A Volkswagen reservou para o Salão do Automóvel de São Paulo a apresentação mundial do Taigun, conceito de utilitário esportivo criado em homenagem ao mercado brasileiro e baseado na plataforma do compacto Up!. Este, por sua vez, estava representado no evento pelo GT Up!. A Volkswagen não confirma a produção do Taigun, mas avança que caso ocorra, este será um produto mundial, e não apenas latino.
Perceba que o nome do modelo é um Anagrama de “Tiguan”, SUV que estaria imediatamente acima. O Taigun tem 3,85 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,57 m de altura e 2,47 metros de entre-eixos, o conceito tem características que remetem à família Up!. Por exemplo, os vidros traseiros não descem, são apenas basculantes. O interior tem excelente aproveitamento de espaço. As linhas típicas de um interior de conceito estão nas cores azul, branco e preto. A abertura das portas traseiras é feita por maçanetas na coluna C.
Com apenas 985 kg, o Taigun parece se sair bem com seu 1,0l turbo com injeção direta. Ele rende 110 cv a 5.000 rpm e 17,85 kgfm a 1.500 rpm, com consumo médio de 21,27 km/l e emissões na casa dos 110 gramas de CO2 por quilometro rodado. A transmissão é manual de seis velocidades e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,2 segundos com velocidade máxima de 186 km/h.
Entre os equipamentos de série estão faróis bi-xenônio com LEDs e luzes de curva estáticas, novo design em LEDs das lanternas traseiras, detector de fadiga, sistema rádio RCD 510, soleiras das portas em aço inoxidável e confortáveis apoios de cabeça dianteiros com ajuste longitudinal. O CC pode ser equipado com o ACC (controle de velocidade adaptativo com sistema de monitoramento Front Assist e City Emergen cy Braking [frenagem de emergência na cidade]). Outras opções disponíveis no novo Volkswagen CC são teto panorâmico, sistema de navegação, sistema de som premium ‘Dynaudio Confidence’ com 600 Watts e banco do motorista com massagem.
Entre os figurantes do estande da Volkswagen está o Jetta Hybrid. Movido por um motor a gasolina 1.4 TSI com 150 cv e um motor elétrico de 20 kW, o sedã promete bom desempenho com consumo até 20% inferior. Acelera de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos e percorre 19 quilômetros com um litro de gasolina em circuito combinado cidade/estrada. O sistema de baterias está integrado ao carro atrás do banco traseiro, e consiste de 60 células individuais que pesa ao todo 35.8 kg. Graças ao baixo peso de seus componentes motores, o Jetta Hybrid pesa apenas 100 kg a mais que a versão a gasolina.
Fotos | Henrique Rodriguez/Autos Segredos
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