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Fenatran 2022: VWCO mostra o conceito Meteor Optimus e sua linha Euro 6

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Caminhão Meteor Optimus tem pacote aerodinâmico para ter baixa emissão de poluentes e melhor consumo de combustível. Modelo pode ser abastecido com HVO

Um dos destaques da Volkswagen Caminhões e Ônibus na Fenatran 2022 é o caminhão conceito Meteor Optimus. A marca também mostra sua linha Euro 6 para os modelos Delivery, Constellation e Meteor. Fabricante também anunciou a venda do primeiro Constellation autônomo. 

Meteor Optimus

Segundo a VW, o pacote de tecnologias e os itens aerodinâmicos que equipam o Meteor Optimus podem proporcionar economia de até 8%. A marca também diz que as novidades também impactam na redução das emissões equivalentes de CO2.

As novidades do Meteor Optimus também oferecem melhorias em conforto, segurança e conectividade. Esse protótipo inova na família Meteor com soluções de ponta como câmeras no lugar de retrovisores e massageadores no banco do motorista.

Entre as mudanças externas do VW Meteor Optimus estão um conjunto de defletores, que passam pelo teto, laterais da cabine, chassi e que incorpora também uma proteção de borracha em toda a parte inferior, para assegurar a maior aerodinâmica.

O pacote de eficiência do caminhão conceito também tem pneus de baixa resistência à rolagem. As rodas recebem calotas com uma turbina acoplada para diminuir o arraste ao mesmo tempo que maximizam a refrigeração do sistema de freios.

Em relação a tecnologia, o VW Meteor tem o controle eletrônico predictive shifting que antecipa em até dois quilômetros as condições de rodagem para atuar de uma forma mais eficiente na troca de marchas e oferecer uma melhor performance na operação.  

Por dentro, segundo a VWCO, o motorista tem um maior campo de visão, com alcance de mais de dois quilômetros graças ao sistema de quatro câmeras e três monitores. A tecnologia se torna uma aliada do condutor eliminando pontos cegos e melhora a visibilidade noturna em virtude de sensores infravermelhos.  

Conforto é o padrão na família Volkswagen, seja de série ou nesse modelo conceito, que traz o mesmo acabamento de bancos (que agregam diversas opções de ajustes, mas numa cor exclusiva), cama e itens de comodidade, como a geladeira e o climatizador. No Optimus, o revestimento interno é todo mais ecológico, feito com grafeno, para diminuir a pegada de carbono do modelo, e traz ainda tratamento antiviral e bactericida.

O conceito tem quadro de instrumentos 100% digital e central multimídia com tela de 10 polegadas sensível ao toque. 

Diesel verde

O VW Meteor Optimus pode ser abastecido com o diesel verde (óleo vegetal hidrotratado ou HVO da sigla em inglês), combustível alternativo e renovável que tem sido apontado como bastante promissor para a matriz energética nacional, embora ainda não comercializado em larga escala no país. Quando abastecido com o HVO, a redução de CO2 pode chegar até 90% quando ao diesel convencional.

Delivery Euro 6

A linha de entrada da VWCO no Brasil é o caminhão Delivery composta por seis modelos: Express, 6.170, 9.180, 11.180, 11.180 4×4 que tem aplicação mista (urbano e fora de estrada) e o 13.180 6×2. 

Os caminhões Delivery Express e o 6.170 são equipados com um motor FPT desenvolvido com calibração exclusiva pelos engenheiros da marca VW. Os veículos de 9 a 12 toneladas estão equipados com motor Cummins de 4 litros, base do consagrado motor utilizado na atual linha Delivery, sucesso de vendas no mercado brasileiro há anos. A linha Constellation contempla o robusto e moderno motor MAN D08 de 5 litros para o segmento de 14 a 18 toneladas.

Constellation Euro 6

Para marcar a chegada dos motores Euro 6 na linha Constellation, a marca fez uma leve reestilização no seu caminhão que recebeu uma identidade visual moderna com luzes de posição em LED e luzes de condução diurna (DRL, na sigla em inglês) integradas aos faróis e lanternas em LED.

A linha VW Constellation Robust é destinada aos segmentos urbano, rural, rodoviário e vocacionais e é composta por cinco modelos: 14.210 4×2, 17.210 4×2, 18.210 4×2, 18.260 4×2 e 26.260 6×2.

A linha Robust é equipada com motor MAN D08, nas variações de 4 cilindros, com potência de 210 cv, ou de 6 cilindros com potência de 260 cv. Todos estão com aumento de torque traduzindo em melhor performance e com sistema de emissões SCR. Para o VW Constellation 18.210 está disponível como opcional a transmissão automática ZF de 8 velocidades, além da transmissão manual de 6 marchas de série. Já os VW Constellation 18.260 4×2 e 26.260 6×2 vêm com transmissão manual nas versões direta e overdrive de seis marchas.

A linha Constellation também conta com o 26.320 Prime para atuar entre os semipesados. Ele tem motor MAN D08 de 7 litros, 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque, em uma ampla faixa plana e com alta performance. O modelo conta com sistema SCR e tanque adicional de Arla 32. Também estará disponível na versão 8×2: o VW Constellation 30.320 agora com entre eixo longo 6.500 mm de série.

O VW Constellation 26.320 recebe a nova transmissão V-Tronic, ZF Traxon, de 12 marchas para maior conforto e segurança do motorista, além de proporcionar melhor desempenho e trocas rápidas de marchas, com uma alavanca reposicionada para a coluna de direção do lado direito, junto com a seletora.

Já a linha Constellation Off-Road é composta pelos modelos 27.260 6×4, 31.320 6×4, 32.380 6×4 e 33.480 6×4 Tractor.

Os modelos Constellation 27.260 6×4 e 31.320 6×4 são equipados com motor MAN D08 de 6 cilindros, com 260 cv e 320 cv de potência e 950 Nm e 1.200 Nm de torque, respectivamente. 

Já o VW Constellation 32.380 6×4 sai de fábrica com motor Cummins ISL, 380 cv de potência e 1.700 Nm de torque e sistema de emissões SCR. E a nova geração do VW Constellation 33.480 6×4 Tractor conta com motor MAN D26 produzido no Brasil, com 480 cv e 2.400 Nm com sistema de emissões SCR e EGR.

A família Constellation ainda conta com os extrapesados para médias e longas distâncias composta pelos cavalos mecânicos 19.380 4×2, 25.380 6×2 e 25.480 6×2.

O novo VW Constellation 25.480 chega com novo motor, mais potente e econômico para surpreender o mercado: o MAN D26 de 13 litros com 2.400 Nm de torque é produzido no Brasil com sistema de emissões SCR e EGR. Para economia de combustível, o modelo conta com transmissão automatizada V-Tronic, ZF Traxon de 12 marchas, e Predictive Shifting de série, controle eletrônico que cruza dados do sistema de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia mais eficiente, garantindo uma melhor performance na operação que proporciona até 5% de melhoria no consumo.

Meteor Euro 6

O VW Meteor Euro 6 é oferecido nos modelos 28.480 e 29.530 que são equipadas com o motor MAN D26 de 13 litros com potências de 480 cv com 2.400 Nm de torque e 530 cv com 2.600 Nm de torque. O motor recebeu novo sistema de emissões SCR e EGR. 

O motor é ligado ao câmbio automatizado V-Tronic, ZF Traxon 12 ou 16 marchas com funções exclusivas, climatizador e basculamento elétrico. Além disso, os modelos contam com o sistema Predictive Shifting, um controle eletrônico que cruza dados do sistema de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia mais eficiente, garantindo uma melhor performance na operação.

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