Volkswagen
| em 4 meses ago

Aos 50 anos, VW Golf vai mudar novamente em 2024

Compartilhar

Best seller da Volkswagen mundo afora, Golf já vendeu mais de 37 milhões de unidades em oito gerações e receberá atualização de meia vida na Europa em janeiro

A Volkswagen se prepara para o aniversário de 50 anos de seu hatch médio Golf, um dos maiores sucessos da história da montadora alemã. O modelo que chegou ao velho continente em 1974 para substituir o icônico Fusca está em sua oitava geração, nunca oferecida no Brasil, e será renovado no primeiro mês do ano novo.

A VW promete detalhes visuais mais refinados, em linhas com os últimos lançamentos mais importantes da marca. Além disso, já foram confirmados novos sistemas de assistência e motorizações, assim como novos sistemas de informação, entretenimento e software. A apresentação mundial do novo Golf ocorrerá em poucas semanas, com a pré-venda na Europa programada para o segundo trimestre de 2024.

Ao longo das décadas desde seu surgimento, o portfólio do Golf foi ampliado para incluir mais variações, como o GTI, Cabriolet, Variant e muitas outras. A Volkswagen afirma que o Golf se destacou ao contribuir com a democratização não apenas tecnologias como o conversor catalítico e o sistema de freios antiblocantes (ABS), mas também os airbags, controle de velocidade de cruzeiro e sistemas de assistência eletrônicos, assim como propulsão híbrida leve (mild hybrid) e plug-in.

VEJA TAMBÉM

No Brasil, o modelo apareceu pela primeira vez em 1994. Em sua trajetória por aqui foi importado da Alemanha, do México, e também produzido em Curitiba (PR). A Garagem VW II, acervo de carros históricos na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo, guarda uma unidade do Golf GTi VR6, modelo esportivo e limitado, fabricado no Brasil. Trata-se de uma unidade feita em 2003 e que serviu como carro de teste do departamento de Imprensa e posteriormente foi incorporada ao acervo VW.

Foto | Volkswagen/Divulgação

Junio Paiva

Junio Paiva é estudante do oitavo período de jornalismo na PUC Minas. Além do Portal Autos Segredos, ele atua como estagiário na CDM - Cooperação Para o Desenvolvimento e Morada Humana. Paiva também já estagiou na Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S. A. e Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.