Marlos Ney Vidal (*)
De Aquiraz (CE)
Três anos depois de desembarcar no Brasil, a Peugeot atualiza o visual do 208 e o deixa páreo ao modelo europeu. Os retoques visuais são sutis e a grande vedete da linha 2017 do hatch é novo propulsor 1.2 PureTech de três cilindros que passa a deter título de motor mais econômico do Brasil. Para os fãs de modelos esportivos, a linha ganhou a versão GT equipada com motor 1.6 THP. Os preços da gama 2016 foram mantidos no 208 renovado.
Com a chegada da linha 2017 a marca quer desapegar da má fama de seu pós-venda. Para isto, fez questão de apresentar números para tentar desmitificar o “ouvi dizer” das ruas. Segundo os executivos do fabricante francês, a média de desvalorização do 208 está no patamar de seus concorrentes diretos. De acordo com dados apresentados pela marca, baseados em estudos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a desvalorização do 208 ano 2012 é de 31%, o que o deixa em paridade com Hyundai HB20, Fiat Punto, Chevrolet Onix, Ford Fiesta entre outros modelos. Além do quesito desvalorização, outro ponto que a marca quer mostrar é que seus modelos não têm revisão cara. O 208 tem revisões a preço fixo.
Para atrair os consumidores, a Peugeot já realiza uma série se ações. Fazem parte delas, ter uma rede de colaboradores de venda e pós-venda bem treinada, revisões a preços fixo e aumento de test drives para conquistar mais clientes. Para isso, mais unidades de teste serão enviadas para os concessionários.
Na dianteira os faróis contam com uma nova guia de luz em LED, apliques cromados próximos às lâmpadas e faróis de máscara negra. Mudou também o para-choques que ganhou nova grade e área inferior que integra uma moldura diferenciada para as luzes de neblina.
Na lateral, o 208 reestilizado conta com novas rodas de liga leve de aros 15, 16 e 17 polegadas com tratamento bicolor e diamantadas – com exceção da configuração inicial.
Já na traseira as lanternas mantiveram o mesmo desenho e ganharam as três “garras” em LED garantem um efeito tridimensional.
Neste primeiro contato andamos nas ruas com a versão Allure 1.2 e demos algumas voltas na pista com a opção GT. Chama atenção o baixo ruído de funcionamento do motor de três cilindros PureTech. O propulsor tem como destaque a suavidade e a boa faixa de torque já disponível em baixas rotações. Os ajustes no câmbio fizeram bem ao hatch e os engates são macios e precisos. No pouco contato com a versão GT, ficou claro que o 208 tem armas de sobra para brigar com seus concorrentes diretos. Na pista as curvas foram feitas no limite e nas retas o motor 1.6 THP mostra todo o seu vigor.
208 Active 1.2 Flex
A opção de entrada vem de série com faróis e lanternas de neblina; retrovisores externos com luz de seta integrada; rodas de aço aro 15 e pneus verdes; lanternas traseiras com guia de luz em LED e máscara negra; direção elétrica progressiva; chave canivete; ar-condicionado; vidros, travas e retrovisores elétricos; limpador de vidro traseiro com acionamento automático em marcha à ré; luzes de emergência para frenagem brusca; cintos de três pontos e encostos de cabeça para os cinco passageiros; e central multimídia com tela tátil de 7 polegadas, Bluetooth, USB e espelhamento via Apple CarPlay e MirrorLink.
208 Active Pack 1.2 Flex
Nessa opção além dos itens da opção Active são agregados rodas em liga leve aro 15; volante revestido em couro; quatro airbags no total (frontais e laterais) e ar-condicionado digital de duas zonas.
208 Allure 1.2 Flex
208 Sport 1.6 Flex
A versão de visual esportivo conta com navegador GPS; moldura preta nos faróis de neblina; rodas em liga leve de 15 polegadas em preto piano; grade estilizada em preto e vermelho e contorno em preto piano; spoiler traseiro; ponteira de escapamento cromada; volante com couro microperfurado e com vermelha e pedais revestidos em alumínio.
208 Allure 1.6 Flex A/T
Esta opção tem todos os equipamentos da Allure 1.2 e vem equipada com motor 1.6 e câmbio automático de quatro velocidades como opção de troca manual por aletas atrás do volante. Ela ainda tem escape com ponteira cromada.
208 Griffe 1.6 Flex A/T
Agrega a Allure vidros com moldura em preto brilhante e frisos cromados na base; rodas de liga leve diamantadas; maçanetas e saídas de ar com bordas cromadas; seis airbags no total (frontais, laterais e de cortina); acionamento automático de faróis e limpador de para-brisa; sensores de estacionamento dianteiros; câmera de ré; navegador GPS; apoio de braço no console central e banco traseiro bipartido.
208 GT 1.6 THP
Vem de série com freios a disco nas quatro rodas; controle eletrônico de estabilidade com assistente de partida em rampas; faróis com máscara negra e luz diurna em LED; faróis de neblina dinâmicos (intensidade das luzes varia conforme a curva); rodas em liga leve diamantadas aro 17 com pneus esportivos; quadro de instrumentos com LED vermelho e painel com faixa sensível ao toque.
São três opções de motores disponíveis. O de menor cilindrada é o 1.2 Pure Tech de três cilindros rende 84cv de potência e torque de 12,24kgfm com gasolina no tanque, já com etanol a potência é de 90cv e torque de 12,95kgfm. Essa opção conta somente com câmbio manual de cinco velocidades. A segunda opção é o 1.6 16V que rende potência de 115cv e torque de 15,51kgfm com gasolina, com etanol a potência é de 122cv e o torque é 16,42kgfm. Já a opção com propulsor 1.6 pode ser equipada com câmbio manual de cinco velocidades e o automático de quatro marchas. A opção topo de linha é o 1.6 16V THP. O propulsor turbo rende 166cv de potência com gasolina e 173cv com etanol. O torque para ambos os combustíveis é de 24,48kgfm. O câmbio manual de seis marchas.
A linha 2017 do 208 será comercializada em seis versões de acabamento (Active, Active Pack, Allure, Sport, Griffe e GT), três opções de motores 1.2 12V, 1.6 16V e 1.6 16v THP. Já os câmbios são o automático de quatro velocidades e os manuais de cinco e seis marchas.
O hatch conta com três anos de garantia total Peugeot Assistance. O serviço de assistência está disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia. As revisões têm preço fixo válidos para toda a rede nacional. A mão de obra já está inclusa e o cliente vai pagar o mesmo valor pelo serviço em qualquer revenda do Brasil.
A linha 2017 do 208 é comercializada nas cores: branco blanquise (sólida), vermelho aden (sólida), preto perla pera (metálica), cinza aluminium (metálica), azul bourrasque (metálica), branco nacré (perolizada) e dark darmin (metálica).
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(*) Jornalista viajou a convite da Peugeot do Brasil
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos