Atualmente a gama de modelos da marca é composta pelo veterano Constellation e o Meteor
A Volkswagen celebra já ter vendido mais de 20 mil unidades dos caminhões extrapesados Constellation e Meteor em três anos e meio de comercialização. Segundo a VWCO, a maioria dos clientes são atraídos pela eficiência dos modelos destinados ao transporte de grandes cargas.
Desde o ano passado, os maiores Volkswagen do mundo ganharam força adicional, com nova configuração que garante até 10% mais de produtividade.
“A raiz do nosso negócio é a busca pela eficiência e neste novo portfólio agregamos ainda mais soluções e facilidades aos nossos clientes, seja em maior inteligência nos veículos, mais força ou robustez. Os extrapesados Volkswagen já nasceram gigantes e estão ainda melhores”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO.
Segundo a VWCO, o destaque dos modelos é a motorização D26 de 13 litros produzida no Brasil que tem torque 2.400 Nm de torque. Eles são equipados com sistema de emissões SCR e EGR. O novo motor proporciona ao cliente um desempenho do veículo além do esperado, com uma economia de combustível que pode chegar até a 8%, baixo custo de manutenção e durabilidade adequada às mais severas operações.
O VW Meteor e Constellation saem de fábrica equipados com o câmbio automatizado V-Tronic Traxon de 12 marchas, e muita inteligência embarcada otimizada para cada tipo de aplicação de forma a assegurar uma melhor performance. O controle eletrônico predictive shifting, por exemplo, cruza dados do sistema de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia de trocas mais eficiente.
O câmbio V-Tronic tem a função eco-roll que aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada. Há ainda o modo manobra para as condições de movimentação com baixíssima velocidade.
A linha Meteor e Constellation tem a função kick-down para situações em que o motorista pisa fundo no acelerador, fazendo a transmissão reduzir a marcha e aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagens seguras. Além disso, garantem mais eficiência com o tradicional assistente de partida em rampa da montadora.
No segmento de off-road, eles contam com um sistema de trocas de marchas rápidas de acordo com a velocidade, estabilidade e mais tração. Outra solução que os veículos fora de estrada incorporam é o sistema rock-free que auxilia a saída de atolamentos e buracos.
Atrelado a tudo isso, há uma tecnologia que gerencia a distribuição de cargas nos veículos equipados com suspensão pneumática a partir da leitura do peso por eixo. Essa inteligência do caminhão é habilitada para redistribuir a carga de forma a equilibrar o peso em cada eixo. O motorista também tem a opção de programar os bolsões de ar para ajustar a altura do implemento durante o carregamento ou o descarregamento do veículo. Tudo executado por controle remoto, a partir de dentro da cabine.
Foto principal | Volkswagen/Divulgação
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