Apesar da dificuldade enfrentada por todos os fabricantes com a falta de insumos, marca estima que manterá números de 2021 e venderá 8 mil carros em 2022 no país
A Volvo registrou 8.273 veículos vendidos no Brasil em 2021 e para 2022 a marca estima manter o patamar de 8 mil unidades. A falta de insumos que assola toda a indústria automotiva mundial não permitirá uma expansão dos números de vendas. No entanto, a Volvo tem como meta, emplacar cerca de 3.500 carros elétricos neste ano.
Segundo o diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil, João Oliveira, do total estimado a ser vendido de modelos elétricos, 2.500 seriam do XC40 e 1 mil unidades do recém lançado C40.
O executivo também adianta que o XC40 receberá uma nova versão em 2022 com outra motorização 100% elétrica que contribuirá para aumentar as vendas do SUV.
Mundialmente, a meta da Volvo Cars é chegar a 2030 sendo uma marca 100% elétrica. Visando alcançar o objetivo, a marca erguerá uma fábrica de baterias em parceria com a Northvolt.
A fábrica será construída na cidade de Gotemburgo na Suécia e entrará em operação em 2025. A capacidade anual da instalação será de até 50 gigawatts-hora (GWh), fornecendo baterias para 500 mil carros anualmente.
“Se a Volvo quer virar uma marca 100% a partir de 2030 e nessa época a marca estará vendendo bem mais de 1 milhão de carros elétricos, nós teremos que ter acesso a muitas baterias, esse é um dos princípios. Outro princípio tem haver com a estratégia, a Volvo precisa dominar essa tecnologia, isso vai ser um componente extremamente importante para o veículo. A terceira etapa permitirá à Volvo ter mais economia de escala. Essas três razões são as principais para termos decidido ter uma fábrica própria na Suécia”, afirma João Oliveira.