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FPT mostrou na Fenatran 2022 o motor conceito XC13

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Motor FPT XC13 foi criado a partir do conceito Cursor X. Ele tem versões que vão do diesel ao gás natural – incluindo o biometano – hidrogênio e combustíveis renováveis 

A FPT Industrial revelou na Fenatran 2022 que foi encerrada no dia 11 de novembro, o motor conceito XC13. O novo propulsor partiu do também conceito Cursor X apresentado na edição de 2019 da feira de transportes. 

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De acordo com o fabricante de motores, o FPT XC13 tem design exclusivo com o X vermelho brilhante impresso em seu cabeçote. De acordo com a marca, o XC13 é a evolução do FPT Cursor 13 atual e o primeiro motor de plataforma multicombustível da FPT Industrial. Do diesel ao gás natural – incluindo o biometano – hidrogênio e combustíveis renováveis, foi concebido de forma revolucionária, em várias versões, para oferecer máxima padronização de componentes e fácil integração no veículo final.

Na versão movida a diesel, o motor FPT XC13 tem até 600 hp de potência e até 2.850 Nm e torque, o que resulta em +5% de potência e +14% de torque em comparação com o atual FPT Cursor 13 no padrão de emissões Euro VI Step E (Europa). 

Já a versão movida a metano tem até 520 hp e 2.500 Nm, resultando em +13% de potência e +25% de torque em comparação com o FPT Cursor 13 Natural Gas. A redução das emissões de CO2 é de 9% para a unidade a diesel e 10% para o modelo a metano, mas este último pode alcançar net zero de CO2.

A potência de frenagem também alcança o melhor desempenho da categoria, com aumento +29% na versão a diesel (até 710 hp @ 2300 rpm) e impressionantes +300% na versão a metano (até 330 hp @ 2300 rpm). Ambas as versões também são significativamente mais leves: -10% (100 kg) no diesel e (80 kg) no modelo movido a metano. Esta redução de peso é alcançada graças a utilização de novas ligas de ferro fundido vermicular para o cabeçote e bloco do cilindro, resultando em maior eficiência e redução de peso.

A sustentabilidade econômica e ambiental é melhorada pelo aumento da eficiência de combustão, graças a um novo sistema de injeção de combustível e maior pressão de injeção no cilindro, atrito reduzido, e novo turbo de duplo fluxo – um conceito único para a versão a diesel –, gerenciamento inteligente de periféricos e sistemas auxiliares do motor, e também pelo software da FPT Industrial, comando para combustão integrada e controle ATS.

Em síntese, este motor revolucionário e ultra versátil tem tudo o que é preciso para ser uma referência nas aplicações do transporte sustentável.

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