Esses são os 5 hatches compactos com melhor custo-benefício
Compartilhar
Listamos 5 hatches compactos com motor 1.0 que tem melhor custo de aquisição para o seu bolso
Segmento que ainda representa boa parcela das vendas de automóveis no Brasil, os hatches compactos deram uma renovada nos últimos dois anos. A reportagem do Autos Segredos lista 5 opções que com valores de R$ 46.490 a R$ 53.590, lembrando que são os preços sugeridos. Nos sites de ofertas dos fabricantes, os valores podem ser menores. Veja o qual deles oferta o melhor custo-benefício.
5 – Fiat Argo 1.0 – R$ 48.990
Sem nome, a versão de entrada do Fiat Argo 1.0 tem preço sugerido de R$ 48.990. Apesar de quase beirar os R$ 50 mil, ela é a opção que apresenta o pior custo-benefício. O hatch abre mão até o limpador e desembaçador do vidro traseiro. Equipamento de som então, esqueça. Ela oferece somente preparação para rádio com chicote e antena.
Os principais itens de série são:
Alarme antifurto
Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
Ar- condicionado
Banco traseiro rebatível
Chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
Direção elétrica progressiva
ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
Follow me home
Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
Preparação para rádio (chicote e antena)
Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
Rodas de aço estampado 5.5 x 14? com calotas integrais + Pneus “verde” com baixa resistência a rolagem 175/65 R14
Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível)
Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento
Volante com regulagem de altura
4 – Renault Sandero 1.0 Life – R$ 48.290
O Renault Sandero aparece como a quarta melhor opção por custar R$ 700 a menos que o Argo e por oferecer airbags laterais como itens de série, além do limpador de desembaçador do vidro traseiro. De resto, assim como o hatch da Fiat a lista de itens de série não oferece nem rádio.
Confira os principais itens de série:
Abertura elétrica do porta-malas
Ar- condicionado
Chave canivete
Direção eletro-hidráulica
Travas elétricas das portas e do porta-malas
Vidros dianteiros elétricos
Lanternas traseiras com assinatura em led integral
Luzes diurnas em led integradas aos faróis dianteiros
Rodas de aço com calotas 15″
4 airbags (2 frontais e 2 laterais)
Pré-disposição para som
Indicador de troca de marchas
3 – Hyundai HB20 1.0 Sense – R$ 46.490
Como terceira melhor opção, o Hyundai HB20 1.0 Sense é o mais barato das cinco opções e isso o credencia para o terceiro lugar. Apesar de não ofertar segurança extra como airbags laterais e controles de tração e estabilidade como itens de série, o hatch tem uma lista melhor de equipamentos que a do Argo e do Sandero. O hatch coreano oferta rádio e comandos de som no volante.
Confira os principais itens de série do HB20 Sense:
Faróis com máscara negra
Calotas de 14″, modelo Speed, pneus 175/70 R14
Painel de instrumentos Supervision Cluster
Ar-condicionado
Direção elétrica progressiva
Travas elétricas nas portas e porta-malas
Computador de bordo com 7 funções: autonomia, consumo médio em km/l, consumo instantâneo em km/l, tempo de viagem, hodômetro parcial (x2) e aviso de revisão
Banco do motorista com regulagem de altura
Espelho de cortesia no para sol para motorista e passageiro
Acionamento intermitente do indicador de direção (3x)
Travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h
Vidros elétricos dianteiros
Rádio blueAudio integrado ao painel com conexão Bluetooth com streaming de áudio e acesso a agenda e histórico de chamadas, MP3 player, conexão USB e comandos de áudio e Bluetooth® no volante
O Volkswagen Polo 1.0 é o mais caro das cinco opções, mas em função da boa lista de itens de série, ele fica com o segundo melhor custo-benefício. Sua lista de itens de série oferta itens como airbags laterais, controles de tração e estabilidade, sistema de som, alarme e vidros nas quatro portas.
Veja os principais equipamentos que o hatch alemão oferece:
Direção elétrica
“HHC” (Hill Hold Control) – assistente para partida em aclive/subida
“Keyless” – sistema de alarme com comando remoto
2 airbags dianteiros com desativação do passageiro e 2 laterais para os ocupantes dianteiros
4 alto-falantes
Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros
Antena no teto
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
Banco traseiro com encosto rebatível
Computador de bordo com display multifuncional plus
Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Controle de tração (ASR), Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
Faróis duplos
Maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo
Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro
Rodas de aço aro 15″ com pneus 185/65 R15 e super-calotas “Sports”
Sistema de infotainment “Media Plus” com rádio AM/FM, bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e AUX-IN
Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros
1 – Chevrolet Onix 1.0 – R$ 49.690
Último dos cinco a passar por completa mudança visual, o Chevrolet Onix 1.0 é apenas o quarto modelo mais barato entre os compactos aqui listados, mas sua lista de equipamentos é disparada a melhor das cincos opções listadas nessa matéria. Ele é o único, por exemplo, a ofertar airbags de cortina. Vidros elétricos nas quatro portas, controles de estabilidade e tração são equipamentos padrão, o que fazem dele a melhor opção para quem procura um hatch 1.0.
Veja os principais equipamentos de série do Onix 1.0:
6 Airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina)
Alerta do cinto de segurança para todos os passageiros
Cinto de segurança do motorista com ajuste de altura
Controle eletrônico de estabilidade e tração
Lanterna de neblina
Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro
Luzes laterais indicadoras de direção
Regulagem de altura dos faróis
Sistema de imobilização do motor
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
Espelhos retrovisores externos pretos
Maçanetas externas na cor preta
Maçanetas internas na cor prata
Roda de aço aro 14″ com calotas integrais
Ar-condicionado
Assistente de partida em aclive
Chave tipo canivete dobrável
Computador de bordo
Controlador de limite de velocidade
Controles do rádio e telefone no volante
Desembaçador elétrico do vidro traseiro
Direção Elétrica Progressiva
Indicador de troca de marchas
Interruptor para inibir o air bag do lado do passageiro (com indicação visual)
Luz de cortesia no porta-malas
Sistema de luz “siga-me” (faróis permanecem acesos por um período de tempo após travamento das portas)
Sistema de luz “leve-me” (acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas)
Trava elétrica da tampa de combustível
Trava elétrica das portas com acionamento na chave
Painel de instrumentos 3,5″
Vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por “um toque”, anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave
Banco traseiro bipartido e rebatível
Conjunto de alto falantes – 4 unidades (2 tweeters e 2 dianteiros)
Entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento)
Rádio AM/FM stereo, MP3/WMA player, Bluetooth e entrada USB dupla (apenas carregamento)
Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.