C4 Cactus 1.6 THP prima pelas linhas originais, inconfundível e, atrai olhares por onde passa. Desempenho e itens de segurança se destacam na versão topo de linha. Leia o teste
C4 Cactus
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

Se carro vende pelo visual, o C4 Cactus 1.6 THP tem tudo para agradar. Versão topo de linha do SUV compacto é equipada com muitos itens de conforto, conveniência e segurança. Linhas limpas, agradáveis e inconfundíveis. Nada de recortes como a maioria dos asiáticos. Lanternas traseiras com LED. Estilo parrudo, carro é alto e largo. Tem menos comprimento somente que o EcoSport: são 4,17 metros contra 4,10 do Ford. O que facilita trafegar nos grandes centros. Frente com luz diurna estreita e comprida acima dos faróis principais. Estilo lançado pela Citroën. Chama atenção a grande altura em relação ao solo. São convincentes os ângulos de ataque e saída que facilitam trafegar com mais desenvoltura em caminhos ruins seja no asfalto mal conservado ou na terra. Nada de trilhas. Carro tem tração dianteira.

C4 Cactus
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento tem que evoluir

Interior tem plástico duro no painel e forros de portas. Unidade avaliada estava com forração lateral do porta-malas soltando. O revestimento em couro do banco traseiro estava com as costuras tortas e que não dão continuidade ao desenho. Acabamento merece evoluir. Quadro de instrumentos totalmente digital, com visualização difícil do conta-giros colocado em uma linha estreita e comprida. No centro, a grande tela tátil multimídia de sete polegadas com boa visualização fica abaixo das saídas de ar e traz Bluetooth, entrada USB e conexão com Apple Car Play e Android Auto com espelhamento de tela. Porta-objetos em diversos locais para receber chave, controles, telefone, garrafas. Bancos carecem de melhor anatomia. Os dessa versão contam com abas de apoio laterais dianteiros no assento e no encosto. Porta-luvas sem iluminação e a do habitáculo tem luzes fracas. Banco traseiro tem segurança básica em todos os assentos, que deveriam ser mais compridos. É preciso abaixar para acessar banco traseiro.

C4 Cactus
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Porta-malas

Porta-malas coerente com as dimensões tem aproveitamento horizontal, facilitando arrumar as bagagens. Pode ser aberto por comando na chave ou abaixo do suporte da placa. Ar-condicionado digital com controle automático de temperatura. Direção com assistência elétrica é levíssima em manobra e firme em alta, mas diâmetro de giro grande (11 metros) requer mais manobra em espaço apertado. Coluna de direção tem regulagens de altura e distância. Boa a posição de dirigir com regulagem de altura do banco. Comandos bem localizados dos vidros, com um toque nas quatro portas, assim como dos retrovisores. Por ouro lado, sistema de som é totalmente digital e é preciso tirar os olhos da via para efetuar comandos.

Suspensão

Suspensão transfere imperfeições do piso para dentro, principalmente nos remendos e ondulações. Pneus de perfil baixo têm altura razoável de borracha (11,3 centímetros). Pancadas secas ocorrem quando passa sobre buraco. Freios eficientes. Limpadores de para-brisa também cumprem bem a função. O mesmo não se aplica aos lavadores. Visibilidade ¾ traseira é limitada, mas retrovisores são grandes. Câmera de ré ajuda nas manobras.

C4 Cactus
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Andando

Desempenho é incrível. Relação peso/potência é de somente 7 kg/cv com etanol. Por isso, o C4 Cactus 1.6 THP acelera e retoma velocidade rapidamente. Transmite segurança pelo curto espaço de tempo na ultrapassagem. Motor 1.6 turbo de 173 cv e 24,5 kgfm de torque requer pouca aceleração para andar sempre na frente. Entusiasmar na curva não é aconselhável pela grande altura em relação ao solo. E tanto faz se o motorista optar pelo modo Eco de direção em que as marchas são trocadas em rotação baixa, visando economia de combustível. No modo esportivo (S) ocorre o oposto com trocas em rotação elevada privilegiando potência. Nem precisa. Câmbio automático convencional troca rápido as marchas e é possível senti-las. Há, às vezes, ligeiro tranco nas trocas. A redução ocorre com a diminuição da velocidade. Computador de bordo registrou médias de 11 km/l na estrada e de 5 km/l na cidade, ambos com etanol.

C4 Cactus
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Segurança

São seis airbags, controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa. Alerta de atenção ao condutor e o controle de aderência (Grip control) em diferentes tipos de piso: areia, neve, barro e normal. Pode-se também desligar o controle de estabilidade. Alerta de colisão funciona entre 5 km/h e 85 km/h e atua nos freios. Sistema funciona por meio de câmera instalada no alto do para-brisa e detecta carro parado até uma velocidade de 80 km/h e de 60 km/h, no caso de pedestre. Frenagem de emergência reduz a velocidade do impacto e pode evitar colisão frontal.

C4 Cactus
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Quanto custa?

C4 Cactus conta ainda com partida por meio de comando no painel, entrar e sair do carro sem uso de chave, sensores de chuva e crepuscular, alerta de saída de faixa, câmera de ré, entre muitos outros. Garantia é de três anos e o preço é de R$ 99.990 sem pintura metálica, com opção de teto nas cores branca, preta e azul.

Ficha técnica C4 Cactus

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.598 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, flex, de 173 cv (etanol) e 166 cv (gasolina) de potência máximas a 6.000 rpm e torque máximo de 24,5 kgfm (e/g) a 1.400 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira; sólido na traseira; ESP (controle de estabilidade), TC (controle de tração) e HSA (assistente de partida em rampa)

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, travessa deformável, barra estabilizadora; altura do solo, 22,5 centímetros

Rodas/pneus
7×17” de liga leve /205/55R17

Peso
1.214 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
350 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,17; largura, 1,71; altura, 1,56; distância entre-eixos, 2,60

Capacidades (litro)
Porta-malas, 320; tanque, 55; ângulos de ataque/saída (graus), 22/32

Desempenho
Velocidade máxima, 212 km/h (etanol/gasolina); aceleração até 100 km/h, 7,3 segundos (e) e 7,5 segundos (g)

Consumo (km/l)
Urbano, 7,2 (etanol)/10,4 (gasolina); estrada, 8,9 (e)/12,6 (g)

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