Ford Maverick Lariat tem qualidades, mas por R$ 239.990 merecia mais conteúdo

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Dando sequência ao seu novo posicionamento a Ford lança a Maverick que será vendida na versão Lariat. Picape é agradável de dirigir, mas itens de série deixam a desejar

Pouco mais de um ano após abandonar a fabricação no Brasil, a Ford apresenta a Maverick. Fabricada no México, a inédita picape chega ao mercado na versão Lariat FX4 por R$ 239.990. O preço sugerido é de produto premium, mas o conteúdo de série não condiz com o posicionamento.

Durante a apresentação do produto, a Ford disse que a Maverick Lariat FX4 é uma alternativa aos SUVs. No entanto, a primeira escorregada é não oferecer de série uma capota marítima na caçamba. Afinal, se, é para picape também ser usada como um automóvel, não dá para deixar as bagagens e as compras sujeitas à chuva e poeiras. Isso sem falar nos furtos.

O item é vendido como acessório, mas isso não condiz com um produto dito premium. Para um carro de R$ 240 mil, não dá para dizer ao cliente, “olha, esse preço não inclui a cobertura da caçamba”.

A ausência de outros importantes itens talvez seja percebida no uso diário. Apesar de em tese compacta, a Ford Maverick Lariat FX4 tem dimensões avantajadas para o padrão do nosso mercado. Por isso, peca por não oferecer sensores de estacionamentos na frente e atrás. Câmera de ré é item de série, mas o aviso sonoro acaba sendo um bom aliado. Um sistema de câmera de 360° também ajudaria nas manobras.

Por fim, aqui talvez seja a maior escorregada da Ford em relação aos equipamentos de série da Maverick. A picape tem alerta de colisão, mas não oferece ACC, hoje, carros compactos e pela metade do preço da Maverick são mais bem servidos. Para um produto posicionado como premium e com preço de premium ficará difícil explicar para o cliente a falta dos auxílios à condução.  

Não dá para ser ingênuo, está na cara que a ausência de alguns itens foi para deixar o preço da Ford Maverick Lariat FX4 mais em conta, já que adicionar alguns equipamentos elevariam o valor para algo perto dos R$ 300 mil. Isso acabaria criando um problema na loja, afinal como explicar para o comprador que uma picape menor teria praticamente o mesmo preço da irmã maior. Aliás, pelo valor de R$ 239.990, a Maverick já terá uma briga interna com a Ranger Storm vendida a R$ 246.190.

Escorregadas à parte, a Ford Maverick Lariat FX4 no uso, tem qualidades para de fato ser uma alternativa aos SUVs. O porte menor facilita o acesso dos ocupantes. Nesse quesito, o porte da picape se assemelha muito ao da Fiat Toro.

A picape da Ford tem rodar suave e a suspensão filtra bem as imperfeições do solo, mesmo em pisos não tão conservados. Assim como a Toro, a Maverick lembra um sedã com caçamba.

A Ford Maverick conta com rodas de liga leve de 17″, calçadas com pneus 225/65 R17 All Terrain de uso misto.

O entre-eixos de 3,07 metros oferece espaço de sobra para os ocupantes dos assentos das extremidades, o passageiro do meio,, se for adulto ficará sem espaço para os pés e o apoio de braço central acaba impulsionando o corpo para frente. Assim, o espaço central acaba sendo ideal para crianças.

Os assentos do banco apoiam bem as pernas dos ocupantes e o encosto não é tão verticalizado como em picapes maiores. A sensação de fato é de estar em um automóvel.

No posto de comando, o condutor tem todos os comandos ao alcance das mãos. A troca de marchas tem alavanca giratória como no Bronco Sport. Freio de estacionamento também é elétrico.

Já o volante tem boa pegada e a visualização do quadro de instrumentos é excelente. O posicionamento da central multimídia poderia ficar em posição mais elevada.

Assim como os bancos traseiros, os assentos apoiam bem as pernas dos ocupantes da frente. Já os encostos têm abas que seguram bem o corpo dos passageiros.

O acabamento interno é todo construído em plásticos rígidos, mas isso não é demérito. Não há rebarbas ou falhas de encaixe. O desenho do painel e forros de porta têm linhas modernas e são bem agradáveis aos olhos. O painel traz a tonalidade cinza como predominante uma faixa central na cor bronze na parte central se estende de uma ponta à outra.

Forros de porta mesclam o cinza escuro e o claro e os puxadores de porta têm detalhe em bronze.

Já os bancos são revestidos em materiais sintéticos, mesclando as tonalidades cinza escuro e o marrom.

Andando

A Maverick é equipada com o bom motor 2.0 Ecoobost e a transmissão automática de oito marchas. Na picape, são 253 cv de potência a 5.500 rpm, 13 cv extras em relação ao Bronco Sport. O torque de 38,7 kgfm é praticamente o mesmo.

Assim como o Bronco Sport, a Maverick tem desempenho vigoroso. Mais baixa que o SUV, a picape é mais amiga do asfalto mesmo em velocidades mais elevadas. O motor enche rápido e a picape chega a fazer cosplay de um modelo esportivo. A picape faz de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 segundos. O torque máximo chega aos 3.000 rpm e proporciona ultrapassagens com total segurança.

Tamanho

A Ford Maverick tem 5,07 metros de comprimento, 2,13 m de largura, 1,73 de altura e 3,07 m de entre-eixos. Apesar do tamanho, a capacidade de carga é de apenas 617 quilos, menor que os 720 quilos da Fiat Strada Cabine Plus.

O vão livre em relação ao solo é de 21,8 centímetros. O ângulo de ataque é de 20,6° e o de saída é de 21,2°. Já a capacidade de transpor trechos alagados é de 45 centímetros.

Itens de série da Maverick Lariat FX4

Entre os itens de série da Ford Maverick Lariat FX4 estão faróis de LED com acendimento e luz alta automáticos e luz de condução diurna, travas elétricas das portas e da caçamba, retrovisores elétricos com repetidor de seta, pré-instalação de engate para reboque com conector de quatro pinos e chicote, caçamba com protetor, dois compartimentos de carga acima das rodas nas laterais, ganchos de fixação e abridor de garrafas.

Ainda fazem parte da lista de itens de série ar-condicionado automático digital de duas zonas, chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave (Ford Power), abertura das portas por código sem chave (Keypad), volante revestido em couro com ajuste de altura e profundidade, bancos com revestimento premium ActiveX, bolsos, porta-revistas, ajuste elétrico de 8 posições (incluindo lombar) para o motorista e ajuste manual de 6 posições para o passageiro, câmera de ré, vidros elétricos com abertura e fechamento a um toque, vidro elétrico da caçamba, painel de instrumentos com tela colorida de 6,5″, para-brisa acústico, console central com porta-objetos e descansa-braço e tomada de 12 V na traseira.

Segurança

A relação de itens de série tem sete airbags (dianteiros, laterais, de cortina e joelho para o motorista), controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, assistente de frenagem pós-colisão, detecção de pedestre e ciclista, assistente de frenagem de emergência, monitoramento de pressão dos pneus, alarme perimétrico com imobilizador, cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura e pré-tensionadores na frente, ganchos Isofix, três alças de segurança dianteira e traseiras e protetor inferior de metal.

Multimídia

A Ford Maverick é equipada com sistema Sync com tela touch-screen de 8″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay, comandos de áudio e voz no volante, Bluetooth e Rádio AM/FM. O sistema de áudio é composto por seis alto-falantes.

A picape conta com quatro entradas USB tipo A e tipo C (duas dianteiras e duas traseiras).

Conectividade

A Maverick também é equipada com o Conectividade FordPass composto pror:

  • Status remoto do veículo pelo celular (nível do combustível, odômetro)
  • Travamento e destravamento remoto
  • Partida remota com acionamento do ar-condicionado
  • Partida remota agendada
  • Sistema de localização do veículo
  • Alerta de acionamento do alarme
  • Alertas de funcionamento do veículo

Cores

As cores disponíveis são Vermelho Aurora, Laranja Delhi, Azul Lyse, Azul Indianápolis, Azul Malacara, Cinza Dover, Prata Orvalho, Cinza Torres, Preto Astúrias e Branco Ártico.

Garantia

A Ford Maverick tem três anos de garantia sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Maverick Lariat

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.999cm³ de cilindrada, a gasolina, turbo, injeção direta, que desenvolve potência máxima de 253cv a 5.500rpm e torque máximo de 38,7kgfm a 3.000rpm

TRANSMISSÃO
Tração integral sob demanda e câmbio automático de oito marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, independente, multilink, com barra estabilizadora / 17 polegadas (liga leve) / 225/65 R17 (uso misto)

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS
Com discos nas quatro rodas, com assistência ABS

CAPACIDADES
Caçamba, 943 litros; tanque de combustível, 67 litros; capacidade de carga (passageiro e bagagem), 617 quilos; reboque, 499 quilos

PESO
1.744 quilos

DIMENSÕES
Comprimento, 5,07m; largura, 1,84m; altura, 1,73m; e distância entre-eixos, 3,07m; altura livre do solo, 21,8cm

ÂNGULOS
De entrada, 20,6 graus; de saída, 21,2 graus; de transposição de rampa, 18,1 graus

DESEMPENHO
Velocidade máxima, 175 km/h (limitada eletronicamente); aceleração até 100km/h, 7,2 segundos

CONSUMO (*)
Cidade, 8,8 km/l
Estrada 11,1 km/l

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