InícioMercadoCitroën C3 elétrico é reprovado em crash test na Índia

Citroën C3 elétrico é reprovado em crash test na Índia

- publicidade -
- publicidade -

O Citroën C3 elétrico, fabricado e vendido na Índia, foi submetido ao crash-test do Global NCAP e, assim como o nosso C3 à combustão também saiu com zero estrelas no quesito segurança.

No geral, a versão elétrica indiana é muito parecida com movida à combustão, com alterações apenas nos componentes mecânicos que mantém o motor elétrico e o compartimento de baterias.

VEJA TAMBÉM

Quais os resultados do Global NCAP para o elétrico?

De acordo com a avaliação do crash test, no impacto frontal, o Citroën C3 teve nota mínima. Isso por que, após o impacto, partes do painel atingiram os joelhos do condutor e foi constatado potencial de lesão nos pés.

Além disso, danos graves ao tórax do motorista e ao tronco do passageiro dianteiro também foram identificadas. Já o teste de impacto lateral não foi realizado, haja vista que o modelo indiano não traz equipamentos de proteção, como barras e airbags, nesta região.

E não parou por aí. Diferente do C3 brasileiro, o modelo indiano não traz sistema Isofix com dois pontos de ancoragem e nem cinto de três pontos no banco do meio, o que fez a avaliação piorar ainda mais.

O resultado ruim também apareceu no teste de proteção a uma criança de três anos, em cadeirinha apropriada, na segunda fileira. Neste caso, o cinto não impediu o tranco e o boneco de teste ainda bateu a cabeça em partes da cabine.

elétrico

Apesar disso, a proteção lateral foi boa para o dummy. Porém, segundo o Global NCAP, para crianças menores a proteção seria insuficiente e deixaria a cabeça exposta a impactos.

Outros pontos, como falta de controle de estabilidade de série e aviso de afivelamento dos cintos fora dos padrões globais do NCAP, também reduziram a nota do Citroën eC3.

Mercado europeu terá C3 elétrico mais bem equipado

A estreia da nova geração do Citroën C3 na Europa será justamente com o elétrico. Porém, como era de se imaginar, a versão será bem mais sofisticada, com direito a mudanças no visual e no pacote de segurança.

No modelo europeu, a plataforma do C3 será reforçada, já que precisa atender as normas de impactos da região. O modelo também evolui e passa a ter seis airbags, alerta de colisão com assistente de frenagem de emergência e alerta de saída de faixas em todas as versões, inclusive a de entrada.

Além disso, o eC3 ganha motor mais potente, com 113 cv (56 cv a mais que o elétrico indiano), suspensão reforçada com batentes hidráulicos progressivos duplos e quadro de instrumentos com tela digital.

Foto principal | Citroën / Divulgação

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira nossa primeira volta com o novo Citroën C3 Aircross 2024:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -