Primeira volta: Honda HR-V EXL 2023 chega para brigar pela liderança

1446

Versão topo de linha com motor 1.5 aspirado e câmbio CVT, Honda HR-V EXL 2023 se destaca pelo bom nível de equipamentos, acabamento e consumo

A Honda eleva o nível da competição entre os SUVs compactos com o lançamento da nova geração do HR-V, que chega com bom nível de equipamentos e referência no segmento em termos de segurança.

Todas as versões têm de série o pacote de segurança Honda Sensing. Mas, justamente por isso, a montadora cobra aquele adicional. A linha 2023 chega com valores acima dos concorrentes diretos. O SUV tem quatro versões, com preços entre R$ 142.500 e R$ 184.500.

VEJA TAMBÉM:

No entanto, mesmo assim, nos primeiros dez dias de pré-venda foram cerca de três mil unidades vendidas, o que mostra que o consumidor deste segmento não está muito preocupado com os preços. 

Honda HR-V EXL 2023
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Porta-malas do Honda HR-V 2023 tem capacidade para apenas 354 litros

Preços do novo Honda HR-V

Os valores sugeridos das versões com motor 1.5 de injeção direta ficam em R$ 142.500 para a opção EX Honda Sensing e R$ 149.900 para a EXL Honda Sensing. As versões 1.5 Turbo chegarão às lojas em outubro custando R$ 176.800 (Advance) e R$ 184.500 (a topo de linha Touring). 

Desempenho do HR-V EXL Honda Sensing

Andamos na versão EXL Honda Sensing, posicionada como topo de linha, com o motor 1.5 de aspiração natural. Neste primeiro contato, pegamos trechos urbanos e de estrada, totalizando 200 quilômetros rodados. 

O SUV estava abastecido com gasolina e, na cidade, a média de consumo com ar-condicionado ligado foi de 9 km/l contra 12,7 km/l dos números oficiais. Na estrada, a média foi de 13,5 km/l, enquanto que o declarado oficialmente é de 13,9 km/l.

A eficiência energética, contudo, é um ponto positivo. Mesmo quando o conjunto foi mais exigido, o consumo rodoviário ficou na casa de 11 km/l. Entretanto, vale ressaltar que estava sozinho no carro. Com a capacidade máxima de ocupantes e carga os números podem mudar. 

O consumo oficial do motor 1.5 aspirado com etanol é de 8,8 km/l na cidade e 9,8 km/l em estrada. Já o consumo urbano com gasolina é de 12,7 km/l e o rodoviário é de 13,9 km/l.

Motor de City e comportamento adequado

O motor 1.5 rende 126 cv de potência a 6.200 rpm não importando se abastecido com gasolina ou etanol. Já o torque é de 15,5 kgfm a 4.600 rpm com gasolina e 15,8 kgfm a 4.600 rpm com etanol no tanque. O propulsor casa com câmbio CVT que simula sete marchas.

No anda e para do trânsito urbano da capital paulista, o Honda HR-V EXL 2023 se mostrou ágil quando exigido. Já na estrada, o motor 1.5 de aspiração natural não é empolgante nas acelerações, mas se mostrou condizente com sua proposta familiar.

LEIA TAMBÉM:

As retomadas de velocidade e as ultrapassagens foram realizadas a contento. O câmbio CVT simula sete marchas virtuais e contribui para que o SUV tenha boas arrancadas. Todavia, lembro novamente que estava sozinho. Precisamos tirar a prova dos nove com mais ocupantes e carga máxima.

Outro ponto interessante é o bom isolamento acústico. Mesmo em rotações mais altas do motor, os ruídos de funcionamento do conjunto mecânico foram amenizados. 

No trajeto de nosso test-drive, o percurso foi realizado em asfalto de boa qualidade e a suspensão do SUV praticamente praticamente não foi exigida. Num trecho onde o asfalto era pior e havia algumas valetas para passagem de água de chuva, o bom trabalho realizado pela equipe brasileira surtiu efeito. O amortecedor de curso mais longo e o stop de poliuretano evita as batidas secas de fim de curso. 

Ainda andamos em trecho pavimentado, e a suspensão cumpriu bem o papel de filtrar as imperfeições do piso. Também não foram percebidos ruídos internos de possíveis falhas de montagem.

Como é o novo Honda HR-V EXL 2023?

Gosto é quesito pessoal, mas, ao vivo, o novo Honda HR-V 2023 tem linhas bem agradáveis que, às vezes, passam desapercebidas nas fotos. Mesmo mantendo praticamente as medidas da geração anterior, o formato da carroceria deixa o SUV com aparência maior.

A frente mais alta e o capô mais paralelo ao chão deixam o HR-V 2023 mais imponente. As versões com motor 1.5 aspirado têm a grade com a malha filetada e as turbo têm elementos em formas 3D. A grade inferior também muda: nas opções 1.5 elas têm elementos em formato de colmeia e nas turbo ela é filetada. 

As linhas laterais do SUV são bem limpas e há um vinco que começa no conjunto ótico dianteiro e finaliza nas lanternas traseiras. Destaque para a boa área envidraçada do HR-V 2023 e novo posicionamento dos retrovisores.

Molduras nas caixas de roda estão presentes para compor o visual “SUV”. As rodas são de 17 polegadas para todas as versões e somente a Touring tem desenho exclusivo. Na versão EXL, as rodas têm acabamento em grafite.

Na traseira, as lanternas são unidas por uma peça em acrílico e são bem estreitas. Sensor de estacionamento traseiro somente a partir da versão EXL. Já a câmera de ré é de série em todas as versões e proporciona boa visão dos obstáculos. 

Interior

Por dentro, a renovação do HR-V foi completa. Sai o console elevado e entra um mais baixo, que deixa o habitáculo menos carregado e mais espaçoso. O painel tem saídas de ar horizontais. A central multimídia é flutuante, mas a famigerada “TV de tubo” se faz presente. Abaixo estão os comandos do ar-condicionado. Todos os comandos, vale frisar, estão à mão do condutor. 

No banco traseiro há bom espaço para as pernas e cabeça dos ocupantes. No meio, porém, somente crianças viajam com algum conforto. Os passageiros do banco traseiro dispõem de saídas de ar entre os bancos dianteiros. A versão EXL oferece duas entradas de carregamento para celular. 

Ponto negativo do HR-V 2023 é o porta-malas menor: agora são apenas 354 litros de capacidade.

Dimensões

O Honda HR-V 2023 tem 4,33 metros de comprimento, 1,59 m de altura, 1,79 m de largura e 2,61 m de entre-eixos. A altura livre em relação ao solo é de 18,5 centímetros nas versões EX e EXL e 18,1 cm nas opções Advance e Touring.

Nas versões EX e EXL, o ângulo de entrada é 17,8° e o de saída fica em 22°, enquanto que nas versões Advance e Touring, o de entrada é de 16° e o de saída é de 20,3°. O tanque de combustível tem capacidade para 50 litros. 

Itens de série do Honda HR-V EXL 2023

O Honda HR-V EXL Honda Sensing 2023 vem equipado com botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade, direção elétrica, vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com “um toque” em todas as portas com anti esmagamento e alavanca de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque).

A lista ainda tem coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, porta-revistas no banco do passageiro, desligamento automático dos faróis após 15 segundos, tomada 12 V dianteira, jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete), ar-condicionado Digital automático com ventilação para os ocupantes traseiros e entradas USB 2 dianteiras + 2 traseiras.

O extenso pacote traz também botão de partida do motor, banco traseiro Bipartido (60/40) com a já conhecida tecnologia Magic Seat, acabamento do volante em Black Piano, bancos revestidos em tecido, bancos com estabilizador corporal, interface para smartphones Apple CarPlay e Android Auto com Voice Tag, quatro alto-falantes, multimídia 8” touchscreen com interface sem-fio para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto, com Voice Tag, câmera de ré, controle de áudio no volante, painel digital TFT de alta resolução (Thin-Film Transistor) de 4,2” e seleção de modo de condução (normal e ECON).

Para fechar (ufa!), o modelo dispõe de chave com função Smart Entry com controle remoto, abertura e fechamento dos vidros e destravamento das portas por sensor aproximação na chave, sensor de estacionamento traseiro, porta-revista no banco do passageiro e do motorista, espelhos no quebra-sol com iluminação, espelho retrovisor interno fotocrômico, volante e alavanca do câmbio revestidos em couro, revestimentos dos bancos em couro preto e dois tweeters. 

Equipamentos de segurança

Desde a versão de entrada EX Sensing, o novo Honda HR-V 2023 vem equipado com  estrutura de deformação progressiva ACE (Advanced Compatibility Engineering), alarme de segurança com imobilizador ECU, freios com sistemas ABS e EBD (Anti-Lock Braking System / Electronic Brake Distribution), EBA (Emergency Brake Assist) e freio de estacionamento eletrônico EPB (Electric Parking Brake) com função Brake Hold.]

Sistema VSA (Vehicle Stability Assist – Assistente de tração e estabilidade), sistema HSA (Hill Start Assist – Assistente de partidas em aclive), ESS (Emergency Stop Signal – Sistema de luzes de emergência) e sistema AHA (Agile Handling Assist) – Assistente de dirigibilidade ágil, assistente de Controle de Descida (HDC – Hill Descent Control) também compõem os auxílios.

O modelo tem também seis airbags, cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, cinto de segurança dianteiro com sistema de tensionamento, lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros, trava infantil nas portas traseiras, Isofix, câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas (três vistas), alerta de pressão dos pneus (TPMS), lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro e  sistema Honda LaneWatch – Assistente para redução de ponto cego.

Honda Sensing

A Honda vem realmente armada para a briga no segmento de SUVs compactos e o bom pacote de segurança Honda Sensing estará disponível desde a versão de entrada EX Sensing.

Ele inclui ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – Sistema que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente e CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes.

A sopa de letrinhas adiciona LKAS – Sistema que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação, RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista e AHB – Ajuste automático de farol – Sistema de assistência automática de farol alto, que se ajusta de acordo com a situação. 

Cores do novo Honda HR-V 2023

A nova geração do SUV da Honda será comercializado nas cores Branco Tafetá (sólido), Branco Topázio (perolizado), Preto Cristal (perolizado), Prata Platinum (metálico), Azul Cósmico (metálico), Cinza Basalto (metálico), Cinza Grafeno (perolizado) e Vermelho Mercúrio (perolizado).

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.