De visual renovado, o Renault Stepway Zen 1.6 chega ao mercado com preço sugerido de R$ 61.190, enquanto o Fiat Argo Trekking é ofertado por R$ 59.990. Apesar de ser R$ 1.200 mais barato que o aventureiro francês, a lista de itens de série do hatch italiano é mais convidativa. O único opcional Stepway é a pintura metálica. Já o Argo Trekking, além da pintura, ainda conta com dois pacotes de opcionais.
O Stepway 2020 ganhou reforços estruturais e aribags laterais. Mas ainda não foi avaliado nos testes de impacto do Latin NCAP. Assim, a nota que ainda vale é do modelo avaliado em 2018, no qual o hatch francês conquistou apenas uma estrela na proteção aos adultos e três na proteção infantil. Já o Argo avaliado nesse ano, não conseguiu notas dignas de louvor, mas elas são melhores que o concorrente. Na proteção ao adulto, foram três estrelas das cinco possíveis e na proteção infantil foram quatro estrelas. Nesse quesito, até o Stepway ser novamente avaliada, o Argo leva a melhor.
Com dimensões maiores, o Renault Stepway Zen conta com 2,59 metros de entre-ixos e 1,72 m de largura. Já o Fiat Argo Trekking tem apenas 2,52 m de entre-eixos e praticamente empata na largura com 1,73 m. Porém, os sete centímetros a mais de entre-eixos garantem a vitória do modelo francês.
O Argo Trekking tem capacidade para 300 litros de bagagem e o Stepway Zen comporta 320 litros. Nesse quesito, o modelo da Renault também leva a melhor.
Com projeto mais moderno, o Argo Trekking tem desenho interno mais agradável e os materiais de acabamento apresentam melhor qualidade. Já o Stepway Zen sente o peso da idade e mesmo com as mudanças pontuais da linha 2020, ele ainda apresenta algumas rebarbas e problemas de encaixes. O desenho também não é tão atrativo como o do concorrente. Sendo assim, o Argo leva a vitória.
Entre os principais itens de série do Argo Trekking estão ar-condicionado, direção elétrica, alarme, vidros dianteiros e traseiros elétricos, retrovisores externos com ajustes elétricos, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, faróis de neblina, entre outros itens.
Já o Stepway Zen oferta ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros elétricos, alarme, sensor de estacionamento, alarme, faróis de neblina, chave canivete, entre outros itens.
O Argo leva a melhor por ter mais itens de série e pela direção assistida eletricamente.
O Stepway Zen oferta somente rádio 2DIN, MP3, USB, entrada auxiliar/iPod, Bluetooth e comando do som na coluna de direção do volante.
Já o Argo Trekking ganha nesse quesito por oferecer com item de série central multimídia com Cetral multimídia com tela de 7″ touchscreen; Apple CarPlay e Android Auto, Navegação GPS embarcada; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM, entrada aux e Porta USB. O hatch também conta com volante multifuncional.
Nenhum dos dois oferta nessas versões os importantes controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas. Nem mesmo como opcionais. O Stepway só oferece na versão acima atrelados a transmissão CVT.
O Argo Trekking oferta os compulsórios freios ABS e airbag duplo. Como equipamentos extras, o hatch oferta gancho universal para fixação de cadeira infantil ISOFIX, cintos de três pontos e apoio de cabeça central para passageiro do meio do banco traseiro.
Já o Stepway Zen também oferta os obrigatórios freios ABS e airbag duplo. Já a lista extra é composta também pelo gancho universal para fixação de cadeira infantil ISOFIX, cintos de três pontos e apoio de cabeça central para o passageiro central do banco traseiro. Mas os a marca francesa vai além e também oferta airbags laterais o que lhe garantem a vitória.
O Renault Stepway Zen é equipado com o motor 1.6 16 SC3e que rende 118 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 16 kgfm a 4.000 rpm com etanol no tanque. Já com gasolina a potência é de 115 cv a 5.500 rpm e torque de 16 kgfm 4.000 rpm.
Já o Argo Trekking conta com motor 1.3 Firefly com potência de 109 cv com a 6.250 rpm e torque de 14,2 kgfm a 3.500 rpm com etanol no tanque e 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm.
Ambos são equipados com transmissão manual de cinco velocidades.
Os dois motores atendem bem dentro de sua proposta. Mas apesar do projeto mais antigo, o motor Renault por ter mais torque, potência aliado ao menor peso lhe dão a vitória.
De acordo com dados aferidos pelo Programa de Etiquetagem do Inmetro, abastecido com etanol, o Stepway Zen faz média de 8,3 km/l rodando na cidade e 8,5 km/l em trajeto rodoviário. Já com gasolina, a média é de 12km/l rodando em ciclo urbano e 12,1 km/l em percurso rodoviário.
Já o Argo Trekking nos dados do Inmetro, tem média de 8,5 km/l em percurso urbano e 9,6 km/l circulando em estrada com etanol. Quando abastecido com gasolina, a média na cidade é de 12,1 km/l e na estrada é de 13,5 km/l.
Pelo projeto mais moderno, o Argo tem menor consumo, assim ele é mais eficiente energeticamente, o que lhe garante a vitória em consumo.
Nos nove quesitos avaliados, o Argo ganhou em cinco e o Sandero em quatro. O hatch aventureiro da Fiat leva a vitória apertada por ter superado o rival por apenas um ponto.
Motor
De quatro cilindros em linha, 1.6, flex, de 118cv (etanol) de potência máxima a 5.500rpm e 115cv (gasolina) a 5.500rpm e torques máximos de 16kgfm (e/g) a 4.000rpm
Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletro-hidráulica
Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson; traseira, eixo de torção
Rodas/pneus
6×16” de liga leve /205/55R16
Peso (kg)
1.102
Carga útil (passageiros+ bagagem)
458 kg
Dimensões (metro)
Comprimento, 4,06; largura, 1,72; altura, 1,55; distância entre-eixos, 2,59
Porta-malas
320 litros
Desempenho
Velocidade máxima, 177 km/h (e) / 174 km/h (g); aceleração até 100km/h, 10,1 segundos (etanol) e 10,6 segundos (gasolina)
Consumo (km/l)
Urbano, 8,3 (e) e 12 (g); estrada, 8,5 (e) e 12,1 (g)
Motor
De quatro cilindros linha, flex, 1.332 cm³ de cilindrada, com potências de 109 cv (etanol) a 6.250 rpm e 101 cv (gasolina) a 6.000 rpm e torques máximos de 14,2 kgfm (etanol) e 13,7 kgfm (gasolina) a 3.500 rpm
Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,4 metros
Freios
Disco sólido na dianteira e a tambor na traseira
Suspensão
Dianteira, McPherson, e barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura mínima do solo, 18,7 metros; ângulos de ataque/saída/rampa (graus), 21/31,1/20
Rodas/pneus
6×15” de liga leve (opcional) /205/60R15
Peso
1.130 kg
Carga útil (passageiros + bagagem)
400 kg
Porta-malas
300 litros
Tanque
48 litros
Dimensões (metro)
Comprimento, 3,998; largura, 1,724; altura, 1,568; distância entre-eixos, 2,521
Desempenho
Velocidades máximas, 173 km/h (etanol) e 169 km/h (gasolina); aceleração até 100 km/h, 10,8 (etanol) e 11,6 (gasolina)
Consumo (km/l)
Urbano, 8,5 (e) e 12,1 (g); estrada, 9,6 (e) e 13,5 (g)