Latin NCAP: Ford Ka 2019 conquista três estrelas na proteção aos adultos

Nota para proteção aos ocupantes infantis foi de quatro estrelas no Ford Ka 2019

Depois da péssima avaliação no último teste do Latin NCAP, o Ford Ka 2019 melhora seu desempenho nos testes de impacto. A marca reforçou a estrutura lateral do modelo compacto e conquistou três estrelas na proteção ao ocupante adulto e quatro na proteção ao passageiro infantil. O teste foi patrocinado pelo fabricante com uma unidade produzida a partir do dia 18 de julho.

Ka 2019
Foto | Latin NCAP/Divulgação

Impacto frontal

Par aos passageiros adultos o Ford Ka 2019 proporcionou proteção adequada a cabeça do motorista que atingiu o airbag completamente. A proteção para o passageiro dianteiro também foi boa. Os pescoços dos ocupantes dianteiros também tiveram boa proteção.

Já a proteção ao tórax do motorista foi adequada e os cintos de segurança ofereceram boa proteção ao tórax do passageiro. Porém, apenas o cinto de segurança do motorista está equipado com pré-tensionadores.

Ka 2019
Foto | Latin NCAP/Divulgação

Na proteção aos joelhos de motorista e passageiro a proteção foi ruim porque foram notadas estruturas perigosas na área do painel contra as quais poderiam ter impactado. Já a proteção para as tíbias do motorista apresentaram boa proteção, enquanto as do passageiro, adequada para boa. A proteção dos pés do motorista é adequada. A área dos pés foi considerada instável e a estrutura do habitáculo, estável.

Impacto lateral

No impacto lateral, o Ford Ka 2019 ofereceu boa proteção para a cabeça e o abdome, proteção adequada para a pélvis e fraca para o tórax. Vale ressaltar que a porta traseira se abriu durante o teste de impacto lateral. O hatch não vem de série com ESC, airbags laterais e de cortinas como itens de série. O teste de impacto lateral de poste não foi realizado. Mesmo sem a ausência dos itens, o Ka 2019 conquistou três estrelas na proteção aos ocupantes adultos.

Retenção infantil

Na proteção aos passageiros infantis, o Sistema de Retenção Infantil (SRI) para a criança de três anos foi capaz de evitar um deslocamento excessivo para frente durante o impacto, oferecendo boa proteção para o impacto frontal e latera. O Ka 2019 também conta com ancoragens ISOFIX e Top tether.

Já o desempenho dinâmico do dummy de um ano e meio ofereceu boa proteção no impacto frontal e lateral, tendo sido instalado o SRI com ancoragens ISOFIX e apoio de pé. O modelo falha em não poder se desligar o airbag do passageiro quando um SRI é instalado voltado para trás. O modelo também peca porque a sinalização das ancoragens ISOFIX não atende aos requisitos do Latin NCAP. Todos os SRIs avaliados na instalação foram aprovados. Mesmo com os deslizes, o modelo conquistou quatro estrelas para a proteção dos ocupantes crianças.

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