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Mercedes Benz Accelo e Atego ganham motores BlueTec 6

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Caminhões Mercedes-Benz Accelo, Atego, Actros e Arocs passam a ser equipados com motores BlueTec 6

Assim como a linha Actros e Arocs, os caminhões Mercedes-Benz Accelo e Atego também passam a ser equipados com motores BlueTec 6 para atender os novos protocolos de emissões do Proconve P8. 

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Os novos motores BlueTec 6 garantem redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e menos 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5).

Segundo a Mercedes-Benz, os motores também estão mais econômicos.

A tecnologia BlueTec 6 traz novas faixas de potência e torque para as famílias de motores Mercedes-Benz OM 924 LA e OM 926 LA que equipam as linhas de caminhões Accelo e Atego. 

As novas versões dos motores OM 924 LA e OM 926 LA Euro 6 foram desenvolvidas no País para a realidade brasileira, sendo amplamente testadas em Bancos de Provas do Laboratório de Emissões na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo (SP), no Campo de Provas de Iracemápolis (SP) e ainda em ruas e estradas.

De acordo com a Mercedes-Benz suas equipes de Engenharia e Desenvolvimento, em parceria com várias áreas da Empresa, vêm trabalhando nos motores Proconve P8 (Euro 6) há alguns anos, o que resultou na acentuada diminuição das emissões de poluentes. Para se ter uma ideia do avanço da tecnologia e os benefícios para a qualidade do ar, o volume de Óxidos de Nitrogênio (NOx) que apenas um veículo emitia em 1990, época do Proconve P2, é equivalente ao total de 55 caminhões no Proconve P8. No que se refere a Material Particulado (MP), o que um caminhão emitia no P2 é o mesmo de 135 veículos no P8. Para isso é obrigatório o uso de diesel S10 e ARLA 32.

No entanto, executivos da marca também frisam que a responsabilidade é de todos. Não adianta apresentar novas tecnologias e os caminhões não passarem por suas revisões corretamente e usar artifícios para burlar o uso de ARLA 32. 

Para chegar à solução tecnológica BlueTec 6, foram 5,4 milhões de quilômetros rodados em testes no Campo de Provas e nas ruas, além de 20.000 horas de testes de durabilidade em Bancos de Prova e cerca de 250 protótipos de motores. O objetivo é assegurar a melhor solução para os clientes do Brasil e de diversos mercados de exportação.

Os motores BlueTec 6 também proporcionam economia de 10% a 15% no consumo de óleo e mantendo os intervalos de trocas de óleo similares aos dos caminhões atuais Proconve P7 (Euro 5).

Outra grande vantagem para os clientes da marca é a intercambiabilidade de peças e componentes entre modelos da mesma família de caminhões. Some-se a isso a facilidade de manutenção, com os mecânicos já bastante familiarizados com os veículos e os motores, que trazem apenas as novidades do sistema de pós-tratamento da tecnologia BlueTec 6, o que será assimilado com treinamentos oferecidos pela marca.

Novidades do Mercedes-Benz Accelo Euro 6

O Mercedes-Benz Accelo Euro 6 será vendido na linha leve 817 e 1017 e o no médio 1317 6×2. As três opções são equipadas com o motor OM 924 LA com tecnologia BlueTec 6 que ficou 5% mais potente. Ele passa a render 163 cavalos de potência e torque de 62,2 kgfm. O motor Euro 6 do Accelo não tem EGR.

O motor é ligado ao câmbio Mercedes-Benz G70 que oferece versões automatizada e manual com trambulação a cabo. Além de propiciar mais conforto ao condutor do veículo, o Mercedes-Benz G70 exige menor esforço do motorista e assegura economia no consumo de diesel devido à inteligência das trocas de marcha.

Ainda com relação ao trem de força, a embreagem com auxílio pneumático reduz em 45% o esforço do motorista no pedal, o que se traduz em conforto, praticidade e produtividade na condução do caminhão.

O desempenho dos motores Mercedes-Benz Euro 6 é potencializado com a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced. Mais eficiente, possui o comando de embreagem otimizado, com maior inteligência, proporcionando uma redução de até 40% do tempo de acoplamento da embreagem. Isso permite trocas de marchas mais rápidas e precisas, além de melhor sensibilidade do pedal do acelerador, facilitando as manobras e arrancadas, tornando-as mais confortáveis e evitando eventuais trancos na transmissão do caminhão.

O Mercedes-Benz Accelo 2023 Euro 6 recebeu pequenas novidades visuais externas como novo espelho auxiliar, espelho frontal de aproximação e DRL (luz diurna de rodagem) de LED. 

Por dentro, a linha Accelo passa a contar com nova coluna de direção ajustável em 13 graus (mais 5 graus para cima e menos 8 graus para baixo). Isso significa 30% a mais de ajustes em relação ao Accelo Euro 5. A alavanca do câmbio automatizado está posicionada na coluna de direção.

O revestimento do teto também foi revisto e o tacógrafo passa a ficar no teto e um espaço adicional para equipamentos, tanto no teto, quanto no painel. 

O painel também conta com novo display digital de 10,4 polegadas, teclas de navegação, controle eletrônico de levantamento do 3º eixo e a alavanca do câmbio automatizado. Com essas novidades no teto e no cockpit, o Accelo permite expandir o número de teclas para implementos e outros opcionais. 

A nova eletrônica, superdimensionada, envolve sistemas ainda mais confiáveis, com destaque para o módulo de interface XMC, que agiliza a implementação do veículo e está apto para mais recursos.

Segurança

Em relação a segurança, o Mercedes-Benz Accelo Euro 6 passa a vir de com ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), luzes de frenagem de emergência (ESS) e auxílio de partida em rampa (HSA) na versão com câmbio automatizado. 

Já para o Accelo 1317 6×2 o piloto automático está disponível como opcional. Os caminhões Accelo vêm equipados com ABS (sistema antitravamento de rodas), ASR (controle de tração) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem).

Os caminhões Accelo com tecnologia BlueTec 6 se destacam ainda pela otimização do TCO (Custo Operacional Total). Isso se reflete na redução de 10% a 15% no consumo de óleo lubrificante e na maior vida útil de componentes como filtro de ar (33% a mais) e filtro de ARLA (11%). Essas vantagens são potencializadas com a sincronização com os planos de manutenção do Accelo.

Modelos

A linha Accelo 2023 será comercializada nos modelos:

  • Accelo 817
  • Accelo 1017
  • Accelo 1317 6×2

Novidades do Mercedes-Benz Atego Euro 6

O Mercedes-Benz Atego é equipado com os motores OM 926 LA de seis cilindros e o OM 924 LA de quatro cilindros Euro 6.

Os modelos Atego 1419 e 1719 são equipados com o motor OM 924 LA com potência de 185 cv e torque de 71,3 kgfm.

Já o Atego 1726 tem o mesmo motor OM 926 LA mas com 260 cv de potência e 91,7 kgfm de torque. O 1733 também tem o mesmo motor, mas com 321 cv de potência e torque de 127,4 kgfm.

O Mercedes-Benz Atego 2429 6×2 também tem o motor OM 926 LA com 286 cv de potência e torque de 112,1 kgfm. 

Os Atego 2433 6×2 e 3033 8×2 são equipados com o motor OM 926 LA com 321 cv de potência e torque 127,4 kgfm.

Por fim, os Atego 2730 6×4 e o Atego 3330 8×4 são equipados com motor OM 926 LA com 286 cv de potência e torque de 112,1 kgfm. Ambos são vendidos nas versões plataforma, basculante e betoneira.

Além de acentuar sua destacada versatilidade de uso, a nova linha Atego ganha novas tecnologias para maior economia, conforto e segurança. Os novos câmbios PowerShift Advanced G140 de 8 marchas e G211 de 12 marchas são itens de série nos modelos 6×2 e 8×2, resultando em menor consumo de combustível e maior conforto de dirigibilidade. Para os modelos com câmbio manual, existe ainda o benefício da trambulação a cabo, que exige menor esforço do motorista.

Os caminhões Atego 1419 e 1719 4×2 passam a ser equipados com o novo câmbio manual G90 de 6 marchas e com eixo traseiro Meritor 23.245 de 2 velocidades.

A nova linha Atego passa a oferecer um entreeixos específico para a aplicação de distribuição de bebidas, facilitando a implementação da carroçaria. Outra importante novidade é que o Atego 3330 8×4 off-road, nas versões plataforma, basculante e betoneira, recebe segundo eixo dianteiro com suspensor levantado por cabos, o que aumenta a distância do chassi em relação ao solo, preservando o conjunto caminhão e implemento.

As novidades da linha Atego também envolvem a cabina e o cockpit, com novo volante multifuncional, novo painel de instrumentos com display digital, alavanca do câmbio automatizado na coluna de direção e immobilizer com trava integrada aos sistemas de porta e chave. Além disso, o Atego passa a contar com partida do veículo por botão, solução semelhante à utilizada nos caminhões Actros.

Externamente, a cabina do novo Atego se destaca pelo espelho frontal de aproximação com aquecimento e pelo DRL (luz diurna de rodagem) de LED.

No que se refere às tecnologias de segurança, a linha Atego 2023 passa a contar com ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) nas versões 4×2 e 6×2, luzes de frenagem de emergência (ESS), auxílio de partida em rampa (HSA) na versão com câmbio automatizado e piloto automático. Além disso, o Atego já dispõe de itens como ABS, ASR e EBD.

Assim como no Accelo, a nova eletrônica do Atego é superdimensionada e envolve sistemas ainda mais confiáveis, com destaque para o módulo de interface XMC, que agiliza a implementação do veículo e está apto para mais recursos.

Com relação a custos operacionais, as caixas de câmbio Mercedes-Benz G90 e G211 trazem uma grande vantagem para os clientes: devido à nova especificação do lubrificante, o intervalo das trocas de óleo do câmbio aumentou em 100%.

Modelos

Confira como fica a gama de modelos do Atego 2023:

  • Atego 1419
  • Atego 1719
  • Atego 1726
  • Atego 1733
  • Atego 2429 6×2
  • Atego 2433 6×2
  • Atego 3033 8×2
  • Atego 2730 6×4 P/K/B (*)
  • Atego 3330 8×4 P/K/B (*)

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