InícioLançamentosNovo Golf muda pouco e fica mais potente na Europa

Novo Golf muda pouco e fica mais potente na Europa

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Em sua oitava geração VW Golf recebe um dos facelifts mais discretos dos seus 50 anos de história, com foco em conjunto mecânico eletrificado

Volkswagen apresentou mundialmente a renovação de meia vida da atual oitava geração de seu hatch médio de sucesso, o Golf. Longe do mercado latino desde que substituiu a geração MK7 anterior, o Golf ganha discreto redesenho nas partes internas do conjunto óptico, novas rodas, para-choques e propulsores aprimorados.

As novidades visuais são pequenas e param por aí, mas já dão ao veterano médio um novo gás para enfrentar a ofensiva de EVs que está para chegar no velho continente (e no mundo). Para impulsionar ainda mais essa meta, o carro também ganhou significativos upgrades em powertrain para ficar mais potente e alinhado as estratégias de eletrificação da marca alemã.

O novo Golf GTE é um dos destaques da renovação. Mais potente, o híbrido plug-in esportivo tem motor 1.5 TSI de 177 cv que trabalha em conjunto com um propulsor elétrico de 115 cv, gerando novos 272 cv e 40,8 kgfm de torque. Sua bateria tem 19,7 kWh de capacidade liquida, com autonomia de 100 km no modo elétrico e possibilidade de carga mais rápida.

Nas versões convencionais o novo Golf tem opções 1.0 e 1.5 eTSI, que são híbridas leve, de 115 e 150 cv respectivamente. Essas versões vão trabalhar em conjunto com um câmbio manual de 6 marchas. Há ainda o 2.0 TSI convencional de 204 cv com transmissão de dupla embreagem DSG de 7 marchas e tração integral 4MOTION.

As versões esportivas puramente a combustão também ganharam atenção e estão mais potentes, convergindo com a ideia de uma frota totalmente verde para o Golf (o que agrada e muito os puristas). Enquanto o clássico GTi tem 265 cv com câmbio MT 6 ou o DSG 7, o GTI Clubsport tem incríveis 300 cv de força.

Por dentro o carro não teve mudanças significativas. O Golf pode ser equipado com generosas telas de 10,4 polegadas ou 12,9 polegadas. O painel 100% digital segue como na última troca de geração e não aderiu ao conceito de uma peça única junta à central. Uma das novidades em funcionalidade é a compatibilidade nativa do sistema de infotenimento do carro com o ChatGPT, que está integrado à multimídia.

Os preços ainda não foram revelados oficialmente. A Volkswagen também apresentou a versão perua do carro, o Golf Variant, com as mesmas mudanças pontuais e de motorização do hatch.

Foto principal | Volkswagen/Divulgação

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