Precisa de porta-malas e a grana está curta? Fiat Siena EL 1.0 usado pode suprir suas necessidades sem investir muito. Modelo 2015 tem preços entre R$ 29 mil e R$ 32 mil
Por Marcelo Iglesias
Automóveis populares tiveram seu “boom” na primeira metade da década passada e impulsionaram os emplacamentos. A onda dos populares se manteve até 2014 quando o mercado iniciou um movimento de retrocesso devido às restrições de crédito que eram fundamentais para viabilizar a compra para o seu perfil de consumidor. O resultado foi o sepultamento de vários modelos pé de boi que deixaram muitos consumidores sem opções de compra. Um deles é o Fiat Siena EL. 1.0
Bom de revenda
A versão saiu de linha em 2016, mas ainda figura entre uma das mais procuradas no mercado de usados. Para ser mais exato, o Siena é o usado mais negociado nesse ramo do varejo. Só em outubro foram 18,5 mil unidades que trocaram de proprietários, segundo balanço da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
É bem verdade que o Siena é um dos sedãs de maior longevidade e ficou em linha por 19 anos. Isso lhe dá um volume superior à maioria dos concorrentes com menor tempo de labuta. E consequentemente há uma demanda maior por ele. O mesmo fenômeno acontece com o Corsa Sedan (Classic), lançado em 1996, que é o segundo mais negociado ao lado do todo poderoso Corolla, que também está em combate por aqui desde 1998, como nacional.
Virtudes
Mas o que faz do Fiat Siena EL 1.0 uma boa opção de compra é o seu generoso bagageiro. O sedã oferece nada menos que 500 litros capacidade de bagagem que é superior a modelos bem maiores como utilitários-esportivos. Essa capacidade de bagagem fez dele imbatível nos seus anos de glória. Afinal o Classic só compota 390 litros e o Voyage (que só retornou ao mercado em 2008) abriga 480 litros.
Espaço interno
O espaço interno do Siena também não decepciona e leva quatro adultos com relativo conforto. Para uma família com dois filhos pequenos é mais que satisfatório.
A opção
O Siena teve uma infinidade de versões e opções de motores ao longo de seus quase 20 anos de mercado. São nada menos que seis motores e três opções de transmissões. Ou seja, a lista é grande e escolher qual a melhor opção não fácil. Daí a indicação para quem precisa de espaço no porta-malas e não pode se dar ao luxo de comprar um sedã compacto novo, o Siena EL 1.0 é uma das sugestões mais assertivas.
A versão esteve em linha desde o início da produção do modelo, quando ainda era exclusiva à planta de Córdoba, na Argentina. Dessa forma, uma unidade ano 2015 surge como uma opção interessante, pois alia preço acessível e não tem tanto tempo de estrada. Além disso, por ser mais “jovem” as taxas de um possível financiamento tendem a ser mais brandas, já que o valor do bem é maior e o banco não repassa o risco de um possível calote para o boleto.
Quanto custa?
De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) um Siena EL 1.0 tem valor de referência de R$ 30.240. Para se ter uma ideia, um Grand Siena Attractive 1.0, zero quilômetro, tem preço sugerido de R$ 47.690. Um custo adicional cerca de 60% por um produto quase igual. No varejo de usados os valores oscilam entre R$ 29 mil e 32 mil.
Conteúdos
O Siena EL 1.0 foi uma versão espartana, mas que vingou no mercado por ser acessível. Sua cesta de equipamentos era bem resumida e o consumidor que quisesse conforto precisava desembolsar uma boa grana para recheá-lo de opcionais. De série ele oferece:
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Volante com regulagem de altura
- Computador bordo
- Sensor de estacionamento
- Abertura interna do porta-malas
- Banco traseiro rebatível
Opcionais
Opcionalmente ele poderia ser equipado com:
- Direção Hidráulica
- Ar-condicionado
- Retrovisores elétricos
- Vidros elétricos
- Trava central das portas
- Rádio com CD, USB e Bluetooth
- Rodas de liga leve
- Faróis de neblina
Assim, é preciso ficar atento para saber o que cada unidade anunciada oferece. Afinal, comprar um carro barato é uma coisa… mas um carro pelado pode ser um transtorno.
Ao volante
O Siena EL 1.0 nunca foi nenhum sinônimo de performance. Seu motor Fire 1.0 de 75 cv e 9,9 mkgf responde de forma satisfatória no dia a dia, principalmente se o carro não estiver carregado ou com lotação máxima. A transmissão manual de cinco marchas é uma velha conhecida pelos engates pouco precisos e curso longo da alavanca. Seu consumo com álcool gira em torno dos 8 km/l na cidade. Elevado para um carro 1.0, mas muito se deve ao fato de ter um motor fraco e exigir que o motorista estique demais as marchas em busca de fôlego.
Ergonomia
A posição de dirigir o Siena é elevada e a linha de cintura baixa oferecem excelente visibilidade. Já a disposição dos comandos não é nenhuma Brastemp, com rádio acima dos difusores de ventilação que têm direcionamento limitado. Herança da ergonomia do milênio passado.
Acabamento
O acabamento é simples, mas conta com revestimento em tecido e material sintético nas portas, no lugar de plástico duro. Que não deixa de ser uma das boas referências do milênio que ficou para trás.
Veredito
O Fiat Siena EL 1.0 2015 não é aquele carro que você recortaria de uma revista na adolescência e pregaria atrás do guarda-roupas e ficaria imaginando aventuras que ele iria proporcionar. Por outro lado, segue como uma opção confiável para tempos de economia instável. Por ser um modelo de produção longeva e mecânica simples, suas peças de reposição têm baixo custo. Ou seja, um carro de trato barato que pode te ajudar a chegar até o recorte da revista.