A Volkswagen reservou para o Salão do Automóvel de São Paulo a apresentação mundial do Taigun, conceito de utilitário esportivo criado em homenagem ao mercado brasileiro e baseado na plataforma do compacto Up!. Este, por sua vez, estava representado no evento pelo GT Up!. A Volkswagen não confirma a produção do Taigun, mas avança que caso ocorra, este será um produto mundial, e não apenas latino.

Perceba que o nome do modelo é um Anagrama de “Tiguan”, SUV que estaria imediatamente acima. O Taigun tem 3,85 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,57 m de altura e 2,47 metros de entre-eixos, o conceito tem características que remetem à família Up!. Por exemplo, os vidros traseiros não descem, são apenas basculantes. O interior tem excelente aproveitamento de espaço. As linhas típicas de um interior de conceito estão nas cores azul, branco e preto. A abertura das portas traseiras é feita por maçanetas na coluna C.

Com apenas 985 kg, o Taigun parece se sair bem com seu 1,0l turbo com injeção direta. Ele rende 110 cv a 5.000 rpm e 17,85 kgfm a 1.500 rpm, com consumo médio de 21,27 km/l e emissões na casa dos 110 gramas de CO2 por quilometro rodado. A transmissão é manual de seis velocidades e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,2 segundos com velocidade máxima de 186 km/h.

Novo Volkswagen Fusca:

Chega em novembro às concessionárias Volkswagen o novo Fusca, o Fusca mais potente de todos os tempos. Equipado com motor 2.0 TSI com injeção direta de gasolina, que desenvolve 200 cv de potência, acoplado à transmissão de seis marchas DSG (Direct Shift Gearbox) de dupla embreagem, o Fusca acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e alcance a velocidade máxima de 210 km/h. Os preços começam em R$ 76.600, na versão com câmbio manual, e em R$ 80.990, com transmissão de seis marchas DSG de dupla embreagem.

Novo Volkswagen CC:

O cupê de quatro portas da Volkswagen está de cara nova. O Passat CC 2013 chega ao Brasil equipado com motor 3.6 V6 de 300 cv acoplado a uma transmissão de seis marchas DSG (Direct Shift Gearbox) de dupla embreagem e tração integral 4MOTION. Seu preço no mercado brasileiro é de R$ 208.024.

Entre os equipamentos de série estão faróis bi-xenônio com LEDs e luzes de curva estáticas, novo design em LEDs das lanternas traseiras, detector de fadiga, sistema rádio RCD 510, soleiras das portas em aço inoxidável e confortáveis apoios de cabeça dianteiros com ajuste longitudinal. O CC pode ser equipado com o ACC (controle de velocidade adaptativo com sistema de monitoramento Front Assist e City Emergen cy Braking [frenagem de emergência na cidade]). Outras opções disponíveis no novo Volkswagen CC são teto panorâmico, sistema de navegação, sistema de som premium ‘Dynaudio Confidence’ com 600 Watts e banco do motorista com massagem.

Jetta Hybrid:

Entre os figurantes do estande da Volkswagen está o Jetta Hybrid. Movido por um motor a gasolina 1.4 TSI com 150 cv e um motor elétrico de 20 kW, o sedã promete bom desempenho com consumo até 20% inferior. Acelera de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos e percorre 19 quilômetros com um litro de gasolina em circuito combinado cidade/estrada. O sistema de baterias está integrado ao carro atrás do banco traseiro, e consiste de 60 células individuais que pesa ao todo 35.8 kg. Graças ao baixo peso de seus componentes motores, o Jetta Hybrid pesa apenas 100 kg a mais que a versão a gasolina.

Fotos | Henrique Rodriguez/Autos Segredos

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Curta o Autos Segredos no Facebook!