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SUVs turbo acima de 1.0 com melhor custo/benefício

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Selecionamos os sete modelos compactos que mesclam boa lista de equipamentos com motores fortes

Por Fernando Miragaya

O turbo parece inevitável para o segmento que mais cresce no mercado, o dos SUVs – ainda mais com as novas normas de emissões do Proconve L7. A maioria dos representantes da categoria de utilitários esportivos compactos já usa motores turbinados. Porém, os com capacidade volumétrica acima de 1,0 litro ainda são poucos.

Mas só neste mês, o segmento recebeu dois exemplares com motores 1.3 turboflex: o Renault Duster e o Jeep Renegade, o SUV mais vendido do país em 2021. O suficiente para dar uma sacudida no mercado e para nós garimparmos as versões mais interessantes. Confira.

Jeep Renegade Sport 1.3 T270

  • Preço: R$ 123.990
  • Motor: 1.3 16V
  • Câmbio: automático de seis marchas; tração dianteira
  • Potência: 185/180 cv a 5.750 rpm
  • Torque máximo: 27,5 kgfm a 1.750 rpm
  • 0 a 100 km/h: 8,8 s (E) e 8,9 s (G)
  • Consumo cidade: 7,7 km/l (E) e 11,0 km/l (G)
  • Consumo estrada: 9,1 km/l (E) e 12,8 km/l (G)
  • Primeira revisão: R$ 669

O mais novo SUV compacto do pedaço com motor turboflex é o Renegade, que também é o mais barato entre os modelos acima de 1,0 litros. Utilitário esportivo mais vendido do país, o jipinho adotou o propulsor com injeção direta que estreou ano passado nas linhas Compass e Commander. Com a diferença de que ele é mais leve que seus companheiros de fábrica em Goiana (PE).

O novo motor agora equipa toda a linha – o que faz do Renegade o mais potente do segmento -, substituindo de uma vez só o 1.8 E.torQ aspirado e o 2.0 turbodiesel. Porém, as variantes mais caras mantiveram o câmbio automático de nove marchas e a tração 4×4 que acompanhava o Multijet.

O Renegade 2022 ficou bem mais caro com esse turboflex, mas também mais recheado. Desde a Sport 4×2, a linha passa a oferecer o pacote de auxílio à condução, com frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga e leitor de placas.

Sem falar nos seis airbags, controles de estabilidade e tração e o Traction Control + (espécie de bloqueio eletrônico do diferencial), ar-condicionado, sistema multimídia com display de 7” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, freio de estacionamento eletrônico, rodas de liga-leve aro 17” e start stop do motor.

Peugeot 2008 Griffe THP

  • Preço: R$ 125.990
  • Motor: 1.6 16V
  • Câmbio: automático de seis marchas; tração dianteira
  • Potência: 173/166 cv a 6.000 rpm
  • Torque máximo: 24,5 kgfm a 1.400 rpm
  • 0 a 100 km/h: 8,1 segundos (etanol) e 8,8 s (gasolina
  • Consumo cidade: 7,4  km/l (E) e 10,6 km/l (G)
  • Consumo estrada: 9,0 km/l (E) e 13,1 km/l (G)
  • Primeira revisão: R$ 626 (básica)

O crossover da marca francesa só ganhou o melhor conjunto tardiamente, em 2020, quatro anos depois do lançamento. Mesmo assim, antes tarde do que nunca. O 2008 com o motor THP – dos tempos de parceria PSA e BMW – e o câmbio automático Aisin de seis velocidades oferece desempenho forte e conforto no rodar. E é o SUV compacto turbo acima de 1.0 mais barato do momento.

Destaque ainda para o bom acerto dinâmico do crossover produzido em Porto Real (RJ) e para a posição de dirigir. Por ser a versão topo de linha, a Griffe vem com tudo que é possível dentro da gama – mas sem ousadias modernas.

São seis airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente à partida em rampas, câmera e sensores de ré, ar-condicionado automático bizona, sensores de luminosidade e de chuva, teto panorâmico, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay e rodas de liga-leve aro 16”. O revestimento interno mescla couro e tecido.

Renault Duster Iconic 1.3 TCe

  • Preço: R$ 135.590
  • Motor: 1.3 16V
  • Câmbio: automático do tipo CVT com oito marchas simuladas; tração dianteira
  • Potência: 170/162 cv a 5.500 rpm
  • Torque máximo: 27,5 kgfm a 1.600 rpm
  • 0 a 100 km/h: 9,2 segundos
  • Consumo cidade: 9,9  km/l (E) e 13,9 km/l (G)
  • Consumo estrada: 11,7 km/l (E) e 16,1 km/l (G)
  • Primeira revisão: NI

Um dos mais recentes SUVs a receber motor turbo acima do 1.0 foi o Duster. Agora, a versão mais cara da gama do modelo feito em São José dos Pinhais (PR) usa o propulsor 1.3 desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, que fez sua estreia dentro da marca francesa no Captur, no ano passado.

Com injeção direta e turbina com 1.4 bar de pressão, o Duster Iconiq TCe tem um dos maiores torques do segmento de SUVs compactos. Além disso, traz o bom espaço interno e farto porta-malas que o exemplar da Renault usa como diferencial na categoria desde o lançamento, em 2011.

O Duster só peca no recheio. A versão topo de linha só sai de fábrica com dois airbags – até o Kwid já tem quatro bolsas. De destaque, sistema Multiview 360 graus com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave-cartão para partida do motor e destravamento das portas e rodas de liga leve aro 17” diamantadas.

Controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar-condicionado automático e central multimídia Easy Link com conectividade com IOS e Android também fazem parte da lista. A relação de equipamentos é a mesma da opção Iconiq com o motor 1.6 SCe aspirado de até 120 cv, que custa R$ 13.500 a menos…

Citroën C4 Cactus Shine Pack 1.6 THP

  • Preço: R$ 138.990
  • Motor: 1.6 16V
  • Câmbio: automático de seis marchas; tração dianteira
  • Potência: 173/166 cv a 6.000 rpm
  • Torque máximo: 24,5 kgfm a 1.400 rpm
  • 0 a 100 km/h: 7,7 s (E) e 8,0 s (G)
  • Consumo cidade: 7,2  km/l (E) e 10,4 km/l (G)
  • Consumo estrada: 8,9 km/l (E) e 12,6 km/l (G)
  • Primeira revisão: R$ 634

Outro SUV compacto que só oferece motor turbo na versão mais cara. O C4 Cactus usa o mesmo conjunto com motor THP e transmissão de seis velocidades do 2008 que inicia esta lista. Porém, oferece 1 cv a mais com gasolina e também promete ser mais rápido, principalmente por ser mais leve que o parente da Peugeot (quase 40 kg) e ter melhor aerodinâmica.

O modelo da Citroën tem rodar confortável e boas retomadas de velocidade, além de acabamento acertado e espaço bem aproveitado no banco traseiro. Entre os itens de série, seis airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de subidas, monitoramento dos pneus, quadro de instrumentos digital, rodas diamantadas, chave presencial, câmera de ré, ar automático e multimídia com tela de 7” e Android Auto e Apple CarPlay.

Destaque, porém, para os equipamentos de auxílio ao motorista, chamado pela marca de Citroën Advanced Drive. Este reúne alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de faixa e detector de fadiga.

Renault Captur Zen 1.3 TCe

  • Preço: R$ 141.790
  • Motor: 1.3 16V
  • Câmbio: automático do tipo CVT com oito marchas simuladas; tração dianteira
  • Potência: 170/162 cv a 5.500 rpm
  • Torque máximo: 27,5 kgfm a 1.600 rpm
  • 0 a 100 km/h: 9,2 s (E) e 9,5 s (G)
  • Consumo cidade: 7,5  km/l (E) e 11,1 km/l (G)
  • Consumo estrada: 8,3 km/l (E) e 12,0 km/l (G)
  • Primeira revisão: R$ 498

O Captur foi o primeiro Renault no Brasil a usar o motor 1.3 turboflex, na carona da reestilização promovida em 2021. O estiloso SUV compacto usa a mesma base do Duster, porém, com o mesmo conjunto mecânico, tem consumo de combustível mais elevado que o do irmão.

A configuração Zen é a mais básica da gama e não empolga muito quando o assunto são os equipamentos. Recebe quatro airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, central multimídia com tela de 8” e Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado, chave presencial, sensores de ré e de pressão dos pneus e rodas de liga-leve. Alerta de ponto cego, faróis full LED e câmera 360 graus só na topo de linha Iconic, de R$ 155.290.

Chevrolet Tracker Premier 1.2 – R$ 148.960

  • Preço: R$ 148.960
  • Motor: 1.2 12V
  • Câmbio: automático de seis marchas; tração dianteira
  • Potência: 133/132 cv a 5.500 rpm
  • Torque máximo: 21,4/19,4 kgfm a 2.000 rpm
  • 0 a 100 km/h: 9,4 s (E)
  • Consumo cidade: 7,7 km/l (E) e 11,2 km/l (G)
  • Consumo estrada: 9,4 km/l (E) e 13,5 km/l (G)
  • Primeira revisão: R$ 444

Desde o ano passado a linha Tracker passou a ter uma única opção com o 1.2 tricilíndrico turboflex, justamente a topo de linha Premier – as demais usam o 1.0 de 116 cv. Apesar de ser o menos potente desta lista, o motor garante desempenho suficiente para o SUV compacto, que claramente privilegia uma condução mais confortável.

O Chevrolet Tracker Premier recebe alguns itens bacanas de auxílio ao motorista: alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, sistema de estacionamento automático e sensor de ponto cego. Controles de tração e de estabilidade, assistente à partida em rampas e seis airbags também fazem parte do pacote de segurança.

Ar-condicionado automático, monitor de pneus, chave presencial, carregador de celular por indução, retrovisor eletrocrômico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, teto-solar panorâmico, rodas de liga-leve e central multimídia com tela de 8” são outros dos itens de série da versão.

Volkswagen T-Cross Highline 250TSI

  • Preço: R$ 158.150
  • Motor: 1.4 16V
  • Câmbio: automático de seis marchas; tração dianteira
  • Potência: 150 cv a 4.500 rpm
  • Torque máximo: 25,5 kgfm a 1.400 rpm
  • 0 a 100 km/h: 8,7 s
  • Consumo cidade: 7,7 km/l (E) e 11,0 km/l (G)
  • Consumo estrada: 9,3 km/l (E) e 13,2 km/l (G)
  • Primeira revisão: gratuita

O T-Cross é a opção mais cara desta lista de SUVs compactos com motor turbo acima de 1.0. A variante topo de linha Highline do utilitário esportivo da Volks usa o mesmo motor 1.4 TSI das opções esportivas do Polo e do Virtus – e do recém-lançado Taos. Como sempre, chama a atenção pela força nas retomadas e comportamento dinâmico.

O T-Cross ainda tem as três primeiras revisões gratuitas – apesar de as de 20 mil km e 30 mil km cobrarem por “itens adicionais”, como troca de fluido do freio e dos filtros de ar do motor e da cabine. A despeito do porta-malas tímido para a categoria, a versão Highline é bem fornida.

Recentemente, a linha ganhou equipamentos de ajuda na condução, como alerta de colisão com frenagem de emergência e piloto automático adaptativo. Controles de estabilidade, de tração e de subidas, alerta de fadiga, bloqueio eletrônico do diferencial, câmera de ré, retrovisor eletrocrômico, seis airbags, carregador de celular sem fio, central multimídia com tela de 10,1” e rodas de liga leve aro 17” também estão presentes.

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