Argo Trekking 1.3 é mais barato e tem projeto mais moderno. Stepway Zen 1.6 oferta airbags laterais e melhor espaço interno. Confira qual dois fica melhor na sua garagem e no seu bolso
Stepway Zen versus Argo Trekking
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

De visual renovado, o Renault Stepway Zen 1.6 chega ao mercado com preço sugerido de R$ 61.190, enquanto o Fiat Argo Trekking é ofertado por R$ 59.990. Apesar de ser R$ 1.200 mais barato que o aventureiro francês, a lista de itens de série do hatch italiano é mais convidativa. O único opcional Stepway é a pintura metálica. Já o Argo Trekking, além da pintura, ainda conta com dois pacotes de opcionais.

Latin NCAP

O Stepway 2020 ganhou reforços estruturais e aribags laterais. Mas ainda não foi avaliado nos testes de impacto do Latin NCAP. Assim, a nota que ainda vale é do modelo avaliado em 2018, no qual o hatch francês conquistou apenas uma estrela na proteção aos adultos e três na proteção infantil. Já o Argo avaliado nesse ano, não conseguiu notas dignas de louvor, mas elas são melhores que o concorrente. Na proteção ao adulto, foram três estrelas das cinco possíveis e na proteção infantil foram quatro estrelas. Nesse quesito, até o Stepway ser novamente avaliada, o Argo leva a melhor.

Renault Stepway 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Espaço interno

Com dimensões maiores, o Renault Stepway Zen conta com 2,59 metros de entre-ixos e 1,72 m de largura. Já o Fiat Argo Trekking tem apenas 2,52 m de entre-eixos e praticamente empata na largura com 1,73 m. Porém, os sete centímetros a mais de entre-eixos garantem a vitória do modelo francês.

Fiat Argo Trekking 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Porta-malas

O Argo Trekking tem capacidade para 300 litros de bagagem e o Stepway Zen comporta 320 litros. Nesse quesito, o modelo da Renault também leva a melhor.

Fiat Argo Trekking 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento

Com projeto mais moderno, o Argo Trekking tem desenho interno mais agradável e os materiais de acabamento apresentam melhor qualidade. Já o Stepway Zen sente o peso da idade e mesmo com as mudanças pontuais da linha 2020, ele ainda apresenta algumas rebarbas e problemas de encaixes. O desenho também não é tão atrativo como o do concorrente. Sendo assim, o Argo leva a vitória.

Stepway Zen 2020
Foto | Renault/Divulgação

De série

Entre os principais itens de série do Argo Trekking estão ar-condicionado, direção elétrica, alarme, vidros dianteiros e traseiros elétricos, retrovisores externos com ajustes elétricos, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, faróis de neblina, entre outros itens.

Você também pode se interessar
Confira avaliação do Fiat Argo Trekking 

Já o Stepway Zen oferta ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros elétricos, alarme, sensor de estacionamento, alarme, faróis de neblina, chave canivete, entre outros itens.

O Argo leva a melhor por ter mais itens de série e pela direção assistida eletricamente.

Fiat Argo Trekking 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Sistema de áudio

O Stepway Zen oferta somente rádio 2DIN, MP3, USB, entrada auxiliar/iPod, Bluetooth e comando do som na coluna de direção do volante.

Já o Argo Trekking ganha nesse quesito por oferecer com item de série central multimídia com Cetral multimídia com tela de 7″ touchscreen; Apple CarPlay e Android Auto, Navegação GPS embarcada; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM, entrada aux e Porta USB. O hatch também conta com volante multifuncional.

Renault Stepway 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Segurança

Nenhum dos dois oferta nessas versões os importantes controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas. Nem mesmo como opcionais. O Stepway só oferece na versão acima atrelados a transmissão CVT.

O Argo Trekking oferta os compulsórios freios ABS e airbag duplo. Como equipamentos extras, o hatch oferta gancho universal para fixação de cadeira infantil ISOFIX, cintos de três pontos e apoio de cabeça central para passageiro do meio do banco traseiro.

Renault Stepway 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Já o Stepway Zen também oferta os obrigatórios freios ABS e airbag duplo. Já a lista extra é composta também pelo gancho universal para fixação de cadeira infantil ISOFIX, cintos de três pontos e apoio de cabeça central para o passageiro central do banco traseiro. Mas os a marca francesa vai além e também oferta airbags laterais o que lhe garantem a vitória.

Fiat Argo Trekking 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Motor

O Renault Stepway Zen é equipado com o motor 1.6 16 SC3e que rende 118 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 16 kgfm a 4.000 rpm com etanol no tanque. Já com gasolina a potência é de 115 cv a 5.500 rpm e torque de 16 kgfm 4.000 rpm.

Já o Argo Trekking conta com motor 1.3 Firefly com potência de 109 cv com a 6.250 rpm e torque de 14,2 kgfm a 3.500 rpm com etanol no tanque e 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm.

Ambos são equipados com transmissão manual de cinco velocidades.

Os dois motores atendem bem dentro de sua proposta. Mas apesar do projeto mais antigo, o motor Renault por ter mais torque, potência aliado ao menor peso lhe dão a vitória.

Fiat Argo Trekking 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Consumo

De acordo com dados aferidos pelo Programa de Etiquetagem do Inmetro, abastecido com etanol, o Stepway Zen faz média de 8,3 km/l rodando na cidade e 8,5 km/l em trajeto rodoviário. Já com gasolina, a média é de 12km/l rodando em ciclo urbano e 12,1 km/l em percurso rodoviário.

Já o Argo Trekking nos dados do Inmetro, tem média de 8,5 km/l em percurso urbano e 9,6 km/l circulando em estrada com etanol. Quando abastecido com gasolina, a média na cidade é de 12,1 km/l e na estrada é de 13,5 km/l.

Pelo projeto mais moderno, o Argo tem menor consumo, assim ele é mais eficiente energeticamente, o que lhe garante a vitória em consumo.

Renault Stepway 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Conclusão

Nos nove quesitos avaliados, o Argo ganhou em cinco e o Sandero em quatro. O hatch aventureiro da Fiat leva a vitória apertada por ter superado o rival por apenas um ponto.

Ficha técnica Stepway Zen 1.6

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.6, flex, de 118cv (etanol) de potência máxima a 5.500rpm e 115cv (gasolina) a 5.500rpm e torques máximos de 16kgfm (e/g) a 4.000rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletro-hidráulica

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson; traseira, eixo de torção

Rodas/pneus
6×16” de liga leve /205/55R16

Peso (kg)
1.102

Carga útil (passageiros+ bagagem)
458 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,06; largura, 1,72; altura, 1,55; distância entre-eixos, 2,59

Porta-malas
320 litros

Desempenho
Velocidade máxima, 177 km/h (e) / 174 km/h (g); aceleração até 100km/h, 10,1 segundos (etanol) e 10,6 segundos (gasolina)

Consumo (km/l)
Urbano, 8,3 (e) e 12 (g); estrada, 8,5 (e) e 12,1 (g)

Ficha técnica Argo Trekking

Motor
De quatro cilindros linha, flex, 1.332 cm³ de cilindrada, com potências de 109 cv (etanol) a 6.250 rpm e 101 cv (gasolina) a 6.000 rpm e torques máximos de 14,2 kgfm (etanol) e 13,7 kgfm (gasolina) a 3.500 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,4 metros

Freios
Disco sólido na dianteira e a tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, e barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura mínima do solo, 18,7 metros; ângulos de ataque/saída/rampa (graus), 21/31,1/20

Rodas/pneus
6×15” de liga leve (opcional) /205/60R15

Peso
1.130 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
400 kg

Porta-malas
300 litros

Tanque
48 litros

Dimensões (metro)
Comprimento, 3,998; largura, 1,724; altura, 1,568; distância entre-eixos, 2,521

Desempenho
Velocidades máximas, 173 km/h (etanol) e 169 km/h (gasolina); aceleração até 100 km/h, 10,8 (etanol) e 11,6 (gasolina)

Consumo (km/l)
Urbano, 8,5 (e) e 12,1 (g); estrada, 9,6 (e) e 13,5 (g)

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.