Em 1956, saíram da linha de montagem de São Bernardo do Campo (SP) primeiros caminhões e ônibus brasileiros

A Mercedes-Benz inicia a celebração dos 65 anos de produção brasileira do primeiro caminhão (L 312, o “torpedo”) e o primeiro ônibus (chassi LP 312) montados, em 1956, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

Perto de completar os 65 anos de produção, a Mercedes-Benz é hoje a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. Atualmente, a fábrica de São Bernardo do Campo produz o Novo Actros que é o primeiro produto da MB na era 4.0. É o caminhão mais eficiente do mercado brasileiro.

A fábrica de São Bernardo do Campo (SP) entrou em atividade em 28 de setembro de 1956 e desde então a Mercedes-Benz é referência na produção e na liderança de vendas e de serviços no segmento de veículos comerciais no País e para exportações, como também no desenvolvimento tecnológico e na geração de soluções para as demandas do transporte de cargas e de passageiros.  

Hoje a cada dez caminhões vendidos no mercado brasileiro, quatro são da marca alemã, já entre os ônibus a cada dez comercializados seis são MB.

Inovações

A Mercedes-Benz foi o primeiro fabricante de modelos comerciais no conceito 4.0 no Brasil. Em 2018, inaugurou a Linha de Caminhões 4.0 na planta de São Bernardo do Campo, seguida, em 2019, pela Linha de Cabinas e, em 2020, pela Linha de chassis de Ônibus. Em 2021, será a vez da Linha de Agregados 4.0 (motores, câmbios e eixos).

Os conceitos da Indústria 4.0 revolucionaram os processos de produção de caminhões e ônibus na Mercedes-Benz. Tecnologia digital, conectividade, dados na nuvem, Big Data e Internet das Coisas já estão presentes no dia a dia da Empresa, juntamente com tecnologias como óculos de realidade aumentada, robô colaborativo e exoesqueleto. O uso de recursos inovadores aprimora as condições de trabalho para os colaboradores e aumenta a eficiência para atendimento aos clientes.

A MB diz que a nova fábrica 4.0 traz ganhos de eficiência em produção e logística, graças a exemplos como a redução de armazéns de peças, aumento do percentual de entrega de peças diretas na linha e redução do tempo de armazenamento de componentes. Tudo isso se traduz em maior agilidade, eficiência e produtividade, com muitos outros ganhos a serem somados com a evolução constante dessa revolução industrial.

Os próprios colaboradores tiveram participação decisiva na concepção do ambiente de trabalho das novas linhas de montagem de caminhões, cabinas e chassis de ônibus, o que resultou em melhor ergonomia e segurança, com reflexos muito positivos em produtividade.

Os avanços da Indústria 4.0 também seguiu para outras áreas como o CDT (Centro de Desenvolvimento Tecnológico), em São Bernardo do Campo. Em Iracemápolis (SP), a Indústria 4.0 também envolveu o Campo de Provas de caminhões e ônibus e o futuro Centro de Testes, em parceria com a Bosch, para testes em todos os tipos de veículos. Em Juiz de Fora (MG) a transformação tecnológica também chegou à produção de cabinas de caminhões; e, em Campinas (SP), nas áreas de Serviços e na Central de Relacionamento com Clientes.

Aportes

Sempre investindo no mercado brasileiro, a MB tem em andamento um programa de investimento de R$ 2,4 bilhões para o período 2018 a 2022. Esse montante engloba a expansão da Indústria 4.0, desenvolvimento e produção dos caminhões extrapesados Novo Actros e desenvolvimento de novos produtos – caminhões e chassis de ônibus – e serviços de conectividade.

Histórico

Confira os números de vendas da Mercedes-Benz em seus quase 65 anos de atuação no Brasil:

  • 1.845.541 Veículos Comerciais
  • 1.342.274 Caminhões
  • 503.267 Ônibus

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