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Por que a CAOA ainda vende carros Hyundai?

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Conglomerado automotivo atua com 4 marcas diferentes no Brasil, entre revenda oficial e fabricação, mas foi com a Hyundai que viveu seus embates mais tensos

Se você acompanha notícias do setor automobilístico já deve ter se perguntado sobre as operações da CAOA no Brasil. Tendo ganhado notoriedade comercializando e fabricando veículos Hyundai no começo dos anos 2000 e, mais recentemente, alavancando e nacionalizando produtos da chinesa Chery, o Grupo CAOA se consagrou como revendedor de grandes montadoras no país e tem detalhes curiosos que implicam em suas atividades ao longo da história.

Dentre as curiosidades do conglomerado automotivo fundado pelo médico Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o Dr. CAOA, há 44 anos, está o fato de conviver por muitos anos de forma concomitante com a Hyundai Motors Brasil, que começou sua operação por conta própria no país apenas em 2012, enquanto a CAOA já importava e fabricava veículos da marca sul-coreana. Essa convivência, porém, passou por percalços nos últimos anos e algumas coisas mudaram.

Como a CAOA se tornou o que é

Após deixar de lado a medicina, em 1979, o Dr. CAOA iniciou suas atividades no setor automobilístico adquirindo uma concessionária Ford na sua cidade natal, Campina Grande, no estado da Paraíba. Em poucos anos o negócio cresceu e a chamada CAOA Ford se tornou a maior revendedora da fabricante norte-americana, hoje importadora, no Brasil.

Já nos anos 90, dado o sucesso com a Ford, o empresário paraibano adquiriu os direitos de revender os modelos Renault após a reabertura do mercado. Dessa forma, tornou-se representante exclusivo da marca por aqui até a chegada da fábrica em 1999, quando a matriz francesa assumiu o controle das atividades.

Importante frisar que essa passada de bastão custou caro para os franceses, que precisaram desembolsar uma quantia milionária para readquirir os direitos antes comprados pelo brasileiro. Ainda no milênio passado, após se tornar importador e distribuidor nacional da Subaru, e mirando na estratégia lucrativa que havia conseguido com a Renault, Carlos Alberto inicia sua parceria com a Hyundai, que posteriormente lhe rendeu o direito de produzir em Anápolis/GO alguns modelos da marca sul-coreana.

O empreendimento de R$1,2 bilhões de reais na planta do centro-oeste deixava clara a força do grupo CAOA frente aos asiáticos, que viam sua marca sendo expandida em terras brasileiras de forma rápida. Não à toa, o primeiro grande hit da sul-coreana no país, o Tucson produzido pela CAOA, chegou a figurar entre os mais vendidos do segmento.

Chegada da Hyundai Motors e operação simultânea

No início dos anos 2010 a Hyundai Motors sinalizou interesse em desembarcar de forma oficial e independente no Brasil, tal qual fez a Renault em 1999. Ao contrário do que ocorreu com a montadora francesa, porém, neste momento a CAOA Hyundai estava consolidada no mercado nacional, importando diversos veículos e produzindo modelos como Tucson, ix35 e o caminhão HR em sua fábrica.

A matriz, então, começou as negociações com Carlos Alberto para que os direitos fossem comprados e ela pudesse, assim, assumir as vendas e tocar futuros projetos nacionais – leia-se os hoje conhecidos compactos HB2O e HB20S. Porém, com a força mercadológica, financeira e de rede que a CAOA já possuía, o empresário brasileiro subiu o sarrafo e, segundo se especula, exigiu um valor bilionário quase impensável para que o processo fosse concretizado. Apesar de a quantia nunca ter sido revelada oficialmente, parece ter sido o suficiente para frear a compra.

Em 2012, então, a Hyundai Motors Brasil, por vezes chamada apenas de HMB, inicia suas atividades com uma nova unidade fabril em Piracicaba/SP em um formato até então curioso e ousado, onde produzia e comercializava apenas a dupla de novatos desenvolvidos exclusivamente para o Brasil.

Enquanto isso, a CAOA Hyundai continuava com as importações, fabricando ainda os modelos já citados em Goiás. Até mesmo as concessionárias eram exclusivas para modelos HMB e CAOA, que eram identificadas com suas respectivas siglas para que os proprietários soubessem onde realizar a manutenção do seu Hyundai.

O que para muitos poderia resultar em fracasso, na verdade foi por alguns anos uma convivência pacífica. Os modelos paulistas renderam à Hyundai Motors Brasil vários prêmios e números incríveis de vendas, ditando regra no segmento e colocando a montadora no ranking das mais confiáveis e cobiçadas do país.

Posteriormente, o SUV compacto Creta também foi lançado como modelo HMB sendo fabricado em São Paulo, enquanto a CAOA seguia crescendo e investindo nos novos negócios. A atuação conjunta, mesmo que com operações e comandos diferentes, acabou gerando benefícios para ambas as empresas.

Embates jurídicos e sinergia entre os negócios

Em 2018, contudo, a HMB decidiu romper de forma unilateral o contrato que garantia a importação e produção local de produtos Hyundai pela CAOA, a fim de tomar posse total da operação nacional da marca. Apesar de investir em uma tramitação milionária na justiça, três anos depois o imbróglio deu direito à CAOA de continuar exercendo suas atividades com a marca sul-coreana, derrotando a matriz da marca na briga pelos direitos.

Embora se utilize até hoje da vitória judicial para produzir e vender modelos Hyundai, já naquele momento o grupo brasileiro passava a concentrar suas forças na aceitação da Chery no mercado nacional, após a união com a fabricante chinesa e a consolidação da CAOA Chery.

Com o passar dos anos, porém, muita coisa mudou e a sinergia entre o grupo e a matriz aumentou. Coincidentemente, ou não, após a morte do fundador do conglomerado, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, em 2021, muitas concessionárias CAOA Hyundai foram fechadas pelo Brasil. Outras passaram a prestar assistência técnica para modelos Creta e HB20, e vice-versa.

Aparentemente, após um período de conflitos, Hyundai Motors Brasil e CAOA enfim encontraram um rumo onde ambas saem contentes, ou ao menos é o que aparenta. Por aqui, esperamos apenas que as negociações e contratos não impeça o mercado brasileiro de receber novos e modernos produtos, como aconteceu há 11 anos com o veterano Hyundai HB20 ou, porquê não, com os modernos CAOA Chery lançados recentemente.

Foto | CAOA Hyundai/Divulgação/Colagem

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