Honda quer HR-V Turbo 2023 brigando com SUVs médios

1076

Vendido nas versões Advance e Touring, novo Honda HR-V aposta no motor e lista de itens de série bem recheada para fisgar clientes de SUVs médios 

Por Marlos Ney Vidal (*)
De Florianópolis (SC)

Depois de iniciar as vendas das versões com motor 1.5 aspiradas do novo HR-V 2023, a Honda inicia a comercialização das opções Advance e Touring com o novo motor 1.5 Turbo Flex. Ambas contam com boa lista de itens de série, incluindo o pacote de segurança Honda Sensing. Fabricante japonês quer novo HR-V Turbo 2023 brigando com os SUVs médios vendidos no Brasil.

VEJA TAMBÉM:

Preços do novo Honda HR-V Turbo 2023

SUV compacto japonês é vendido em duas versões:

  • Advance – R$ 176.800
  • Touring – R$ 184.500

A Honda aposta na farta lista de itens de série do HR-V Turbo 2023 para seduzir os compradores das versões de entrada de Compass, Corolla Cross e Taos. Se a escolha fosse simplesmente pelos equipamentos, a tarefa não seria tão difícil, mas como SUV compacto, as medidas do HR-V não facilitam a disputa.

Neste primeiro contato andamos no Honda HR-V Turbo na versão Touring que é a mais completa da gama do SUV.  

Visualmente, as diferenças ficam pela grade com elementos em 3D e a parte inferior do para-choque acabou prejudicando o ângulo de entrada, em vez dos 17,8° da versões aspiradas, as turbo têm 16°. O de saída passa de 22° para 20,3° nas versões turbo. A altura livre em relação ao solo também é menor, ficando em 18,1 centímetros contra os 18,5 cm das versões EX e EXL Sensing. 

Outra exclusividade do Honda HR-V Touring 1.5 Turbo Flex é o acabamento em preto brilhante nas molduras dos para-lamas que segue pela parte inferior das portas e para-choques. Os faróis da versão topo são em Full LED como nas demais, mas conta com um contorno cromado. 

O acabamento interno padrão da linha HR-V é na cor preta que tem tecido na versão EX Sensing e couro nas demais. No entanto, as versões turbo Advance e Touring tem acabamento em couro cinza claro quando a carroceria for nas cores Branco Topázio, Cinza Basalto, Azul Cósmico e Cinza Grafeno.

O tom cinza é bonito quando novo, mas com tempo de uso ele está sujeito a mostrar mais sujeira. 

Por dentro, a renovação do HR-V foi completa. O painel tem saídas de ar horizontais. A central multimídia é flutuante, mas a famigerada “TV de tubo” se faz presente. Abaixo estão os comandos do ar-condicionado. Todos os comandos, vale frisar, estão à mão do condutor. 

No banco traseiro há bom espaço para as pernas e cabeça dos ocupantes. No meio, porém, somente crianças viajam com algum conforto. Os passageiros do banco traseiro dispõem de saídas de ar entre os bancos dianteiros. A versão Touring oferece duas entradas de carregamento para celular. 

Ponto negativo do HR-V 2023 é o porta-malas menor: agora são apenas 354 litros de capacidade. No entanto, o sistema Magic Seat transforma o SUV num furgão com os bancos traseiros rebatidos. 

HR-V em números

O Novo Honda HR-V 2023 conta com 4,33 metros de comprimento, 2,61 m de entre-eixos, 1,59 m de altura e 1,79 m de largura. O tanque de combustível comporta 50 litros de combustível. 

As rodas e pneus são padrão para as quatro versões e rodas tem roda de alumínio de 17 polegadas calçadas com pneus de medidas 215/60 R17.

Andando

Andamos com o novo HR-V Turbo 2023 na maior parte do tempo estrada com asfalto de boa qualidade e a suspensão do SUV praticamente não foi exigida. No curto espaço onde mesclamos calçamento e estrada sem pavimentação, o bom trabalho realizado pela equipe brasileira surtiu efeito, a suspensão cumpriu bem o papel de filtrar as imperfeições do piso. O amortecedor de curso mais longo e o stop de poliuretano evita as batidas secas de fim de curso. Também não foram percebidos ruídos internos de possíveis falhas de montagem. Ponto positivo é o acerto mais firme da suspensão em curvas. 

O motor das versões Advance e Touring é o 1.5 DI VTEC Turbo Flex com potência de 117 cv a 6.000 rpm e torque de 24,5 kgfm entre 1.700 e 4.500 rpm não importado se está abastecido com gasolina ou etanol. O motor é ligado ao câmbio CVT que simula sete marchas virtuais.

Se o HR-V aspirado não tem condução empolgante, o turbo cumpre o papel com louvor. O SUV tem reação imediata ao pisar no acelerador, o motor grita no kick-down, mas o desempenho é excelente. O SUV também deixa claro que o casamento do câmbio CVT com motor turbo é muito melhor. Não há hesitação na arrancada ou na retomada de velocidade como no motor aspirado.

O consumo oficial na cidade com etanol é de 7,9 km/l e na estrada fica em 8,8 km/l. Já com gasolina, a média urbana é de 11,3 km/l e a rodoviária fica em 12,6 km/l.

Em nosso test-drive a média rodoviária ficou em 11,3 km/l.

Os freios do HR-V Touring Turbo 2023 cumprem bem o seu papel em simulação de emergência. Já a direção firme em alta e leve em manobra, com ponto central bem definido, mas sem transmitir sensação de aderência.

Itens de série

O Honda HR-V Touring Turbo 2023 tem  acabamento interno em couro na cor preta ou cinza claro, painel digital em TFT de alta resolução de 7″, carregador de celular por indução, inclinação automática de retrovisor ao engatar a ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, seleção de modo de condução (Normal + ECON + Sport),  sensor de chuva e myHonda Connect. 

A lista ainda agrega banco do motorista com ajuste elétrico, acabamento do volante em Black Piano comandos e raio inferior, tampa traseira automática com sensor de presença (abertura e fechamento) e função Hands Free e partida remota.

Segurança

Em relação a segurança, o Honda HR-V Touring 2023 vem equipado com estrutura de deformação progressiva ACE (Advanced Compatibility Engineering), alarme de segurança com imobilizador ECU, freios com sistemas ABS e EBD (Anti-Lock Braking System / Electronic Brake Distribution), EBA (Emergency Brake Assist), freio de estacionamento eletrônico EPB (Electric Parking Brake) com função Brake Hold, sistema VSA (Vehicle Stability Assist – Assistente de tração e estabilidade), sistema HSA (Hill Start Assist – Assistente de partidas em aclive), ESS (Emergency Stop Signal – Sistema de luzes de emergência), sistema AHA (Agile Handling Assist) – Assistente de dirigibilidade ágil, assistente de Controle de Descida (HDC – Hill Descent Control), airbags frontais, laterais e de cortina (6 airbags), cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, cinto de segurança dianteiro com sistema de tensionamento, lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros, trava infantil nas portas traseiras, sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis, cãmera de ré multivisão com linhas dinâmicas (três vistas), alerta de pressão dos pneus (TPMS), lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro e  sistema Honda LaneWatch – Assistente para redução de ponto cego.

Honda Sensing

A Honda vem armada para a briga no segmento de SUVs compactos e o bom pacote de segurança Honda Sensing estará disponível desde a versão de entrada EX Sensing. O pacote inclui ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – Sistema que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente, CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes, LKAS – Sistema de permanência de faixa – Sistema que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação, RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista – Sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes e AHB – Ajuste automático de farol – Sistema de assistência automática de farol alto, que se ajusta de acordo com a situação.

Cores do novo Honda HR-V Turbo 2023

A nova geração do SUV da Honda será comercializado nas cores Branco Tafetá (sólido), Branco Topázio (perolizado), Preto Cristal (perolizado), Prata Platinum (metálico), Azul Cósmico (metálico), Cinza Basalto (metálico), Cinza Grafeno (perolizado) e Vermelho Mercúrio (perolizado).

A garantia do Honda New HR-V é de 3 anos, sem limite de quilometragem.

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.