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Audi celebra boas vendas do Q5 TFSIe híbrido  

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Das 297 unidades do primeiro lote disponíveis, Audi já comercializou 258 modelos do Q5 TFSIe híbrido. SUV é vendido nas carrocerias SUV e Sportback

Primeiro híbrido Plug-In da Audi no Brasil o Q5 TFSIe quattro já registrou 258 emplacamentos do lote inicial composto por 297 unidades. O SUV da marca das quatro argolas é oferecido nas carrocerias SUV e Sportback nas versões Performance e Performance Black com preço inicial de R$ 435.990,00.

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O Audi Q5 TFSIe híbrido Plug-In é produzido na fábrica da Audi em San José Chiapa. Ele estreia no Brasil a nova família de motores híbridos Plug-In (PHEV). 

O conjunto híbrido é composto pela terceira geração motor EA888 2.0 TFSI a combustão com 252 cavalos de potência e 37,7 kgfm torque. O motor atua em conjunto com um propulsor elétrico síncrono de imãs permanentes (PSM), com 105 kW (143 cv) de potência máxima e até 35,7 kgfm  de torque máximo disponível em baixas rotações. Com a potência combinada, o Audi Q5 TFSIe quattro desenvolve 367 cv e 51 kgfm de torque.

O câmbio do Audi Q5 TFSIe Híbrido é o S tronic de sete velocidades. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos e a velocidade máxima (limitada eletronicamente) é de 210 km/h. No modo puramente elétrico, cuja autonomia é de 56 a 62 quilômetros (ciclo WLTP), a velocidade máxima é de 135 km/h.

A bateria em íon-lítio de alta tensão tem garantia de oito anos (ou até 160 mil quilômetros) e está localizada abaixo do piso do porta-malas. Ela é composta por 104 células prismáticas e possui capacidade de armazenamento de energia de 17,9 kWh com uma tensão de 381 volts. Para o controle ideal de temperatura, o seu circuito de refrigeração é conectado tanto ao circuito de refrigeração do sistema de ar-condicionado quanto ao circuito de baixa temperatura que alimenta o motor elétrico.

Para realizar o carregamento da bateria de forma prática e segura, os modelos TFSIe da linha Q5 vêm de série com um sistema de carregamento compacto para garagem. O Q5 TFSIe quattro pode ser recarregado também em tomadas domésticas ou em tomadas industriais.

A linha Q5 TFSIe quattro tem quatro modos de operação. O modo elétrico é ativado automaticamente quando acionado o sistema de navegação por satélite, mas também pode ser selecionado manualmente por meio do botão seletor.

Nesse modo, a carga da bateria é distribuída de forma otimizada ao longo da rota para manter o consumo de energia no mínimo, sobretudo em condições de congestionamentos e tráfego intenso. O modo híbrido é acionado com base em uma vasta quantidade de dados, que incluem limites de velocidade, tipos de estradas, subidas e descidas no trajeto, distância total até o destino e perfil da rota escolhida. 

Quando o motorista retira o pé do acelerador, o sistema de gerenciamento de direção decide, conforme a situação, entre a desaceleração com o motor desligado e a recuperação de energia, ou seja, a recuperação de energia cinética e sua conversão em energia elétrica. O propulsor elétrico realiza todas as desacelerações leves de até 0,1 g e pode gerar uma potência de até 25 kW. A recuperação do freio se estende até 0,2 g e pode recuperar até 80 kW de energia elétrica. Já os freios a disco hidráulicos são acionados somente durante desacelerações maiores que 0,2g.

O sistema Assistente de Eficiência Preditiva (PEA) ajusta o comportamento de recuperação por inércia usando as informações das rotas anteriores que constam no banco de dados de navegação e monitora a distância até o veículo à frente, utilizando sinais da câmera e do radar. Uma vez que o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) está ativado, o PEA auxilia o motorista freando e acelerando automaticamente para aumentar ainda mais a eficiência e o conforto.

Quando o condutor não está utilizando o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), ele recebe dicas sobre o momento certo de aliviar a pressão do acelerador. Essas dicas possuem integração com o pedal do acelerador e Audi Virtual Cockpit, que exibe informações relativas aos cruzamentos, curvas, rotatórias, saídas de rodovia e tráfego à frente.

Além do modo de condução híbrido, o motorista pode escolher outros dois modos. O modo EV (Veículo Elétrico) é o padrão sempre que o veículo é ligado e conduzido exclusivamente no modo elétrico, desde que o condutor não pressione o pedal do acelerador até o seu fim de curso. No modo Hold, a capacidade da bateria é mantida no estágio atual. Já no modo Charge, o sistema de gerenciamento de acionamento aumenta a quantidade de energia na bateria.

Os equipamentos disponíveis incluem ar-condicionado automático de três zonas, painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit, com resolução full HD de 12,3 polegadas e o sistema de entretenimento MMI touch, com tela sensível ao toque e conectividade com as plataformas Android Auto e Apple Carplay.

Além da inédita motorização híbrida, a Audi do Brasil segue comercializando o Audi Q5 com motor a gasolina. O veículo conta com o premiado motor 2.0 TFSI ajustado para entregar 265 cv de potência e torque de 370 Nm. A transmissão é a S tronic de dupla-embreagem e sete velocidades que oferece rápida troca de marchas e acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos.

O Audi Q5 traz controle de cruzeiro adaptativo e aviso de saída de faixa, lanternas com três tipos de assinaturas exclusivas, display com tela sensível ao toque, tecnologia de assistência elétrica de 12v, suspensão Multlink e a icônica tração quattro com tecnologia ultra.

O preço inicial da versão com motor a gasolina é de R$ 366.990,00 na modalidade venda direta.

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