InícioMatérias especiaisProjeto de mudança na Kombi é revelado por designer da VW

Projeto de mudança na Kombi é revelado por designer da VW

- publicidade -
- publicidade -

Designer que trabalhou na Volkswagen revela projeto para novo visual da Kombi. Perua receberia elementos que lembram a família Gol

Volkswagen Kombi: designer revela como seria visual da perua
Volkswagen Kombi: designer revela como seria visual da perua


Thiago Ventura

Um dos veículos mais longevos – e até hoje adorados – na história da indústria brasileira poderia ter recebido uma mudança visual nos anos 1990. Trata-se da Volkswagen Kombi, veículo produzido no Brasil de 1957 até 2013.

A revelação foi feita por Luiz Alberto Veiga, ex-chefe de Design da Volkswagen do Brasil, que atuou na empresa entre 1976 e 2016. e 2000. Veiga é conhecido por ter desenhado modelos icônicos na marca, como o Gol (gerações 2,3,4,5 e 6), Fox e Polo Sedan, dentre outros.

Em uma publicação nas redes sociais, o designer apresentou imagens de estudo feito para renovar a Kombi. Veiga, atualmente aposentado, não informou data precisa das imagens, mas aparentemente são de meados dos anos 1990, quando a “Velha Senhora” sofreu uma última grande mudança.

São duas propostas para dianteira da Kombi: na primeira imagem, os faróis redondos ganham um novo formato, que lembra a corrente de uma bicicleta, enquanto as setas na parte de cima, ganham um desenho mais aerodinâmico.

Volkswagen Kombi Standard
Foto | Volkswagen/Divulgação

A outra proposta foi ainda mais radical: a Kombi passaria a ter uma dianteira que lembra o Gol quadrado, com faróis semelhantes ao hatch unidos por uma peça preta. As setas ficariam ao lado, ao invés da parte de cima.

A outra imagem revelada pelo designer Luiz Alberto Veiga mostra a proposta de um novo painel para a Kombi. O utilitário teria uma cabine mais refinada, com elementos que lembram a linha Gol dos anos 1990. O cluster teria formato mais arredondado e uma ressalto no painel colocaria os instrumentos mais voltados para o motorista, incluíndo um nicho para porta objetos.

Relembra a história da restauração e viagem até a Bahia com uma Kombi!

Como bem sabemos, nada disso foi aprovado pela direção da Volkswagen! Em 1997, a Kombi passou a oferecer o famoso “teto-alto” com porta lateral corrediça. Soluções já aplicadas desde os anos 1960 na Europa…

“Juro que nós tentamos. Durante toda minha carreira tentamos fazer um up grade na velha senhora, mas no fim, as novas exigências de segurança determinaram o fim de produção de um dos mais inteligentes automóveis de trabalho de todos os tempos”, afirma o designer.

Em 2006, a Kombi trocou o histórico motor 1.6 refrigerado a ar por um moderno 1.4 da família EA-111. Por conta disso, passou a ostentar um radiador preto na dianteira, sem outra mudança no designer.

Por fim, em 2013, por conta da entrada em vigor de resolução que exigia ABS e duplo airbag nos veículos brasileiros, a perua foi descontinuada. Teve a série de despedida Last Edition, com 1.200 unidades.


Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -