Veja os crossovers e utilitários que custam menos para o seu bolso, mas se prepare porque nenhuma versão consegue mais ficar abaixo dos R$ 100 mil
Por Fernando Miragaya
Comprar carro virou tarefa difícil com os preços que estão aí, e se for comprar um utilitário esportivo o sarrafo ficou bem mais alto. Porém, a categoria que virou obsessão do mercado tem lá os seus SUVs de entrada que até podemos chamar de baratos.
A Jeep, inclusive, recentemente estreou uma nova versão inicial do Renegade, conforme Autos Segredos já havia antecipado. Mesmo assim, não se empolgue. Com o reajuste na linha Fiat Pulse, nenhuma versão de entrada de um SUV, hoje, tem preço abaixo dos R$ 100 mil, só nos seis dígitos.
Elaboramos uma lista com os SUVs de entrada mais baratos do mercado brasileiro. Ou seja, relacionamos apenas as versões básicas de cada crossover ou utilitário. Detalhamos valores, conjuntos mecânicos e outras características de cada um. Os preços foram levantados na primeira semana de maio de 2023.
1º Fiat Pulse
Versão: Drive
Motor: 1.3 8V flex
Potência: 107/98 cv a 6.250 rpm
Torque: 13,7/13,2 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: manual de cinco marchas
Porta-malas: 370 litros
Principais equipamentos: quatro airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, DRL, Isofix, monitoramento dos pneus, faróis de LED, ar-condicionado automático, trio elétrico, multimídia com tela de 8,4″ e conexão sem fio com celular, piloto automático, alarme e volante com regulagem de altura
Preço: R$ 100.990
O utilitário esportivo derivado do Fiat Argo sofreu um reajuste de quase 10% logo no início de maio e a versão Drive deixou de fazer do modelo o único crossover abaixo dos R$ 100 mil. Mesmo assim, o Pulse se mantém como o SUV de entrada mais barato do mercado nesta única opção com câmbio manual em conjunto com o motor 1.3 Firefly.
2º Peugeot 2008 Allure
Versão: Allure
Motor: 1.6 16V flex
Potência: 120/113 cv a 6.000 rpm
Torque: 15,7/15,4 kgfm a 4.500 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
Porta-malas: 355 litros
Principais equipamentos: quatro airbags, câmera de ré, DRL, Isofix, ar-condicionado, trio elétrico, multimídia com tela de 7″ e conexão com celular, i-Cockpit, piloto automático, alarme, volante com regulagens de altura e profundidade, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 16”
Preço: R$ 102.990
Chamam-o de hatch bombado ou perua anabolizada. Isso quem lembra que o crossover ainda é produzido em Porto Real (RJ). Tudo bem, fato é que o 2008
tem boa dinâmica e é o SUV de entrada mais barato do país vendido com câmbio automático – o Pulse AT custa R$ 5 mil a mais que o modelo da Peugeot.
3º Citroën C4 Cactus
Versão: Live Auto
Motor: 1.6 16V flex
Potência: 120/113 cv a 6.000 rpm
Torque: 15,7/15,4 kgfm a 4.500 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
Porta-malas: 320 litros
Principais equipamentos: controles de estabilidade, tração e subidas, câmera de ré, DRL, Isofix, ar-condicionado, trio elétrico, multimídia com tela de 7″ e conexão com celular, piloto automático, alarme, volante com regulagens de altura e profundidade e faróis e lanterna de neblina
Preço: R$ 108.990
O Citroën C4 Cactus é o terceiro SUV de entrada mais barato do país, isso na versão Live. O modelo usa o mesmíssimo conjunto mecânico do 2008, com o qual compartilha também a plataforma na fábrica fluminense. Oferece a mais que o irmão o ESP, mas só recebe os airbags frontais exigidos por lei.
4º Nissan Kicks
Versão: Active
Motor: 1.6 16V flex
Potência: 113/110 cv a 5.600 rpm
Torque: 15,3/15,2 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: automático CVT
Porta-malas: 432 litros
Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, monitoramento dos pneus, DRL, Isofix, ar-condicionado, trio elétrico, som com USB e Bluetooth, piloto automático, alarme, tag Sem Parar, volante com regulagens de altura e profundidade e faróis de neblina
Preço: R$ 112.990*
No site da Nissan, o Kicks em sua versão de entrada aparece por R$ 110.990, mas na tabela oficial da montadora custa R$ 112.990. Isso porque o SUV compacto da marca japonesa só é vendido com pintura metálica, que adiciona R$ 2 mil. De qualquer forma, figura entre os mais baratos e empata no Duster, mas fica à frente por oferecer airbags a mais e caixa automática.
5º Renault Duster
Versão: Intense
Motor: 1.6 16V flex
Potência: 120/118 cv a 5.500 rpm
Torque: 16,2 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: manual de cinco marchas
Porta-malas: 475 litros
Principais equipamentos: controles de estabilidade, tração e subidas, câmera e sensor de ré, DRL, Isofix, ar-condicionado automático, trio elétrico, multimídia com tela de 8″ e conexão sem fio com celular, piloto automático, alarme, volante com regulagens de altura e profundidade, start/stop do motor, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 16”
Preço: R$ 112.990
A robustez, o espaço interno e a capacidade de carga acima de meia tonelada são as principais razões para o Duster existir. O SUV também se mantém entre os modelos de entrada mais baratos, apesar de ter sofrido um reajuste de mais de 15% recentemente. Perde no desempate para o Kicks por não ter airbags a mais que os frontais.
6º Volkswagen T-Cross
Versão: Sense
Motor: 1.0 12V turboflex
Potência: 128/116 cv a 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
Porta-malas: 373 litros
Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, sensor de ré, DRL, Isofix, ar-condicionado, trio elétrico, piloto automático, sensor crepuscular, alarme e volante com regulagens de altura e profundidade
Preço: R$ 116.550
O T-Cross consegue ser o SUV de entrada mais barato com motor turbo. O utilitário esportivo se vale do propulsor TSI, com desempenho de sobra. Porém, esta opção básica do modelo da Volks não vem com muitos equipamentos, sequer oferece som ou central multimídia.
7º Hyundai Creta
Versão: Action
Motor: 1.6 16V flex
Potência: 130/123 cv a 6.000 rpm
Torque: 16,5/16 kgfm a 4.500 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
Porta-malas: 431 litros
Principais equipamentos: controles de estabilidade, tração e subidas, monitoramento dos pneus, Isofix, ar-condicionado, trio elétrico, som com USB e Bluetooth, piloto automático, sensor crepuscular, alarme, volante com regulagens de altura e profundidade, start/stop do motor, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 16”
Preço: R$ 116.590
O Creta garante seu lugar entre os SUVs de entrada mais baratos graças ao modelo antigo – o novo custa R$ 16 mil a mais. O crossover sobrevive em opção solitária Action, a única também a usar o motor 1.6 Gamma. Entre os destaques, o espaço interno parecido com o de crossovers médios, e o baixo custo de manutenção.
8º Jeep Renegade
Versão: T270
Motor: 1.3 8V turboflex
Potência: 185/180 cv a 5.750 rpm
Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
Porta-malas: 385 litros
Principais equipamentos: seis airbags, frenagem autônoma de emergência, controles de estabilidade, tração e subidas, câmera de ré, faróis full LED, DRL, monitoramento dos pneus, Isofix, ar-condicionado, trio elétrico, multimídia com tela de 7” e conexão sem fio com celular, piloto automático, alarme, volante com regulagens de altura e profundidade, start/stop do motor e rodas de liga leve aro 17”
Preço: R$ 125.990
A Jeep acaba de lançar uma nova versão de entrada do seu SUV compacto, e ele já figura na lista dos mais baratos do país, à frente de Nivus e Tracker. Esse Jeep Renegade sem sobrenome custa R$ 9 mil a menos que a variante Sport e vem com bom recheio de equipamentos. O motor é o valente 1.3 com até 185 cv de potência com etanol.
Principais equipamentos: seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo com frenagem autônoma de emergência, controles de estabilidade, tração e subidas, câmera e sensor de ré, faróis de LED, DRL, monitoramento dos pneus, Isofix, ar-condicionado, carregador de smartphone por indução, quadro de instrumentos eletrônico, trio elétrico, multimídia com tela de 8” e conexão com celular, piloto automático, alarme, volante com regulagens de altura e profundidade, start/stop do motor e rodas de liga leve aro 16”
Preço: R$ 127.390
O crossover compacto só é negociado em duas versões de acabamento e a Comfortline figura entre os SUVs de entrada mais baratos. Além do bom motor turbo TSI – mesmo do VW T-Cross -, tem comportamento dinâmico apurado e itens de assistência ao motorista importantes, como o ACC com frenagem automática. A propósito, é um dos mais bem equipados da lista.
Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, câmera de ré, DRL, Isofix, ar-condicionado, trio elétrico, multimídia com tela de 8” e conexão com celular, chave presencial, sensor crepuscular, piloto automático, alarme e volante com regulagens de altura e profundidade
Preço: R$ 127.690
A configuração sem sobrenome do Chevrolet Tracker fecha o ranking de SUVs de entrada mais baratos do país. Custa só R$ 300 a mais que o Nivus, ganha em espaço interno da cabine, perde em equipamentos – até o ar deixou de ser automático nesta versão. Mesmo assim, tem bom recheio e o motor turboflex de três cilindros.
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