Nota para proteção aos ocupantes infantis foi de quatro estrelas no Ford Ka 2019
Depois da péssima avaliação no último teste do Latin NCAP, o Ford Ka 2019 melhora seu desempenho nos testes de impacto. A marca reforçou a estrutura lateral do modelo compacto e conquistou três estrelas na proteção ao ocupante adulto e quatro na proteção ao passageiro infantil. O teste foi patrocinado pelo fabricante com uma unidade produzida a partir do dia 18 de julho.
Impacto frontal
Par aos passageiros adultos o Ford Ka 2019 proporcionou proteção adequada a cabeça do motorista que atingiu o airbag completamente. A proteção para o passageiro dianteiro também foi boa. Os pescoços dos ocupantes dianteiros também tiveram boa proteção.
Já a proteção ao tórax do motorista foi adequada e os cintos de segurança ofereceram boa proteção ao tórax do passageiro. Porém, apenas o cinto de segurança do motorista está equipado com pré-tensionadores.
Na proteção aos joelhos de motorista e passageiro a proteção foi ruim porque foram notadas estruturas perigosas na área do painel contra as quais poderiam ter impactado. Já a proteção para as tíbias do motorista apresentaram boa proteção, enquanto as do passageiro, adequada para boa. A proteção dos pés do motorista é adequada. A área dos pés foi considerada instável e a estrutura do habitáculo, estável.
Impacto lateral
No impacto lateral, o Ford Ka 2019 ofereceu boa proteção para a cabeça e o abdome, proteção adequada para a pélvis e fraca para o tórax. Vale ressaltar que a porta traseira se abriu durante o teste de impacto lateral. O hatch não vem de série com ESC, airbags laterais e de cortinas como itens de série. O teste de impacto lateral de poste não foi realizado. Mesmo sem a ausência dos itens, o Ka 2019 conquistou três estrelas na proteção aos ocupantes adultos.
Retenção infantil
Na proteção aos passageiros infantis, o Sistema de Retenção Infantil (SRI) para a criança de três anos foi capaz de evitar um deslocamento excessivo para frente durante o impacto, oferecendo boa proteção para o impacto frontal e latera. O Ka 2019 também conta com ancoragens ISOFIX e Top tether.
Já o desempenho dinâmico do dummy de um ano e meio ofereceu boa proteção no impacto frontal e lateral, tendo sido instalado o SRI com ancoragens ISOFIX e apoio de pé. O modelo falha em não poder se desligar o airbag do passageiro quando um SRI é instalado voltado para trás. O modelo também peca porque a sinalização das ancoragens ISOFIX não atende aos requisitos do Latin NCAP. Todos os SRIs avaliados na instalação foram aprovados. Mesmo com os deslizes, o modelo conquistou quatro estrelas para a proteção dos ocupantes crianças.