Honda Civic EX 2019 comprado zero quilômetro traz desgosto ao proprietário que é orientado a sempre andar com tanque cheio se for parar em local inclinado

Ao comprar um Honda Civic EX 2019 zero quilômetro, o engenheiro Rafael Correa esperava ter tranquilidade. Porém, após um ano de uso e apenas 8.500 quilômetros rodados, o sedã está apresentando um defeito crônico que a marca alega ser característica do produto.

Se o Civic ficar estacionado por 2 horas ou mais em ruas com inclinações não muito acentuadas, entre 10% e 20%, o carro não dá a partida. O sedã da Honda só volta a funcionar caso não seja colocado num lugar plano. A situação ocorre toda a vez em que ele está com menos de meio tanque abastecido.

“Não precisa estar na reserva, não se consegue dar a partida, sendo necessário remover o veículo para um local plano, onde o veículo inicia o funcionamento normalmente”, pontua o engenheiro.

“Seu funcionamento é normal, na maior parte do tempo, porém em determinadas condições, ele apresenta um defeito que pode te deixar sem muitas opções de saída”, diz Correa. Ele relata que o problema já ocorreu com ele três vezes e em todas as situações foi só colocar o carro no plano que ele funciona sem nenhuma intervenção.

Cansado do problema, o engenheiro levou seu carro numa autorizada da Honda em Belo Horizonte. Ele relatou o defeito no momento da primeira revisão no dia 1° de junho.

Defeito aparece em testes

O engenheiro relata que depois de alguns testes a revenda não conseguiu reproduzir o defeito. Por telefone, ele explicou novamente as condições em que ocorre a falha. No dia 3 de junho, a concessionária entrou em contato com ele e que haviam constatado o defeito ao simular uma inclinação de 17% e com 1/4 de combustível no tanque. Correa salienta que o valor é bem abaixo dos 25% permitido para vias urbanas na capital mineira e na maior parte do país. Como exemplo, o tobogã da Avenida do Contorno, tradicional via da capital mineira tem entre 18% e 26% de inclinação.

Rafael Correa diz que a concessionária relatou que eles não conseguiram identificar o defeito, pois nunca tinham visto um caso semelhante.  De acordo com Rafael, a concessionária entrou em contato com a assistência técnica da Honda e o orientaram a abrir uma reclamação no canal de atendimento da Honda.

Em resposta ao engenheiro, a assistência técnica da Honda o informou que o ocorrido com seu carro é uma “característica” do produto, não se tratando de um defeito e que eu deveria conviver com esta situação.

“Tanto pela resposta do canal de reclamação com o cliente quanto na concessionaria, fizeram a recomendação de andar com o veículo apenas com mais de meio tanque ou então não estacionar em ruas não planas, o que me parece um absurdo completo” enfatiza Correa.

A ordem de serviço da concessionária também veio com a mesma orientação.

Não satisfeito com a resposta ao seu problema, o engenheiro abriu nova reclamação na Central de Atendimento Honda para tentar dar uma solução para o seu problema.

No dia 19 deste mês, a revenda por orientação da Honda pediu que fosse feito uma nova simulação em veículo zero com mais combustível no tanque e o carro também não funcionou na primeira tentativa. Na sequência, depois de algumas tentativas, o carro ligou.

Problema em outra unidades

Segundo Rafael, no mesmo dia ele recebeu uma ligação da Honda e eles confirmaram que o problema ocorreu em outros carros. Mas que isso é uma característica do produto e que a Honda não poderia fazer nada e que ele não pode estacionar o carro inclinado.

“Entendo que veículos podem apresentar problemas. Porém, negar que isso seja um defeito e pedir para conviver com esta ‘característica’ do veículo é algo que não faz o menor sentido”, diz Correa.

Para o engenheiro caso isso seja normal a Honda deveria informar aos clientes tal característica já no momento da compra do veículo, pois assim ele teria a opção de escolher e certamente não escolheria o Civic.

Resposta da Honda

“A Honda lamenta a tratativa dispensada ao caso até o momento e informa que a situação descrita pelo cliente não corresponde ao funcionamento padrão esperado para o veículo. Reforçamos ainda que a central de atendimento da empresa não possui histórico de ocorrências iguais a esta descrita pelo cliente, nem no Civic, nem em outro veículo da marca. A área de serviços pós-venda irá entrar em contato com o consumidor para analisar o caso e prestar o devido suporte.”

(*) Matéria atualizada às 12h18 para inclusão da resposta oficial da Honda.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.