A3-aA Audi confirmou o começo da comercialização da nova geração do A3 a partir da próxima segunda-feira, 20. Apesar da expectativa por valores mais competitivos, o preço foi mesmo fixado em R$ 115 mil, como era especulado quando a marca anunciou a chegada do modelo, há cerca de um mês (veja aqui).

A3-bPor enquanto, o A3 é comercializado unicamente na versão Sport, com carroceria duas portas, que é 7,3 cm mais curta e tem distância entre-eixos 3,5 cm menor que a dos irmãos com quatro portas. Por outro lado,  a nova geração é 5,8 cm mais comprida que a antecessora. O motor é um 1.8 dotado de turbo e injeção direta, capaz de render 180 cv de potência e 25,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Segundo a Audi, o hatch acelera de zero a cem em 7,2 segundos e atinge 232 km/h de velocidade máxima.

Apesar do bom desempenho, o modelo oferece recursos para economizar combustível e reduzir os índices de emissões de poluentes. Um deles é o sistema start-stop, que desliga o motor quando o veículo está parado. O outro é o  dispositivo que reaproveita a energia cinética que seria desperdiçada em frenagens, transformando-a em energia elétrica e direcionando-a ao alternador. Por fim, o programa eletrônico Audi Drive Select permite que o motorista escolha entre cinco modos de comportamento: Conforto, Auto, Dinâmico, Eficiência e Individual.

autowp.ru_audi_a3_1.8t_s-line_29Uma boa novidade é o sistema multimídia, que além de tela sensível ao toque de 7′, ganhou navegador GPS com comandos em português do Brasil: o A3 é o primeiro Audi a oferecer esse recurso. Além do mais, há ar-condicionado com duas zonas de temperatura, teto solar Open Sky, airbags frontais, para as cabeças dos ocupantes dianteiros e para os joelhos do motorista, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas e controles eletrônicos de tração e estabilidade.

A versão Sport não deverá ficar sozinha por muito tempo. Conforme publicaram os amigos da Car and Driver, o hatch será oferecido também com o motor 1.4 turno de 122 cv que já equipa o A1. A Audi ainda disponibilizará a uma configuração sem alterações mecânicas ou de conteúdo, porém com carroceria quatro portas.

Fotos | Audi/Divulgação