Vendida por R$ 499.990, a Jeep Gladiator chega na versão Rubicon sem opcionais. Ela tem motor 3.6 V6 de 284 cv de potência e torque de 35,4 kgfm
Por Marlos Ney Vidal
De Cabaceiras (PB)
Primeira picape da Jeep no mercado brasileiro, a Gladiator chega com estilo arrojado, excelente capacidade off-road e boa lista de itens de série. O preço sugerido é de R$ 499.990 e a marca espera vender cerca de 300 unidades neste ano. Sem opcionais, o modelo é vendido na versão Rubicon que é a opção que tem o melhor pacote de recursos para o fora de estrada.
Para os que gostam de exclusividade, a Jeep oferece via Mopar 72 opções de acessórios para customização do modelo. Há tela para o teto, portas tubulares, suporte para bicicletas, entre outros itens.
VEJA TAMBÉM:
CONFIRA NOSSA AVALIAÇÃO DO JEEP WRANGLER RUBICON
A Jeep Gladiator é irmã do SUV Wrangler e a frente dos dois é quase a mesma, a picape tem a grade de sete fendas um pouco mais larga. Mas os característicos faróis, capô e para-lamas destacados são comuns aos dois modelos.
A picape conta com faróis dianteiros e de neblina de LED com uma nítida luz branca, enquanto as luzes de circulação diurna (DRL) formam uma auréola ao redor dos faróis.
De lado, a picape tem as mesmas portas do Wrangler, as diferenças começam na coluna “C” por conta da caçamba. Aliás, na parte de trás, a Gladiator tem visual retrô com lanternas destacadas na carroceria. A tampa traseira tem um ressalto bem pronunciado no centro com o nome Jeep em destaque.
Aliás, a tampa traseira é super leve para abrir e fechar. Sua descida é suave mesmo que a solte de uma vez.
Por dentro, a Jeep Gladiator tem o painel do Wrangler e na versão Rubicon, há uma faixa central em vermelho. A central multimídia fica bem destacada e é de fácil visualização. O volante é comum a outros modelos da Jeep com comandos multifuncionais.
O sistema Uconnect de 8,4” com Apple CarPlay e Android Auto, além de quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, conectores USB do tipo A e C, sistema de áudio premium Alpine com nove alto- falantes, barra de som traseira fixadas na estrutura do teto, subwoofer e amplificador de 552 Watts.
Os comandos estão todos ao alcance das mãos do condutor sendo bem posicionados ergonomicamente. Somente os comandos dos vidros elétricos é que não ficam na posição ideal, como as portas podem ser retiradas, eles foram posicionados na parte central do painel. A explicação da Jeep é porque as portas podem ser retiradas um item elétrico a menos facilita sua remoção.
Como é uma picape voltada para uso off-road, o acabamento é mais robusto e condizente com sua proposta. É possível inclusive lavar o assoalho que conta com saídas para escoamento de água.
Os bancos dianteiros da Jeep Gladiator apoiam bem as pernas e as costas dos ocupantes. As abas do encosto mais largas ajudam a segurar o corpo dos passageiros, mesmo em terrenos pouco hostis.
Os ocupantes do banco traseiro tem bom espaço para as pernas e há espaço para três ocupantes adultos, o do meio fica um pouco prejudicado por conta do console central, mas há como ele acomodar seus pés sem grandes malabarismos.
Entretanto, o assento do banco é curto e não apoia bem as pernas dos ocupantes. Isso fica ainda um pouco mais complicado pelo posicionamento mais baixo do banco. Os joelhos acabam ficando em posição mais elevada.
A Jeep Gladiator é menor do que a Ram 1500 Rebel, mas é maior que uma Toyota Hilux, por exemplo. São 5,59 metros de comprimento, 3,48 metros de entre-eixos, 1,90 m de altura e 1,89 m de largura. Já em relação ao Wrangler, a Gladiator é 81 centímetros maior. Apesar das dimensões bem avantajadas, a picape é fácil de ser domada, inclusive no trânsito urbano. É claro que mudanças de faixa requerem mais atenção, mas fora isso, é um carro prazeroso de se guiar.
No asfalto liso, a Jeep Gladiator tem praticamente o mesmo conforto a bordo que o Wrangler. A suspensão acaba filtrando bem as imperfeições do piso. Até mesmo em estradas de chão batido, a picape tem certo conforto, mas em pisos ruins não há milagres e o sacolejo no habitáculo é geral.
A capacidade de carga da Gladiator é de 674 quilos e o volume da caçamba é de 1.000 litros. O compartimento de carga tem 1,53 metros de comprimento, 1,42 m de largura e 86 centímetros de altura. Apesar do preço, a Gladiator fica devendo um protetor de caçamba. No entanto, há ganchos para amarração de cargas, iluminação em LED e tomada de 220V.
A Jeep Gladiator chega ao Brasil equipada com o motor 3.6 V6 movido a gasolina com potência de 284 cv a 6.400 rpm e 35,4 kgfm de torque a 4.100 rpm. O propulsor é ligado ao câmbio automático de oito marchas. O tanque de combustível leva 83 litros.
O conjunto tem funcionamento suave e para quem quer ouvir um ronco extra do motor V6, terá que optar pelo escapamento Mopar que deixa a picape com uma sinfonia melhor.
Mesmo com o peso acima das duas toneladas, o motor V6 a gasolina oferece bom desempenho para a picape, em nosso test drive fizemos ultrapassagens de carretas sem sustos, basta pisar mais fundo no pedal do acelerador que a picape mostra a que veio. O câmbio de oito marchas tem trocas rápidas e proporciona boas retomadas de velocidade.
No fora-de-estrada, a Jeep Gladiator encara bem os obstáculos à sua volta. A altura livre em relação ao solo é de 27 centímetros, o ângulo de entrada é de 43° e o de saída é de 26°. A picape tem capacidade de transpor trechos alagados com até 76 centímetros de altura.
Como já escrevemos acima, a Jeep Gladiator Rubicon é a versão com maior capacidade off-road da picape. Ela conta com a tração 4×4 Rock-Trac com relação reduzida 4:1 e crawl ratio de 77:1 permite que a picape entregue o máximo de força em baixa velocidade, para maior controle, além de aumentar a quantidade de torque disponível nas rodas.
Além disso, a versão tem o sistema Tru-Lok que faz o bloqueio eletrônico dos dos diferenciais traseiro e dianteiro. O recurso trava mecanicamente os eixos fazendo com que ambas as rodas girem na mesma velocidade e evitando que as rodas sem contato com o solo girem em falso. Ele proporciona que a roda em contato com o solo tenha o máximo torque possível para superar os mais difíceis obstáculos. O eixo traseiro pode ser travado no modo 4HI, para uso em velocidades altas em terrenos de baixo atrito, especialmente em Dunas.
Mas se o trecho for ainda mais severo, a Gladiator conta com barra estabilizadora com desconexão eletrônica que permite o aumento de 30% na articulação da suspensão dianteira. Em nosso test drive no Lajedo de Pai Mateus, o recurso foi um importante aliado, deixando inclusive o carro mais confortável no percurso bem acidentado.
Segundo a Jeep, a Gladiator também tem o novo sistema Off-road+ que quando ativado, automaticamente ajusta a picape Jeep Gladiator para as condições do terreno. Atua nos principais sistemas da picape, como acelerador, controle Selec-Speed, controle de tração e trocas de marchas, a fim de garantir o desempenho ideal para o terreno. Se habilitado em 4-HI, ele adapta a operação para velocidades mais altas, para uso em dunas, por exemplo. Se habilitado em 4-LO, ele ajusta a operação para um off-road de baixa velocidade, ideal para terrenos com pedras (rock crawling).
Os amantes das trilhas ainda contam com a câmera frontal off-road Trailcam que mostra o caminho a ser percorrido pela picape, evitando surpresas não visíveis.
Entre os principais itens de série da Jeep Gladiator estão rodas de 17” com pneus de uso misto, HDC – Hill Descent Control, teto removível na cor da carroceria, para-brisa rebatível, 2 ganchos para reboque frontais e 1 traseiro, cluster digital de 7”, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, assistente de voz Hands Free, ar-condicionado Digital Dualzone, chave presencial com partida remota, monitoramento da pressão dos pneus, bancos revestidos em couro, porta objetos com chave sob o banco traseiro e porta da caçamba com 3 posições.
Em relação a segurança, a picape conta com piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego cruzado, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro e airbags frontais e laterais, entre outros.
A Jeep Gladiator é oferecida nas cores Vermelho Firecracker, Branco Bright, Black, Granite Crystal e Sting Gray. Já as cores exclusivas de lançamento são o Prata Zenith, Vermelho Snazzberry e o Amarelo Gobi.