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10 carros completos por até R$ 50 mil

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Hatches, sedãs, monovolumes e até SUVs para escapar da alta dos preços dos 0 km e seminovos

Por Fernando Miragaya

Nove em cada 10 pessoas que conversam sobre carros com esse escriba que vos dirige tais letras classifica o preço dos automóveis atualmente como “imoral”. A inflação no setor automotivo alcançou níveis estratosféricos e hoje qualquer compacto um pouco mais equipado passa fácil dos R$ 100 mil. Como os seminovos também estão colados nessa escalada de preços, o jeito é partir para usados um pouco mais antigos.

Autos Segredos fez um levantamento de 10 carros completos até R$ 50 mil. São modelos de tipos e anos variados Tem hatch compacto, sedã, station-wagon média, monovolume, picape e SUV, boa parte com até uma década de uso, mas que podem ser uma ótima opção de automóvel mais equipado e funcional para o seu dia-a-dia. 

Como sempre frisamos, tempo e quilometragem não são tudo na escolha de um veículo de segunda mão. Histórico de manutenção e estado de conservação são muito mais importantes na escolha do usado. Por isso, é preciso pesquisar bastante não só o veículo desejado, como também o seu retrospecto. E não fechar negócio na empolgação.

Veja, então, 10 carros completos até R$ 50 mil que separamos. Os preços aqui são valores médios baseados em pesquisas em sites especializados na compra e venda de automóveis na penúltima semana de abril de 2022. 

Honda Fit LXL 2011

  • Preços: entre R$ 40 mil e R$ 46 mil
  • Motor: 1.4 16V
  • Potência: 101/100 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 13 kgfm a 4.800 rpm
  • Câmbio: automático de cinco marchas
  • Consumo etanol: 6,6 e 11,0 km/l (PBEV)
  • Consumo gasolina:  8,5 e 12,5 km/l (PBEV)
  • Porta-malas: 384 litros
  • Atenção: válvulas com folgas e estado dos componentes da suspensão
  • Principais equipamentos: airbag duplo, freios com ABS, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, ajustes de altura e de profundidade do volante, computador de bordo, som com CD player, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna das tampas do porta-malas e do reservatório de combustível, descansa-braço dianteiro, rodas de liga-leve e banco traseiro rebatível e bipartido

O monovolume da Honda é sempre uma dica confiável de carro completo até R$ 50 mil. Com sua fama de robusto e de veículo inquebrável, o Fit também atrai pelo espaço interno e boa capacidade do porta-malas. Nesta segunda geração, o modelo tinha duas opções de motores, entre eles este 1.4 com comando variável, que tem consumo regular e manutenção relativamente simples.

O câmbio automático de cinco marchas desta fase do Honda Fit anima mais que os CVTs que vieram antes e depois. Destaque ainda para os freios a disco nas quatro rodas da versão LXL. De ruim no carro, a suspensão dura, a frente que costuma raspar em qualquer rampa e o acabamento interno. 

Volkswagen Gol Comfortline 1.6 MI 2015

  • Preços: entre R$ 38 mil e R$ 43 mil
  • Motor: 1.6 8V
  • Potência: 104/101 cv a 5.250 rpm
  • Torque: 15,6/15,4 kgfm a 2.500 rpm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Consumo etanol: 7,8 e 9,5 km/l (PBEV)
  • Consumo gasolina:  11,1 e 13,6 km/l (PBEV)
  • Porta-malas: 285 litros
  • Atenção: cabeçotes de motor, barulhos nas portas e acabamento do volante descascando
  • Principais equipamentos: airbag duplo, freios com ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, ajuste de altura do volante, computador de bordo, som com CD player, USB e Bluetooth, banco do motorista com regulagem de altura e banco traseiro rebatível

O compacto é aquele carro fácil de achar e vender. Além da fama de robustez e ótima liquidez, o Gol tem manutenção considerada simples e abundância de peças no mercado de reposição. O desempenho do velho motor 1.6 EA 111 não deixa a desejar, acompanhado de um câmbio manual com curso justo, engates precisos e bem escalonado.

Porém, conforto nunca foi o forte do Volkswagen Gol. O acabamento é fraco, a suspensão tem acerto firme e a posição de dirigir é pouco ergonômica. Além disso, é preciso ficar atento às diferentes configurações do hatch à época com o motor 1.6, já que muitos ofereciam ar, retrovisores elétricos e rodas de liga-leve como itens opcionais.

Renault Fluence Dynamique Plus 2.0 2015/16

  • Preços: entre R$ 45 mil e R$ 48 mil
  • Motor: 2.0 16 V
  • Potência: 143/140 cv a 5.250 rpm
  • Torque: 20,3/19,9 kgfm a 3.750 rpm
  • Câmbio: automático CVT com seis marchas simuladas
  • Consumo etanol: 6,1 e 7,4 km/l (PBEV)
  • Consumo gasolina:  8,7 e 10,7 km/l (PBEV)
  • Porta-malas: 530 litros
  • Atenção: ruídos na coluna de direção e na caixa e comportamento da suspensão
  • Principais equipamentos: airbags frontais e laterais dianteiros, freios com ABS, sensor de ré, ar-condicionado automático bizona, direção elétrica, trio elétrico, chave presencial para acionamento do motor, ajustes de altura e de profundidade do volante, computador de bordo, central multimídia com Bluetooth, USB e GPS, sensor de luminosidade e de chuva, bancos de couro, faróis de neblina, rodas de liga-leve, banco do motorista com regulagem de altura, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e abertura interna das tampas do porta-malas e do reservatório de combustível

Um dos sedãs médios incompreendidos do mercado, e dos mais equipados entre os 10 carros completos por até R$ 50 mil. Projeto sul-coreano para substituir o Renault Mégane, o Fluence também padeceu do mal de tentar brigar com a dupla Civic/Corolla. Obviamente não teve sucesso, mas é uma ótima opção de sedã usado espaçoso, confortável e bem recheado.

O motor 2.0 garante bom desempenho e rodar suave em conjunto com a caixa CVT – que tem marchas virtuais. Só não espere eficiência, principalmente com etanol no tanque. Também é preciso estar ciente de que a manutenção não é lá muito barata e a liquidez do modelo da marca francesa é um problema.

Fiat Strada Adventure Locker 1.8 CE 2011

  • Preços: entre R$ 46 mil e R$ 50 mil
  • Motor: 1.8 16 V
  • Potência: 132/130 cv a 5.250 rpm
  • Torque: 18,9/18,4 kgfm a 4.500 rpm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Consumo etanol: 6,5 e 9,3 km/l (PBEV)
  • Consumo gasolina:  7,3 e 10,6 km/l (PBEV)
  • Caçamba: 910 litros
  • Atenção: problemas nos pistões, infiltração de água na cabine e ruídos na suspensão
  • Principais equipamentos: airbags frontais, freios com ABS, ar-condicionado, bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro, direção hidráulica, trio elétrico, ajuste de altura do volante, computador de bordo, som com Bluetooth e USB e GPS, faróis de neblina e de milha, rodas de liga-leve, banco do motorista com regulagem de altura e capota marítima

Para quem curte picape, a Strada pode ser uma opção de carros completos até R$ 50 mil. Ainda mais na configuração Adventure, uma das mais completas da linha, com visual cheio de apliques na carroceria, pneus de uso misto, estribos laterais e suspensão reforçada. As opções cabine estendida se encaixam na nossa régua de preço e ainda é possível encontrar exemplares com opcionais interessantes, como retrovisor eletrocrômico.

Outra boa nesta Fiat Strada é a função Locker. O bloqueio eletrônico do diferencial não vai permitir a você desbravar trilhas inóspitas, mas pode fazer a diferença em uma situação de atoleiro. O motor 1.8 E.torQ é beberrão e áspero, porém, tem força de sobra para mover a picape e ajudar a garantir uma capacidade de carga de 685 kg.

Toyota Fielder XEi AT 2008

  • Preços: entre R$ 35 mil e R$ 41 mil
  • Motor: 1.8 16 V
  • Potência: 136/132 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 17,5/17,3 kgfm a 4.200 rpm
  • Câmbio: automático de quatro marchas
  • Consumo etanol: 7 e 9 km/l (testes da época)
  • Consumo gasolina: 10 e 13 km/l (testes da época)
  • Porta-malas: 411 litros
  • Atenção: válvulas com folgas, componentes da suspensão e prazos de troca do fluido da transmissão
  • Principais equipamentos: airbags frontais, freios com ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, ajuste de altura do volante, computador de bordo, som com CD player, faróis de neblina, rodas de liga-leve, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna da tampa do porta-malas e banco traseiro rebatível e bipartido

Se depender das nossas listas, as peruas jamais morrerão. Está aí a Toyota Fielder entre os carros completos até R$ 50 mil que não nos deixa mentir. Apesar de ter saído de linha exatamente neste ano de 2008, a station-wagon usufrui das mesmas virtudes do sedã Corolla: boa reputação mecânica, facilidade de peças e fama de manutenção que não dá dor de cabeça.

O motor 1.8 16V tem aquele comportamento pacato, contudo bastante confortável. O porta-malas é menor que o do sedã, mas assim mesmo leva bastante coisa e tem ótimo vão para colocação de bagagens. Boa liquidez e valorização também acompanham a Fielder no segmento de usados e é fácil achar modelos com bancos de couro, que era opcional na XEi.

Hyundai Tucson GLS 2013

  • Preços: entre R$ 42 mil e R$ 49 mil
  • Motor: 2.0 16 V
  • Potência: 146/142 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 19,7/19,1 kgfm a 4.500 rpm
  • Câmbio: automático de quatro marchas
  • Consumo etanol: 5,2 e 6,6 km/l (PBEV)
  • Consumo gasolina: 7,2 e 9,1 km/l (PBEV)
  • Porta-malas: 528 litros
  • Atenção: rolamentos dianteiros, pastilhas e discos dos freios e ruídos na suspensão
  • Principais equipamentos: airbags frontais, freios com ABS, sensor de ré, ar-condicionado automático, retrovisores rebatíveis eletricamente, direção hidráulica, trio elétrico, ajuste de altura do volante, multimídia com GPS, USB e Bluetooth, chave presencial, bancos de couro, sensor de luminosidade, faróis de neblina, rodas de liga-leve, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna da tampa do porta-malas e banco traseiro rebatível e bipartido

O SUV já era montado em Goiás nesta época e passou a usar motor flex em 2013 – por isso, existem exemplares só movidos a gasolina anunciados também. O motor 2.0 da família Beta garante bom desempenho ao SUV médio, só que bebe bem. O câmbio automático de quatro marchas, apesar de garantir conforto, não contribui para a eficiência, com muitas imprecisões.

Porém, tem-se um utilitário esportivo com boa altura em relação ao solo e robustez na medida certa. Além disso, o espaço interno e o porta-malas o credenciam como um bom carro completo até R$ 50 mil e para uso familiar. Fique atento porque, apesar de ter vendido bem, é difícil encontrar peças específicas do Tucson.

Chevrolet Onix LTZ 1.4 2014/15

  • Preços: entre R$ 45 mil e R$ 50 mil
  • Motor: 1.4 8V
  • Potência: 106/98 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 13,9/13,0 kgfm a 4.800 rpm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Consumo etanol: 7,9 e 9,6 km/l (média de testes da época)
  • Consumo gasolina: 11,4 e 13,5 km/l (média de testes da época)
  • Porta-malas: 280 litros
  • Atenção: ruídos na coluna de direção, pedal do freio e barulhos internos 
  • Principais equipamentos: airbags frontais, freios com ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, ajuste de altura do volante, multimídia com USB e Bluetooth, faróis de neblina, rodas de liga-leve, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna da tampa do porta-malas e banco traseiro rebatível e bipartido

Em 2014, o Chevrolet Onix ainda não era o automóvel de passeio mais emplacado do país, mas dava sinais de que assumiria o posto. O compacto já vendia bem graças ao custo/benefício interessante, manutenção com preços razoáveis e versões que o credenciam como um dos carros completos até R$ 50 mil.

A opção LTZ era a topo de linha e oferece bom recheio, mesmo para os dias de hoje. No conjunto mecânico, o velho e conhecido motor 1.4, que, apesar da idade e da aspereza no rodar, destaca-se pela robustez. Conforto, acabamento e isolamento acústico, porém, deixam a desejar no compacto da GM.

Ford New Fiesta Hatch Titanium 1.6 2014/15

  • Preços: entre R$ 45 mil e R$ 50 mil
  • Motor: 1.6 16V
  • Potência: 130/125 cv a 6.500 rpm
  • Torque: 16,0/15,4 kgfm a 5.000 rpm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Consumo etanol: 8,0 e 9,9 km/l (PBEV)
  • Consumo gasolina: 11,7 e 14,1 km/l (PBEV)
  • Porta-malas: 281 litros
  • Atenção: vazamentos na suspensão, bomba de combustível e ruídos internos 
  • Principais equipamentos: controles de estabilidade e de tração, airbags frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina, freios com ABS, assistente à subida em rampas, Isofix, sensor de ré, retrovisor eletrocrômico, ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico, bancos de couro, sensores de luminosidade e de chuva, ajustes de altura e de profundidade do volante, multimídia com USB e Bluetooth, controle de cruzeiro, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga-leve, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna da tampa do porta-malas e banco traseiro rebatível

Um dos carros completos até R$ 50 mil mais equipados é esta versão topo de linha do saudoso New Fiesta – da época em que a Ford ainda tinha fábrica no Brasil. O compacto tem bastante itens de segurança e de conforto, e acerto dinâmico interessante dentro do segmento. 

O motor 1.6 da família Sigma é girador e trabalha melhor em rotações altas. Mesmo assim, é um bom conjunto para a cidade, com consumo moderado – ainda mais para os padrões de 2015. Só não espere muito em termos de espaço interno e no porta-malas, nem do acabamento.

Nissan Versa SV 1.6 2015/16

  • Preços: entre R$ 37 mil e R$ 46 mil
  • Motor: 1.6 16V
  • Potência: 111 cv a 5.600 rpm
  • Torque: 15,1 kgfm a 4.000 rpm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Consumo etanol: 8,6 e 10,2 km/l (PBEV)
  • Consumo gasolina: 12,4 e 14,8 km/l (PBEV)
  • Porta-malas: 460 litros
  • Atenção: fixação dos para-choques, dificuldades em engatar as marchas e parte elétrica 
  • Principais equipamentos: airbags frontais, freios com ABS, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, ajustes de altura e de profundidade do volante, som com USB e Bluetooth, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna das tampa dos porta-malas e do reservatório de combustível

O Versa em questão é uma boa pedida para quem quer um carro mais novo, relativamente equipado e até R$ 50 mil. A configuração SV do sedã compacto que era produzido no Brasil vem com o mínimo para se sobreviver no trânsito com dignidade, mas ganha pontos mesmo é no generoso espaço interno e na capacidade do porta-malas.

Além disso, o Versa sempre se destacou por ter um dos custos das revisões mais baixos do segmento de compactos. O motor 1.6 é o suficiente para mover o modelo e também preza pela economia. Os bancos poderiam ser mais confortáveis e o acabamento, menos datado – mesmo para 2016.

Suzuki Grand Vitara 2011

  • Preços: entre R$ 45 mil e R$ 49 mil
  • Motor: 2.0 16V
  • Potência: 140 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 18,7 kgfm a 4.000 rpm
  • Câmbio: automático de quatro marchas
  • Consumo etanol: 7,8 km/l (médias de testes da época)
  • Consumo gasolina: 9,5 km/l (médias de testes da época)
  • Porta-malas: 398 litros
  • Atenção: barulhos na transmissão, folgas na direção e ruídos na suspensão
  • Principais equipamentos: airbags frontais, freios com ABS, Isofix, ar-condicionado automático, direção hidráulica, trio elétrico, ajustes de altura e de profundidade do volante, som com disqueteira para seis CDs, USB e Bluetooth, computador de bordo, descansa-braço dianteiro, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível e bipartido

Mais um SUV para fechar a nossa lista de carros completos até R$ 50 mil. E logo um com DNA 4×4 da Suzuki. O Grand Vitara é muito idolatrado por adeptos dos sport-utilities, tanto pela robustez, como pelas capacidades off-road e altura do solo de 20 cm.

O motor 2.0 apresenta um desempenho satisfatório, sem grandes arroubos de performance e um pouco limitado pela caixa de quatro velocidades. O modelo oferece conforto a bordo e ainda é possível levar as variantes com tração nas quatro rodas dentro da nossa régua de R$ 50 mil.

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