Fábrica da VW no Paraná retornou às atividades em 18 de maio com a produção do T-Cross e do Fox 2021, que chegará nas próximas semanas
Fox 2021 Connect
Foto | Volkswagen/Reprodução

A Volkswagen ensaia sua virada no mercado brasileiro desde 2017, quando iniciou a renovação de sua linha. A marca inclusive faz questão de usar o termo “Nova VW” em todas as apresentações. De fato, lançou novos modelos, como Polo, Virtus, Tiguan Allspace, Jetta, T-Cross e agora o Nivus, que chegará ao mercado em julho. Isso sem contar as versões esportivas para Polo, Virtus e Jetta. Porém, a “Nova VW” fica velha com o Fox seguindo em produção.

Lançado em outubro de 2003, o Fox completará 17 anos de produção ininterrupta no Brasil. O Fox é um dos modelos mais antigos em fabricação no Brasil, perdendo somente para os Fiat Doblò e Strada.

Fox Xtreme 2021
Foto | Volkswagen/Reprodução

Foi para até para Europa

O modelo foi vendido na Europa de 2005 a 2011. No mercado europeu, ele tinha acabamento diferenciado e equipamentos de segurança que não eram exigidos no Brasil quando foi lançado como os freios com assistência ABS e airbags duplos que só se tornaram obrigatórios no Brasil em 2014. Já o controle de estabilidade (ESC) que ainda não é exigido no mercado brasileiro para modelos em produção foi ofertado no Fox exportação.

Na Europa, o Fox brasileiro foi substituído pelo up!.

Só é vendido no Brasil

Atualmente, o Fox é ofertado somente no mercado brasileiro. Em março, o Fox deu adeus ao mercado argentino e pôs fim ao seu passaporte que já teve até carimbo europeu.

Plataforma PQ24

O modelo é construído a partir da plataforma PQ 24 que estreou em 2002 na antiga geração do Polo. A arquitetura também é usada por Gol e Voyage.

A plataforma antiga contrasta com a moderna MQB dos últimos lançamentos da marca. Enquanto os atuais modelos da VW obtiveram cinco estrelas na proteção aos passageiros adultos e infantis nos teste de impacto do instituto Latin NCAP, o Fox obteve apenas três estrelas.

Fox 2021 Connect
Foto | Volkswagen/Reprodução

Fox 2021

Para atender a atual legislação vigente no Brasil, a VW adaptou cinto de três pontos no assento central traseiro e apoio de cabeça central, além da fixação para cadeirinha infantil do tipo ISOFIX no Fox 2021. Mas as novidades em segurança param aí.

Quando se olha para os lançamentos recentes da marca, a diferença de idade se mostra na ausência de airbags laterais, controles de tração (ASR) e estabilidade (ESC) que são equipamentos padrão nos últimos lançamentos da “Nova VW”.

Na verdade, o Fox ganhou em 2014 os importantes itens de segurança quando passou a ser equipado com o motor 1.6 16V. Porém com o fim da oferta do motor em 2017, foram retirados os importantes equipamentos de segurança.

Fox 2021 Connect
Foto | Volkswagen/Reprodução

O VW Fox 2021 começou a ser produzido na semana passada com cerca de 30 unidades diárias. Nessa semana seriam cerca de 100 modelos produzidos por dia. As concessionárias devem receber as primeiras unidades 2021 nas próximas semanas.

Com projeto totalmente pago e com bons números de venda antes da pandemia de coronavírus, o Fox é um modelo bem lucrativo para VW. O modelo se vende praticamente sozinho e quase não há investimentos em sua divulgação.

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No mundo pós-covid-19, o Fox 2021 deverá ganhar protagonismo. Com o poder aquisitivo prejudicado, a procura por modelos mais “baratos” tende a aumentar.

Versões

O VW Fox 2021 deverá continuar a ser ofertado nas versões Xtreme e Connect sempre equipadas com motor 1.6 8V e câmbio manual de cinco velocidades.

Fox Xtreme 2021
Foto | Volkswagen/Reprodução

Números

O VW Fox ainda vende muito bem. Em 2019, o compacto registrou 38.487 unidades vendidas. Já nos quatro primeiros meses de 2020, foram emplacadas 6.858 unidades.

Ainda com bons números de vendas, o Fox deve continuar em produção até o fim de 2021, já que a partir de janeiro de 2022 serão exigidos controles de estabilidade (ESC) e tração (ASR) para todos os automóveis fabricados no Brasil.

Até lá a marca deve seguir com a calculadora na mão para ver se os custos de calibração do motor 1.6 8V aos itens de segurança valerão o investimento.

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