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| em 7 meses ago

Mercedes-Benz apresenta eActros 600 elétrico

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Caminhão pesado a bateria da Mercedes-Benz pode alcançar mais de 1.000km por dia com recargas intermediárias durante pausas dos motoristas

Mercedes-Benz revelou nesta semana o eActros 600, seu primeiro caminhão pesado elétrico a bateria para longas distâncias, em estreia mundial em evento realizado em Hamburgo, na Alemanha. O veículo apresenta carga útil de aproximadamente 22 toneladas com semirreboque padrão e o início das vendas acontece já este ano, com produção em série prevista para começar no final de 2024.

Ao todo, o caminhão tem mais de 600 kWh de capacidade, por isso o nome levando o número. São três baterias, cada uma com 207 kWh. Há ainda um novo eixo motriz elétrico que, em conjunto a fonte de energia, permite que modelo atinja uma autonomia de 500km sem recarga intermediária. Segundo a montadora, atualmente, cerca de 60% das viagens de longas distâncias de seus clientes na Europa são inferiores a 500 quilômetros, o que significa que a infraestrutura de carga e recarga das baterias no transportador e nos pontos de entrega é suficiente para a novidade.

Além da carga CCS de até 400 kW, o eActros 600 também permitirá cargas de Megawatts (MCS). Quando a tecnologia MCS estiver disponível e for padronizada entre os fabricantes, ela será adaptada às versões do eActros 600, mas os clientes já podem solicitar uma pré-instalação desta tecnologia. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em uma estação adequada com potência de um Megawatt.

O caminhão é projetado para um Peso Bruto Total combinado de até 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, o eActros 600 tem carga útil de aproximadamente 22 toneladas, mas, em alguns casos, legislações nacionais podem permitir uma carga útil ainda mais elevada.

Segundo a Mercedes-Benz, o modelo ganhou um novo eixo elétrico de 800 Volts com dois motores elétricos e uma transmissão de quatro velocidades especificamente para uso no transporte pesado de longas distâncias. Os motores elétricos geram uma potência contínua de 400 kW e uma potência máxima de 600 kW, o que garante uma aceleração potente e elevados níveis de conforto e dinâmica de condução.

A energia elétrica também pode ser recuperada, realimentando as baterias. A recuperação coloca menos pressão nos freios do caminhão, gerando um efeito positivo. Dependendo da situação, o motorista pode escolher entre cinco níveis de recuperação diferentes. A condução com um pedal também pode ser opcionalmente ativada via touchscreen no painel digital – ou seja, desaceleração por meio de recuperação, com acionamento reduzido do freio mecânico.

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Além de piloto automático e controle de transmissão preditivo de condução, o eActros 600 possui um total de seis sensores instalados – quatro radares de curto alcance e um de longo alcance, além de uma câmera multifuncional no para-brisa – cobrem um ângulo de 270 graus ao redor do veículo. O ângulo de visão ampliado aumenta ainda mais a eficiência dos sistemas de segurança – como por exemplo, o ABA 6 (Assistente Ativo de Frenagem), o Frontguard Assist, o Active Sideguard Assist 2 (Assistente de Ponto Cego) e o Active Drive Assist 3 (ADA 3). Graças ao processamento de dados aprimorado e à ligação em rede de todos os sensores, o motorista ganha tempo para reagir o mais rápido possível às condições de tráfego sempre que necessário e também para evitar acidentes ou mitigar suas consequências.

A Mercedes-Benz afirmou que o eActros 600 se destaca pelo silencio na estrada, proporcionando benefícios para o motorista e o meio ambiente. Mas, para garantir que pedestres ou ciclistas possam notar o caminhão elétrico em seu entorno, ele é equipado com um Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS) externo. Dependendo das condições de condução, os sons são reproduzidos para a frente ou para trás, variando de acordo com a velocidade do veículo e a posição do pedal do acelerador, assegurando que uma boa percepção acústica seja possível no trânsito urbano. 

Junio Paiva

Junio Paiva é estudante do oitavo período de jornalismo na PUC Minas. Além do Portal Autos Segredos, ele atua como estagiário na CDM - Cooperação Para o Desenvolvimento e Morada Humana. Paiva também já estagiou na Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S. A. e Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.