadrimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. A marca perdeu 0,28% pontos percentuais em participação, ficando com 0,81% de market share. As vendas pularam de 6.066 unidades no primeiro quadrimestre de 2022 para 4.777 emplacamentos nos primeiros quatro meses de 2023.

Fechando as 15 marcas mais vendidas no mercado brasileiro, a BMW é a única representante do segmento premium. A marca alemão perdeu 0,09 pontos percentuais de participação, ficando com 0.67% de market share.

Apesar de perder participação, os emplacamentos da BMW subiram no primeiro quadrimestre de 2023 com 3.941 modelos comercializados, ante aos 3.873 emplacamentos no mesmo período de 2022.

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Citroën C3 Aircross terá somente motor 1.0 Turbo Flex no Brasil:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -