Hatch da marca francesa fica bem mais empolgante de dirigir com a nova motorização. Preços atrativos podem conquistar clientes de HB20, Polo e Onix
Por Marlos Ney Vidal
De Indaiatuba (SP)
O aguardado motor Turbo 200 faz sua estreia no Peugeot 208 2024. O hatch contará com a nova motorização nas versões Allure e Griffe e também na série especial Style. Os motores 1.0 Firefly e 1.6 EC5 também seguem em oferta. A marca francesa posicionou muito bem o seu hatch o colocando com preços abaixo de seus principais concorrentes. O valor inicial é de R$ 99.990,00.
Confira os valores sugeridos para as três versões do hatch francês com motor turbo:
A potência do motor 1.0 Turbo Flex do Peugeot 208 2024 é de 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina. O torque comum aos dois combustíveis é de 20,4 kgfm. O câmbio é o automático CVT que simula sete marchas virtuais.
O Autos Segredos já tinha cantado em maio que o Peugeot 208 Turbo 200 seria comercializado nas três opções.
O motor 1.0 Turbo Flex manteve a mesma potência e torque dos primos italianos e também câmbio CVT que simula sete marchas virtuais.
As versões Turbo 200 Allure e Griffe mantém a mesma boa suspensão das antigas opções 1.6, o que é bom, já que o 208 fica mais firme e gostoso de dirigir. Já a edição especial Style passou por atualizações para receber as rodas de 17”, mas foram positivas. A boa dirigibilidade do hatch se mantém.
No entanto, vale ressaltar que a Peugeot não iria investir tempo e dinheiro para mudar a suspensão de uma série especial. Nossa aposta é que, para 2024, na reestilização do hatch, é que a inédita versão GT herde o conjunto.
Nosso primeiro contato foi em pista, no Autódromo de Capuava. No asfalto liso, o pouco que deu para perceber foi que apesar da suspensão mais firme, o Peugeot 208 Turbo segue privilegiando o conforto a bordo.
Com motor 1.6 era injusto dizer que o 208 era lerdo, mas não tinha emoção. Agora com a opção Turbo 200, o corpo moderno do hatch agora tem um coração novo para oferecer um bom desempenho.
O 208 Turbo vai bem em aceleração e em retomadas de velocidade. Mas vale ressaltar que ele não se tornou um esportivo. O motor Turbo 200 chega para melhorar a economia e dar mais desenvoltura ao hatch. Mas quando comparado ao 208 1.6, a versão turbo está bem mais ágil e divertido de dirigir. O funcionamento progressivo do câmbio CVT incomoda em alguns momentos.
Em relação ao visual, o Peugeot 208 Turbo 2024 não teve mudanças, com exceção do emblema Turbo 200 na tampa do porta-malas.
As versões Allure e Griffe são equipadas com rodas de 16” calçadas com pneus 195/55 R16. As rodas de 17” calçadas com pneus 205/45 R17 são exclusivas da série especial Style.
Por dentro, as versões Allure e Griffe não receberam mudanças. Já a versão Style têm acabamento escurecido e se diferencia da versão 1.0 pelo quadro de instrumentos em 3D.
Confira os itens de série das três versões com motor 1.0 Turbo Flex:
O Peugeot 208 Turbo 200 Allure vem de série com piloto automático e limitador de velocidade, sensor de ré e câmera traseira, rodas de liga leve de 16 polegadas, badge Turbo 200, grade cromada, capa de retrovisor em preto brilhante, quatro alto-falantes e dois tweeters e entradas USB-A e USB-C no console central.
Já o Peugeot 208 Style Turbo 200 vem de série com teto panorâmico, Peugeot Entry n’ Go, wireless charger, rodas de liga-leve diamantadas de 17″ Bronx, faróis Full LED, visionpark 180º, ponteira cromada, DRL em LED, quadro de instrumentos i-Cockpit 3D, Interior escurecido, pedais esportivos em alumínio, bancos em tecido, couro e alcantara bordados em azul, painel de porta em couro e bordado em azul e volante Sport Drive em couro com comandos de som.
Por fim, a versão topo de linha Griffe do Peugeot 208 Turbo 2024 vem equipada com teto panorâmico, bancos em couro, volante em couro, painel de porta em couro, apoio de braço para o motorista em couro, Peugeot Entry n’ Go, wireless charger, iluminação interior traseira, faróis Full LED, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), quadro de instrumentos i-Cockpit 3D, visiopark 180º, sensor de chuva e luminosidade, ponteira cromada, Peugeot Driver Assist, alerta de colisão, frenagem de emergência automática, comutação automática do farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga e alerta e correção de permanência em faixa.
A Peugeot oferece três anos de garantia total para o Turbo 200 sem limite de quilometragem.
A marca também anunciou o lançamento do Peugeot Confiance que oferece as três primeiras revisões (10 mil, 20 mil ou 30 mil) para todas as versões do 208 por apenas R$ 530,00.