A Chery suspendeu a comercialização do compacto S-18, lançado no início deste mês, por conta da necessidade de substituição de seu pedal de freio. A ação de correção, na verdade um recall, foi noticiada pela revista Car and Driver. Ela testou o modelo para sua edição de fevereiro e percebeu que o pedal entortou, mesmo problema apresentado por uma unidade que a Quatro Rodas testou em junho de 2011. Em resposta à Car and Driver, a Chery confirmou o recall.

Na época Chery garantiu que  “todos os ajustes necessários seriam realizados antes do lançamento”. Agora a Chery diz que “por equívoco, foram produzidas e entregues as peças sem a alteração determinada pela engenharia, com reforço na haste do pedal e uma nova fixação em ‘L’”. A fabricante também aponta que a aceleração dos processos de produção e envio das unidades do lote destinado ao Brasil por conta do anúncio de aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos importados, em meados de setembro, foi um agravante (no fim das contas ele chegou com o novo IPI, ao menos no preço).


Como solução, a montadora informa que vai trocar o pedal do freio de todas as unidades à venda ou que já foram emplacadas no Brasil. Como terão de trocar todos os pedais das unidades que já estão no Brasil, que estão sendo importados, as vendas do modelo deverão ficar suspensas até o final de fevereiro. Proprietários de unidades que já foram entregues já foram comunicados e terão direito a um carro reserva enquanto o reparo de seu carro não for feito.

Comunicado oficial da Chery:

“Em meados do segundo semestre de 2011 foi feito o primeiro pedido de importação do modelo Chery S18 para ser comercializado no Brasil. Diante do anúncio do governo brasileiro da nova tributação para carros importados, em setembro de 2011, esta solicitação passou a ter caráter prioritário.

Em função da necessidade da produção deste lote de veículos no menor tempo possível, os fornecedores da Chery Automobile tiveram seus pedidos solicitados também com urgência.

No caso do fornecedor da pedaleira, por equívoco, foram produzidas e entregues as peças sem a alteração determinada pela engenharia da Chery, com reforço na haste do pedal de acionamento do freio e uma nova fixação em “L”.

Os carros produzidos na planta fabril da Chery na China foram encaminhados ao Brasil. Aqui chegando, percebeu-se a montagem dos veículos com a peça não corrigida.

Em razão disso, foi providenciada a importação para embarque imediato das pedaleiras com as alterações impostas pela engenharia da Chery, que está em curso.

As vendas do modelo Chery S18 foram interrompidas no mercado nacional e todas as unidades de veículos terão a substituição da peça efetuada pela Chery no Brasil.

Nos primeiros dias de janeiro de 2012, algumas unidades do Chery S18 foram comercializadas. Os proprietários dos veículos já entregues foram chamados e receberão um carro para uso enquanto o reparo estiver sendo efetuado.”

Fotos | Chery/divulgação

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