SUV tem a ingrata missão de encarar no segmento de médios Jeep Compass e Toyota Corolla Cross; de quebra, ainda tem de evitar ser engolido por um modelo de menor porte da própria casa

O Honda ZR-V chega, importado do México, em um momento crucial para a operação da fabricante de origem nipônica no Brasil. Isso porque a margem de erro da companhia em nosso mercado vem diminuindo a cada minuto. Em suma, a montadora tem de ser aluna nota 10 a fim de mitigar erros do passado.

Um desses erros é conhecido: atende por WR-V. Desenvolvido pela Honda do Brasil, o crossover derivado do Fit deu o ar da graça em 2017 e subiu no telhado no mesmo período de um ciclo olímpico, ou de Copa do Mundo: quatro anos. Não à toa, após este revés, a gestão tailandesa passou a apitar mais no planejamento e tomadas de decisão da companhia em nosso país.

Justamente por isso, a montadora optou por uma nova estratégia, a apostar no ticket médio. Ceifou a produção nacional de inúmeros modelos e começou a importar, por exemplo, o Civic. Dessa forma, evidentemente, tratou de subir o sarrafo no quesito preços.

Não à toa, o escriba imagina que você, leitor, não irá se assustar com o valor que a Honda pelo ZR-V, comercializado em versão única. Olha só:

Preço e versão do novo Honda ZR-V 2024

  • Honda ZR-V Touring – R$ 214.500

E aí? Estupefato? Acredito que não, né? Até mesmo porque, a mesma montadora vende o HR-V a partir de R$ 151.200, com preços que batem à porta dos R$ 200 mil na configuração de topo.

No entanto, mesmo assim, a Honda espera que o ZR-V, no caso, tenha 1.000 unidades licenciadas por mês. Aposta, claro, no branding, na fama da marca de bom pós-venda e de veículos que não geram tantas dores de cabeça ao proprietário como os da concorrência.

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Mesmo assim é uma aposta arriscada. Fontes ligadas à própria montadora admitem que, durante os estudos de mercado referentes ao ZR-V, houve um receio muito grande de que ele e HR-V acabassem puxando o tapete um do outro.

Explica-se: embora em segmentos distintos (o primeiro tem médio porte e o segundo é um compacto), têm preços muito similares. Além disso, o HR-V é um modelo querido por muitos consumidores e que já foi devidamente testado em nosso mercado. Por enquanto, contudo, falar sobre canibalização é apenas conjecturar. A ver como o ZR-V se sairá.

Design do ZR-V

O leitor deste Autos Segredos, sempre muito bem informado, já viu em algumas oportunidades como são visual e estilo do ZR-V – tanto no exterior, quanto no interior. Todavia, passaremos rapidamente por esse tópico, já que tivemos nosso primeiro contato ao vivo, in loco, com o SUV médio.

Honda ZR-V

Na dianteira, o ZR-V tem design interessante, mas que certamente não é uma unanimidade. A grade dianteira hexagonal tem grelha do tipo colmeia que poderia abrigar uma infinidade de abelhas de tão avantajada. Os faróis full LED se unem de modo harmônico ao capô, alongado e dono de vincos que têm o objetivo de conferir ao modelo robustez.

O nariz é proeminente e, vale frisar, a dianteira tem detalhes em preto brilhante. Tais nuances também podem ser vistos na lateral e na traseira. As rodas, por sua vez, são de liga leve e 17”. Têm cinco raios e acabamento diamantado e são calçadas por pneus 215/60R17.

De perfil, é interessante notar que o ZR-V tem linha de cintura baixa. Além disso, o veículo se assemelha muito a um hatchback quando visto dessa posição. Na traseira temos peça que tenta emular um aerofólio complementando o teto. As lanternas têm desenho interessante e se parecem com as do City.

Interior

O interior do novo Honda ZR-V agrada. Assim como todo veículo da fabricante nipônica, dispõe de certo toque futurista, mas sem abdicar da verve conservadora. Destaque para o painel, que dispõe de três saídas de ar que parecem ter continuidade por conta de acabamento em colmeia que passa por toda essa área, dividindo a central multimídia dos comandos de climatização.

A central multimídia, vale ressaltar, conta com tela sensível ao toque de 9” e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. O quadro de instrumentos, por sua vez, dispõe de tela TFT digital, colorida e personalizável, de 7”. Tanto central quanto quadro são extremamente amigáveis, de fácil uso para o condutor.

Os bancos têm revestimento em couro, bem como parte do forro das portas. Dependendo da opção de cor da carroceria, tais podem vir em cinza claro ou em preto. Os assentos de motorista e passageiro da dianteira têm apoio lombar e pélvico, e são bem confortáveis. Ajuste elétrico, contudo, apenas para o condutor.

Na traseira, cintos de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes. Embora bem acabado, com ótimos materiais, o banco poderia ser pouco mais reclinado e mais elevado. Isso porque passageiros mais altos podem sofrer um bocado com a posição dos joelhos em viagens mais longas. Ademais, muito em decorrência do design do ZR-V, também terão problemas para acomodar as cabeças sem que as batam no teto. O acesso, contudo, é muito bom.

Dimensões

O Honda ZR-V tem dimensões mais generosas que Corolla Cross e Compass. O SUV da fabricante japonesa tem 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,61 m de altura e entre-eixos de 2,65 m. A título de comparação, o Toyota e o Jeep têm 4,4 m de comprimento e alguns centímetros a menos no quesito entre-eixos.

Mesmo assim, é importante ressaltar que o novo SUV da Honda, posicionado entre HR-V e o vindouro CR-V, peca quando falamos sobre porta-malas. Seu volume é de 389 litros e até pode ser favorecido pelo banco traseiro 60/40. No entanto, o número fica aquém dos rivais.

Ao volante do novo Honda ZR-V

A reportagem de Autos Segredos guiou o Honda ZR-V em um ciclo misto. Fomos de São Paulo até a cidade de São Roque, passando por trechos urbanos e também encaramos a estrada.

Baseado na plataforma do Civic, o ZR-V tem uma tocada um tanto distinta do sedã – mesmo que a Honda tente atrelar, para fins de marketing, a condução de um ao outro.

Dependendo do ajuste do assento, a posição de dirigir do SUV médio pode ser mais baixa que a dos concorrentes. No entanto, não chega a ser tão no chão quanto a de um sedã como o Civic. Mesmo assim, vale frisar que, por ser baseado na mesma plataforma, tem similaridades em termos de conjunto de direção e o volante multifuncional com cubo hexagonal é o mesmo do três volumes.

O ZR-V vem equipado com motor 2.0 aspirado com duplo comando que rende 161 cv de potência a 6.500 rpm e 19,1 kgfm de torque a 4.200 rpm. Casa com o propulsor transmissão automática do tipo CVT com simulação de trocas manuais. Na dianteira, a suspensão é do tipo MacPherson. Já na traseira, assim como no CR-V, é multilink.

O conjunto é bem esperto em ciclo urbano, mas prima, claro, pelo conforto. Na estrada, há rolagem de carroceria normal para um veículo do segmento, mas dá, por conta do acerto de suspensão, para atacar curvas com um pouco mais de vontade. Mas aí a rocha quebra: falta ímpeto para tal.

Não que o motor 2.0 e o câmbio CVT deixem o veículo anestesiado – embora retomadas sejam um problema. O galho é que, justamente por causa do supracitado ótimo acerto de suspensão, o SUV clama por um propulsor turbo. Mesmo assim, um turboalimentado no ZR-V é utopia, já que nem nos Estados Unidos o modelo dispõe de tal opção.

Itens de série

O Honda ZR-V conta com teto solar elétrico, ar-condicionado digital de duas zonas (mas sem saídas para os ocupantes do banco traseiro), chave inteligente, start-stop, função Brake Hold, espelho retrovisor interno fotocrômico e luzes de leitura eletrostáticas com acionamento por toque. Há também carregador de smartphones por indução e outras cinco portas do tipo USB para carregamento de aparelhos.

No tópico segurança, destaque para o já conhecido Honda Sensing. Ele garante ao SUV médio controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem para mitigação de colisão, sistema de permanência em faixa, detecção de saída de pista e farol alto automático.

Além disso, o ZR-V dispõe ainda de oito airbags, assistente de controle de descida, assistente de partida em aclive, controle de tração e estabilidade, monitoramento de pressão dos pneus, assistente para redução de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, entre outros.

Cores

O ZR-V estará disponível nas concessionárias já a partir de 31/10 em sete opções de cores, incluindo três novas adições à linha da Honda: Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Vermelho Adrenalina. Além dessas, o veículo será comercializado nas cores Branco Topázio Perolizado, Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico e Cinza Barium Metálico.

A cor do interior do veículo, conforme mencionamos anteriormente, varia de acordo com a cor da carroceria. Para os tons externos Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Branco Topázio Perolizado, o interior vem na tonalidade Cinza Claro. Nas demais opções de cores da carroceria o revestimento interno é preto.

Fotos | Honda/Divulgação

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