InícioCaminhõesVolvo caminhõesCaminhões vocacionais Volvo dobram participação em quatro anos

Caminhões vocacionais Volvo dobram participação em quatro anos

- publicidade -
- publicidade -

Em 2019, marca tinha 16,4% de market share, atualmente fabricante sueco tem 30,1% de participação entre os caminhões vocacionais

A Volvo celebra o crescimento de seu market share entre os caminhões vocacionais no mercado brasileiro. Em quatro quatro anos, a marca dobrou sua participação, passando dos 16,4% em 2019 para 30,1% em 2022. 

Em números atuais, a marca sueca tem um terço do mercado de caminhões para operações de mineração, construção, cana de açúcar e florestal. Isoladamente no segmento canavieiro a marca é líder absoluta, com 45% do total dos emplacamentos.

O Volvo FMX MAX terminou o ano de 2022 com 39,7% de participação de mercado entre os caminhões até 360 cv no segmento canavieiro. 

Levando em conta todos os segmentos como cana-de-açúcar, construção, mineração e florestal, a marca sueca também lidera no emplacamento de veículos vocacionais muito severos, com os modelos FMX e FH. 

Somente no acumulado de 2023, a Volvo está com 35,6% de market share, 12 pontos percentuais a mais que os 23,6% registrados ao final de 2022. “Estamos investindo muito na área vocacional. Nossa engenharia permanentemente desenvolve novos produtos e soluções para melhorar o desempenho dos caminhões voltados para aplicações mais severas”, diz William Junqueira, gerente de caminhões vocacionais da Volvo.

O executivo pondera que hoje a Volvo Caminhões tem uma gama ainda maior de veículos VM vocacionais. Mais novo membro dessa família, o VMX MAX 6×4 rígido tem PBT (Peso Bruto Total) de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor. O modelo vem com o motor de 360 cv e freio motor VEB de 300cv, um chassi duplo reforçado, suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas e suspensão traseira semielíptica de 26 toneladas, além do mesmo eixo com redução nos cubos do FMX.

Já no segmento florestal, entre os caminhões de até 360 cv, a linha VM da Volvo tem 48,1% de participação, o que representa quase metade dos emplacamentos no acumulado de 2023. Já em operações florestais severas, a Volvo conquistou um quarto do setor (24,3%), numa evolução de 12 pontos percentuais do final do ano até agora. Somadas as duas categorias (linhas F e VM), a marca atinge 30,7% do mercado dirigido para aplicações florestais de janeiro a abril. A Volvo teve uma expansão espetacular neste segmento, saindo de 8,4% em 2018 para quase um terço dos emplacamentos.

 A marca tem também uma ótima performance em mineração, totalizando 30,7% dos veículos emplacados no primeiro quadrimestre deste ano (linhas F e VM).

Você conhece do canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira nosso primeiro contato com a Ram 1500 Limited:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -