Por Marlos Ney Vidal
De São Paulo (*)

O Fiat Cronos tem suas primeiras imagens oficiais reveladas pelo fabricante. O sedã será produzido na Argentina e chegará ao Brasil no primeiro trimestre de 2018. Derivado do Projeto X6S, o Fiat Cronos terá entre-eixos maior que o do irmão Argo. Visualmente, o modelo manteve os mesmos faróis do Argo, porém, com novo para-choque com direito a grade superior e inferior exclusivas.

Motores

As versões Drive do Fiat Cronos contarão com o motor o 1.3 Firefly com potência de 101 cv 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.250 rpm rodando com gasolina e 109 cv a 6.250 rpm e torque de 14,2 kgfm a 3.500 rpm com etanol. No caso do propulsor 1.3 os câmbios serão o manual de cinco velocidades e automatizado GSR também de cinco posições.

Já as versões Precision serão equipadas com o motor 1.8 E.torQ que rende potência de 135cv a 5.750 rpm e torque de 18,8 kgfm a 3.750 rpm com gasolina no tanque. Já com etanol a potência é de 139 cv a 5.750 rpm e torque de 19,3 kgfm a 3.750 rpm. Os câmbios podem ser o manual de cinco velocidades ou o automático de seis posições.

Versões

O Fiat Cronos (Argo Sedã) será comercializado somente com motores 1.3 e 1.8. O sedã será vendido nas versões 1.3 Drive, 1.3 Drive GSR, 1.8 Precision e 1.8 Precision AT6. Em termos de equipamentos de série o Fiat Cronos seguirá o padrão do Argo. A versão HGT está descartada para o sedã.

O sistema Start&Stop será de série em todas as versões. Já os controles de tração e estabilidade serão de série somente a partir da versão 1.3 Drive GSR.

Visual

Diferentemente do Argo, o Fiat Cronos tem novo para-choque com grade dianteira superior e inferior exclusivas. A grade principal conta com uma barra horizontal cromada com o fundo em formato colmeia. A inferior tem grade em formato de colmeia e os faróis auxiliares contam contornos cromados.

Traseira

Como nossa reportagem já afirmava desde as primeiras informações publicadas sobre o Cronos, o sedã terá a traseira curta, a exemplo do Chevrolet Prisma. As lanternas são horizontais e invadem bem as laterais do sedã, já a parte que se estende pela tampa do porta-malas tem formato mais fino. A tampa do porta-malas abriga a placa de identificação. Já o para-choque terá grande aplique preto em sua parte inferior deixando somente um filete pintada pouco abaixo da tampa.

De lado

Nas laterais, além do maior entre-eixos em relação ao hatch, o sedã Cronos tem portas traseiras exclusivas que avançam mais em relação a coluna C. Isso deve facilitar o acesso dos ocupantes ao banco traseiro. Com uma linha de cintura alta, um vinco sai dos para-lamas e segue na altura das maçanetas e segue até as lanternas traseiras.

Fotos | Fiat/Divulgação

(*) O jornalista viajou a convite da FCA.