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Sai Mercedes-Benz Axor entra Actros Space e e Arocs 6×4

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Depois de 17 anos, o Mercedes-Benz Axor deixa de ser produzido e marca lança Actros Space e Arocs 6×4 Plataforma, Basculante e Cavalo Mecânico para substituí-lo 

A Mercedes-Benz encerrou a produção do Axor no Brasil e para ocupar o lugar do modelo, a fabricante lança novas versões de Actros e Arocs. Mas deixa claro que os substitutos terão preços mais altos do que o caminhão descontinuado.

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A cabine do Actros Space foi desenvolvida para o mercado brasileiro para ter preço mais em conta. A nova opção também tem quadro de instrumentos analógicos e suspensão metálica. 

A nova opção será vendida nos modelos 6×2 e 6×4 com entre-eixos de 3.250 mm.

O sistema de segurança ABA 5 deixa de ser item de série. O comprador poderá que optar por comprar o pacote como opcional para ter o Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem), Side Guard Assist (assistente de ponto cego), Attention Assist (assistente de fadiga), assistente de parada Hold, ESP (controle eletrônico de estabilidade), piloto automático adaptativo com limitador de velocidade, Proximity Control (assistente ativo de proximidade), EBS (sistema eletrônico de frenagem), ASR (sistema de controle de tração), ABS (sistema antibloqueio), sensor de chuva e iluminação, alarme de ré com luzes intermitentes, Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem), Hill Holder (auxílio de partida em rampa), farol para auxílio em manobras e farol alto inteligente.

A cabine do Mercedes-Benz Actros Space tem 2,31 metros de altura externa, 2,50 m de largura interna, 1,54 m de altura interna e túnel interno de 1,20 m. 

Motores

O motor OM 471 LA tem potência de 560 cv e torque de 265 kgfm. O novo motor tem um turbocompressor de consumo otimizado que, juntamente com o sistema de pós-tratamento dos gases de escape da tecnologia BlueTec 6, permite uma economia de combustível de 8% em comparação com o Actros atual.

Outro destaque da terceira geração do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 560 cv de potência de frenagem, menores índices de ruído e vibração e retarder opcional.

Já o motor OM 460 LA tem três faixas de potência, a primeira tem 449 cv e torque de 224 kgfm, a segunda oferece 479 cv e torque de 234,5 kgfm e a terceira tem 495 cv de potência e torque de 244,7 kgfm. Este último teve sua curva de torque otimizada e a força máxima está disponível a partir de 1.050 rpm. 

Novo câmbio

Os motores passam a ser ligados ao novo câmbio automatizado PowerShift Advanced que permite deslocamentos e acelerações mais rápidos e suaves em muitos cenários, graças à seleção de marchas ainda mais precisa, resultando em menor consumo de combustível e maior conforto de dirigibilidade.

Modelos do novo Actros Euro 6

Veja como é a nova gama de modelos do pesado da MB:

  • Actros 2045 4×2 OM 460 LA 449 cv/2.200 Nm
  • Actros 2548 6×2 OM 460 LA 479 cv/2.300 Nm
  • Actros 2553 6×2 OM 471 LA 530 cv/2.600 Nm
  • Actros 2651 6×4 OM 460 LA 495 cv/2.400 Nm
  • Actros 2653 6×4 OM 471 LA 530 cv/2.600 Nm

Arocs

Depois de estrear no modelo 8×4, o Mercedes-Benz Arocs Euro 6 terá configuração 6×4 composta pelos modelos 3351, 4151 e 3353 nas versões Plataforma, Basculante e Cavalo Mecânico.

Com os novos modelos, a marca amplia a oferta para atividades da mineração, construção civil e agora também do agronegócio, como o transporte de cana-de-açúcar e madeira.

A linha também passa a contar, opcionalmente, com faróis com luzes em LED que são mais eficientes e mais duráveis para essas aplicações off-road, evitando paradas desnecessárias do caminhão e aumentando sua disponibilidade primordial para esse segmento. Na parte de segurança temos a disponibilidade do Air bag para o motorista (2º. Semestre 2023) e o sistema ESC (Programa de Controle de Estabilidade), que proporciona mais segurança nas manobras em curvas acentuadas e em terrenos irregulares. Isso aumenta a proteção do motorista, do caminhão e da carga. 

Os caminhões da linha Arocs receberão novos bancos pneumáticos nacionalizados, mais ergonômicos e com várias regulagens: são 11 possibilidades de regulagens para o motorista, com disponibilidades de 2 apoios de braços com regulagens de altura e o cinto de segurança integrado ao banco também, com regulagem de altura. Todo esse conjunto eleva o conforto para motoristas dos mais variados biotipos físicos, melhorando seu dia a dia. Além disso, temos a disponibilidade de revestimento em vinil de fácil limpeza oferecendo mais praticidade para limpeza e aplicação.

“Com os novos modelos 6×4, nosso portfólio Arocs passa a oferecer soluções para diversas operações da mineração, construção civil, grandes obras de infraestrutura e agora também do agronegócio, como transporte de cana-de-açúcar e madeira”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 

“O Arocs chega com motores que atendem à legislação Proconve P8 (Euro 6) quanto às emissões de poluentes, além de oferecer mais eficiência no transporte, com economia no consumo de combustível e melhor TCO (Custo Operacional Total), contribuindo para que o cliente obtenha a rentabilidade desejada”.

Na linha Arocs 2023, o motor OM 460 LA de 495 cv de potência e 244,7 kgfm de torque passa a contar com a tecnologia BlueTec 6 para atendimento ao Proconve P8 (Euro 6). Trata-se de uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). Este motor equipará os modelos Arocs 3351 6×4, Arocs 4151 6×4 e Arocs 4851 8×4.

O mesmo conceito do BlueTec 6 se aplica ao motor OM 471 LA de 530 cv e 265 kgfm do Arocs 3353 6×4.Os dois motores são ligados ao câmbio automatizado PowerShift Advanced que, devido ao comando de embreagem otimizado, em conjunto com a maior capacidade de processamento do módulo eletrônico, traz mais eficiência ao trem de força. Os resultados são uma redução de até 40% do tempo de acoplamento da embreagem, permitindo trocas de marchas mais rápidas e precisas e melhor sensibilidade do pedal do acelerador, facilitando manobras e arrancadas, tornando-as mais “confortáveis” e evitando eventuais trancos na transmissão do caminhão. 

O Arocs traz ainda conectividade através do sistema de telemetria FleetBoard da Mercedes-Benz para gestão de frota. 

Modelos do novo Actros Euro 6

Veja como é a nova gama de modelos do pesado da MB:

  • Arocs 3351 6×4 P/K/S (*) OM 460 LA 495 cv/2.400 Nm
  • Arocs 3353 6×4 S OM 471 LA 530 cv/2.600 Nm
  • Arocs 4151 6×4 P/K/S OM 460 LA 495 cv/2.400 Nm
  • Arocs 4851 8×4 K OM 460 LA 495 cv/2.400 Nm

(*) P = Plataforma / K = Basculante / B = Betoneira / S = Cavalo mecânico

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