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Ônibus elétrico: Mercedes-Benz eO500U tem consumo de ⅓ em relação ao diesel

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Retorno do investimento no chassi elétrico da Mercedes-Benz leva 13 anos, custo do modelo é três vezes o valor do similar diesel

Por Marlos Ney Vidal (*)
De São Bernardo do Campo (SP)

A Mercedes-Benz já produz em São Bernardo do Campo (SP) seu chassi de ônibus elétrico eO500U. O modelo foi desenvolvido em parceria com as engenheiras alemãs e brasileiras. Um dos destaques do modelo é sua autonomia, que chega a 250 quilômetros em operações severas em dias muito quentes com o ônibus.

A marca já realizou a venda de 50 unidades, das quais 25 já foram entregues e o restante será entregue até o fim deste ano. A Metrópole Paulista comprou 40 unidades, a MobiBrasil oito ônibus e Sambaíba, dois. Todos receberam a carroceria Caio Millennium.

Os chassis de ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500U entrarão em operação na capital paulista no começo de 2024.

Promessa de compra

As três empresas que compraram as 50 primeiras unidades ainda indicam que comprarão mais modelos elétricos. A Metrópole Paulista pretende comprar mais 180 unidades, a Sambaíba quer levar mais 300 e a MobiBrasil planeja a compra de 68 unidades. 

Consumo

O consumo do chassi elétrico chega a um terço do similar a diesel. A marca exemplificou que se o operador gasta R$ 12 mil por mês com o abastecimento de um modelo a diesel, ele gastará R$ 4 mil com a recarga do eO500U.

No entanto, o custo de aquisição é três vezes maior que a versão similar movida a diesel. O operador só terá retorno do investimento após treze anos.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a vida útil da bateria, com garantia de oito anos, ela pode ter vida útil em média de dez anos. Mas são necessários cuidados para que ela dure uma década. A recarga, por exemplo, não pode ser feita em carregadores com potência de 150 kW. 

Produção

A linha de produção de chassi de ônibus Mercedes-Benz é em “Y”, de um lado entram os chassis com motor dianteiro que são parafusados e do outro entram os chassis com motor traseiro que são soldados. O eO500U tem chassi soldado e entra na mesma linha do modelo diesel com motor traseiro. 

A montagem segue basicamente os passos dos similares diesel, mas o elétrico recebe seu motor antes, já que ele é acoplado aos cubos de roda do eixo traseiro. Após sair da linha eles vão para um local chamado de pedágio onde recebem seus chicotes elétricos. Até essa etapa, ele ainda está na mesma linha dos demais. Daí em diante eles tomam caminhos distintos, onde os diesel vão receber seus motores e o elétrico vai para outra área receber seu pack de baterias e demais itens eletrônicos instalados na traseira do chassi. 

Para fabricar o ônibus elétrico no Brasil, a Mercedes-Benz conta com mais de 40 fornecedores locais. Isso garante a nacionalização exigida pelo BNDES para receber financiamentos via Finame. 

O chassi de ônibus elétrico Mercedes-Benz eO500U é um modelo Padron 4×2 de piso baixo que pode receber carroceria de até 13,2 metros. 

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