Lançamentos
| em 2 anos ago

Fiat Fastback 2023 começa em R$ 129.990 de olho em T-Cross, Tracker e Creta

Compartilhar

Andamos no Fiat Fastback Abarth Limited Edition 2023 equipado com motor 1.3 Turbo Flex. SUV é oferecido ainda nas versões Audace e Impetus 1.0 Turbo Flex

Até pouco tempo atrás, a Fiat não tinha nem um SUV. Agora a marca tem dois representantes entre os B-SUVs, o Pulse, apresentado em 2021 e o Fastback 2023 que acaba de ser lançado. Com duas opções de motorização, o SUV cupê chega para brigar com o VW T-Cross, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta. O preço inicial é de R$ 129.990.

Preços do Fiat Fastback 2023

Confira os valores do SUV cupê da marca italiana:

  • Audace T200 CVT – R$ 129.990
  • Impetus T200 CVT – R$ 139.990
  • Abarth Limited Edition – R$ 149.990

O Fiat Fastback 2023 é produzido em Betim e compartilha a mesma plataforma MLA como irmão Pulse.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Por enquanto o motor 1.3 Turbo Flex é exclusivo da versão Abarth Limited Edition

VEJA TAMBÉM:

Além da plataforma, o SUV cupê é idêntico ao Pulse até a coluna “B”, ambos têm as mesmas portas, capô e para-lamas. A diferença é que o Fastback tem novo para-choque e os faróis apesar de terem o mesmo formato tem novos elementos internos. Os faróis são iluminados por luzes Full LEDs. 

O para-choque do Fiat Fastback é o mesmo do Pulse Abarth com a grade mantendo o mesmo formato do Pulse, mas com elementos em formato de colmeia. O abrigo dos faróis auxiliares também é exclusivo. 

De lado, as diferenças começam nas portas traseiras que são as mesmas do Cronos. No entanto, a estampagem da lataria na coluna “C” deixa o Fiat Fastback com “ombros” mais largos e também mais altos. Para deixar o SUV com aspecto mais robusto, as caixas de roda com alargadores de para-lamas que podem não agradar a todos, o visual fica carregado.

As rodas da versão Audace são de liga de 17 polegadas e nas opções Impetus e Abarth Limited Edition elas são de 18″. Como acessório Mopar, todas as versões terão novas opções de rodas. 

A caída do teto na coluna “C” é bem acentuada dando porte cupê ao Fiat Fastback. A tampa traseira é integrada ao vidro traseiro. Já as lanternas também iluminadas por luzes Full LEDS são bem horizontais e finas, elas começam mais largas nas laterais do carro e invadem a tampa do porta-malas. 

A tampa do bagageiro abriga ainda a placa de identificação. Já o para-choque tem a parte inferior toda em preto e na parte central um simulador de extrator de ar que dá um visual bem interessante ao Fastback. 

Dimensões, porta-malas e espaço interno do Fastback

A boa abertura da tampa do porta-malas permite acomodar facilmente as bagagens. No entanto, a capacidade de carga no sistema VDA é de 516 litros e o volume bruto é de 600 litros (medição com água). Com os bancos rebatidos, a capacidade é de 1.087 litros. 

Os 516 litros de capacidade do porta-malas colocam o Fastback como melhor bagageiro entre os concorrentes diretos. 

Em relação ao tamanho, o Fiat Fastback tem 4,43 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 2,53 m de entre-eixos e 1,54 m de entre-eixos.

A altura mínima em relação ao solo é de 19,2 centímetros e o vão livre entre os eixos é de 21,8 centímetros. Os ângulos ficam em 20,4° de entrada e 24,3° de saída. 

Como é o interior do Fiat Fastback?

Por dentro, o Fiat Fastback tem o mesmo painel e forração de portas do irmão Pulse. O que muda, são as cores de acabamento e o console central mais elevado. O SUV cupê tem freio de estacionamento eletrônico e função Auto Hold. 

Os assentos dos bancos dianteiros apoiam bem as pernas do motorista e passageiro e o encosto do banco tem abas largas segurando bem as costas dos ocupantes. No posto de comando, o condutor tem todos os comandos ao alcance das mãos. O quadro de instrumentos é 100% digital de sete polegadas e central multimídia tem tela de 10,1”  nas versões Impetus e Abarth Limited Edition. 

Na versão de entrada Audace, o quadro de  instrumentos é analógico e central multimídia tem tela de 8,4”. 

Todas as versões tem sistema multimídia com espelhamento sem fio e carregador de celular por indução. Geralmente, quando o celular está em carregamento e espelhado na central, ele tende a ficar com temperatura mais elevada. Para resfriar o celular, a engenharia da Stellantis desenvolveu uma caixa de ar que direciona ventilação sobre o celular na temperatura de 22° fazendo seu resfriamento. 

Os acabamentos do painel estão bem montados e a tampa do porta-luvas está bem alinhada. As forrações de porta também estão com boa montagem.

Na versão de entrada Audace, os bancos são revestidos em tecido e na Impetus e na Abarth Limited Editon, o revestimento é em material sintético. Haverá ainda opção de couro natural Steel Grey com bordado que será opcional.  

Já no banco traseiro, a Fiat deixou o encosto do banco traseiro mais inclinado para aumentar o conforto e tentar aumentar o espaço para a cabeça dos ocupantes, que é prejudicada pela caída cupê do teto. O espaço para as pernas é bom para os ocupantes das extremidades. No entanto, o passageiro do meio se for adulto só em trajetos curtos.

Segurança

Em relação à segurança, o Fiat Fastback fica devendo os airbags de cortina que estão disponíveis entre seus principais concorrentes, ele vem equipado somente com os obrigatórios frontais e os laterais. No entanto, o SUV cupê tem tecnologias ADAS desde a versão de entrada. Assim, ele conta frenagem automática de emergência, assistente de mudança de faixa com intervenção no volante e comutador automático dos faróis. 

A lista de itens de série ainda inclui, os obrigatórios freios com assistência ABS e EBD, controles de tração e estabilidade. 

Itens de série do Fiat Fastback 2023

A versão de entrada Audace vem equipada com ADAS, faróis e lanternas Full LED, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, ar-condicionado automático e digital, rodas de liga leve 17″, central multimídia com tela de 8.4″ com pareamento sem fio, carregamento sem fio do celular, sensor e câmera de estacionamento traseiros, Paddle shifters (borboleta no volante), controle de estabilidade e tração e airbags frontais e laterais de tórax e cabeça.

Já a opção Impetus, topo de linha com motor 1.0 Turbo Flex vem com todos os equipamentos da Audace e agrega central Multimídia de 10.1“ com pareamento sem fio, painel de Instrumentos Full Digital, teto em pintura preta, roda esportiva com acabamento

diamantado de 18″, banco em couro e acabamento interno escurecido e sensor de estacionamento dianteiro.

Por fim, a topo de linha Abarth Limited Editio do Fiat Fastback 2023 vem com todos os itens da Impetus e acrescenta itens alusivos à versão no painel, para-lamas e tampa do porta-malas e o motor 1.3 Turbo Flex T270 e o câmbio automático de seis marchas.

Motores

As versões Audace e Impetus serão equipadas com o motor 1.0 Turbo 200 Flex com potência de 125 cv a 5.750 rpm e torque de 20,4 kgfm a 1.700 rpm quando abastecido com gasolina. Com etanol, a potência passa para 130 cv a 5.750 rpm. O torque é o mesmo: 20,4 kgfm a 1.700 rpm. O propulsor é ligado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas virtuais.

O Fiat Fastback Abarth Limited Edition tem motor 1.3 T270 do Fiat Fastback Imperius tem 180 cv de potência com gasolina e 185 cv com etanol, já o torque é de 27,5 kgfm. O propulsor será ligado somente ao câmbio automático de seis velocidades. Futuramente, assim como o Pulse, Fastback terá sua versão Abarth com o motor T270.

As três versões também são equipadas com o sistema TC+ que ajusta os parâmetros do controle de tração para otimizar a transferência do torque. Na prática, se numa situação a roda esquerda estiver patinando, ele direciona a força para a da direita para que o carro vença o obstáculo. 

Ambas também contam com o ABS off-road que reduz a distância de frenagem em condições de baixa aderência.

Andando

Neste primeiro contato com o Fiat Fastback 2023, andamos na versão Abarth Limited Edition. Como era de se esperar, o motor 1.3 Turbo Flex fornece desempenho de sobra para o SUV cupê. 

O bom torque máximo disponível abaixo das 2 mil rotações deixa o SUV bem arisco. Um simples toque no acelerador, o motor mostra todo o seu vigor. As ultrapassagens são realizadas sem sustos e as retomadas de velocidade foram realizadas a contento. 

Ao apertar a tecla Sport que na versão Abarth Limited Edition é identificada por um escorpião, as trocas de marchas são realizadas em rotações mais altas, esticando bem cada marcha, deixando Fastback 2023 ainda mais arisco. Até o ronco do motor muda, fazendo um convite ao condutor para que ele acelere mais e colocando à prova os 185 cavalos de potência do SUV. 

Apesar da suspensão mais firme, o Fiat Fastback tem rodar suave e o conjunto oferece bom conforto para os ocupantes, filtrando bem as imperfeições do solo.

Em nosso test-drive pegamos um trecho com estrada de terra, destaque para a boa vedação do SUV que não deixou nenhum vestígio de de poeira nos vãos de porta e no porta-malas. Mas a tampa do bagageiro fez uma sinfonia que não estava combinada com os ocupantes. 

Garantia

O Fiat Fastback 2023 conta com três anos de garantia sem limite de quilometragem. 

Cores

O SUV cupê da Fiat será oferecido nas cores Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Strato, Prata Bari, Cinza Silverstone e Vermelho Monte Carlo (esta última como opção exclusiva da versão Limited Edition Powered by Abarth).

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Fiat Fastback Abarth Limited Editon tem motor 1.3 Turbo Flex T270 e câmbio automático de seis marchas
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.